terça-feira, 23 de março de 2010

Alimentos geneticamente modificados na Europa

Após 12 anos de resistência, e sem o anterior comissário Stavros Dimas, grande opositor aos OGM, a Comissão Europeia presidida por Durão Barroso aprovou o cultivo de alimentos geneticamente modificados na Europa - a batata GM da BASF. O arroz GM da Bayer está na calha, e o milho GM da Monsanto já estava a ser cultivado na Europa, tendo sido recentemente proibido o seu cultivo na Alemanha.

Será que nós não temos voz nesta história? Eu acho que devemos ter. Por isso, traduzi, na medida das minhas possibilidades, a petição da AVAAZ para a suspensão da introdução do cultivo de organismos geneticamente modificados (transgénicos) na Europa, enquanto não há informação e estudos fidedignos sobre o assunto. Aqui vai:

"Alimentos geneticamente modificados: queremos informação e não cultivo!

A Comissão Europeia acaba de aprovar o cultivo de alimentos geneticamente modificados, pela primeira vez em 12 anos, colocando os lucros dos produtores de transgénicos acima das preocupações da população - 60% dos europeus consideram que necessitamos de mais informação antes de se produzir alimentos que podem ameaçar a nossa saúde e meio ambiente.

Esta iniciativa permite aos cidadãos da União Europeia uma oportunidade única para oficializar o seu pedido à Comissão Europeia. Vamos juntar um milhão de vozes para a proibição de alimentos geneticamente modificados até que as pesquisas sejam feitas. Assine a petição da Avaaz e divulgue. Não se esqueça de incluir o endereço para que a sua assinatura seja contada nesta iniciativa dos cidadãos.

Para o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso:

  • Solicitamos que suspenda a introdução de culturas de alimentos geneticamente modificados (GM) na Europa, e que crie um organismo independente, ético e com um corpo científico para investigação do impacto das culturas GM, e que determine a sua regulamentação."

Assine esta petição no site da AVAAZ e ajude a chegar a 1 milhão de assinaturas.

11 comentários:

  1. Estava quase a mandar-lhe um mail para avisá-la sobre esta matéria. Se se quiser "rir" um "bocadito" veja aqui pág. 23 e 24 as conversas da treta...
    Já a tinha assinado, e se encontrar outras também assino!

    ResponderEliminar
  2. Olá Voz a 0 db

    É mesmo conversa "da treta", mas a parte da "pressa" não o ... parece!
    Já assinou a petição contra o arroz transgénico, da Greenpeace (http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2010/03/arroz-geneticamente-modificado-nao-nao.html)?

    ResponderEliminar
  3. Já... fica aqui outra petição contra OGM da GP.fr

    ResponderEliminar
  4. Oi, tudo bem?
    Meu nome é Jadi, sou assessora de imprensa da ECO Business. Posto no blog sobre sustentabilidade praticamente todos os dias, se quiser conferir assuntos do gênero segue o blog: blogecobusiness.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Viva Manuela,

    Gostaria de ter comentado outros textos anteriores mas nem sempre a disponibilidade o permite, no entanto e ainda que não venha ao caso, permita que lhe tire o chapéu pelo empenho na campanha "Limpar Portugal" que resultou em grande e que só as pequenas almas serão incapazes de ver a importância que têm iniciativas do género. Muito haveria a dizer sobre isso, mas por agora é quanto basta.

    Sobre este assunto devo confessar a minha completa ignorância pelo que não posso ter qualquer opinião. No entanto, enquanto cidadão atento, gostaria de saber mais e por isso apelo à sua bondade para nos esclarecer a(s) razão(ões) pela(s) qual(ais) há tanta relutância a respeito do cultivo dessas plantas a ponto de o mesmo ser proibido em alguns casos. Honestamente, creio que seria interessante algum esclarecimento nesse sentido. Para além disso, também importaria compreender os riscos para a saúde pública que eventualmente possam derivar do consumo de tais produtos. Seria outro ponto que melhor apetrecharia as pessoas simples, como eu, para melhor decidirem uma atitude a respeito do problema e, em conformidade, por exemplo, a melhor formularem um sentido de voto -a tal arma que temos na mão- em futuras ocasiões.

    Desde já me penitencio se lhe estiver a pedir uma coisa que a senhora já tenha feito, mas aí pura e simplesmente me remeterá para essas páginas.

    Um resto de uma boa semana de trabalho para si, cheia de paz e com muita saúde

    Rudolfo Wolf

    ResponderEliminar
  6. Olá Rudolfo
    Muito obrigada pela visita, pelo comentário e pelas suas palavras em relação à iniciativa Limpar Portugal, que foi, de facto, uma demonstração impressionante da capacidade de organização dos cidadãos portugueses anónimos. E o orgulho com que ficaram as pessoas que participaram, é também notável!
    Quanto aos OGM´s e transgénicos, o maior problema é que são cultivados e comercializados sem estudos suficientes que comprovem a sua inocuidade para a saúde. Já o mesmo não se poderá dizer dos efeitos no ambiente, pois as implicações na redução da biodioversidade são graves.
    Agora estou com pouco tempo, mas posso referir o "post": http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2010/01/contra-os-ogms.html, que encaminha para o site da Plataforma Transgénicos Fora, onde há bastante informação sobre o tema.
    Obrigada e até logo

    ResponderEliminar
  7. O Tratado de Lisboa não serve para mais nada, senão para fazer a vontade aos líderes, esses monstros que para os outrs impõem OGM, mas para eles é tudo biológico e de 1ª qualidade.

    ResponderEliminar
  8. Querida Amiga Manuela,
    Já assinei a petição. É urgente fazer chegá-la a quem de direito para que não tenha efeito esta decisão de autorização de produtos alimentares genéticamente modificados. Estas decisões e outras do mesmo tipo têm trazido graves problemas de saúde às pessoas e grandes lucros a quem os fabrica! É a ganância do dinheiro a imperar...
    Um beijinho muito amigo e solidário.

    ResponderEliminar
  9. Olá Manuela!

    Não é com grande surpresa, mas sim com tristeza, revolta e apreensão,que vemos a Comissão Europeia a ceder - ou pactuar - a toda à pressa, aos interesses das grandes empresas,e muito menos que isso tenha acontecido no "reinado" do Durão barroso. Dele não seria de esperar coisa diferente, digo eu.
    É escandaloso, e revoltante, que alguém tenha o descaramento de querer registar uma patente daquilo que a natureza criou há já tantos anos!

    Naquilo que nos é dado poder fazer, devemos pô-lo em prática,e eu assinei com muito gosto e convicção a petição aqui disponível, esperando que a atitude irresposável possa ainda ser abortada.

    Uma abraço, "and keep up the good work"
    Vitor

    ResponderEliminar
  10. Olá, boa tarde

    Quanto aos efeitos na saúde, esqueci-me de que, para além dos riscos por não haver estudos suficientes, as multinacionais produzem os pesticidas e herbicidas a que os respectivos alimentos GM são resistentes. Depois, é só usar à vontade, que o cereal ou fruta, "aguenta". Não sei é se a nossa saúde e sobretudo as das novas gerações aguentam (http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2010/02/como-sera-saude-das-nossas-criancas_17.html).
    É imperdoável colocar os interesses das grandes multinacionais à frente dos interesses das pessoas.
    E, caro Vítor, não é patentear o que existe na natureza, é patentear o que alteram na natureza, com todos os prejuízos para os outros e lucro para os próprios.
    Isto é muito grave e está a ser feito nas nossas costas! Deviam era apostar na agricultura biológica!
    Somos muitos, e cada vez mais, mas não é para "matar" a fome do mundo que os transgénicos existem: como vemos, é antes para enriquecer os "produtores".

    Um abraço e obrigada por participarem

    ResponderEliminar
  11. Vítor Chuva

    Estive a reler estes comentários, e vi que o Vítor falava de as grandes corporações patentearem a natureza. Como eu estava a falar de transgénicos, acho que não lhe respondi adequadamente, pois transgénicos não são bem a natureza.

    Mas o facto é que o Vítor está cheio de razão. A Monsanto é uma coisa horrorosa: agora até porcos quer patentear. Que falta de ética (http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2010/02/falta-de-etica-compensara-ate-quando.html), não sei como lhes dão os abusos!

    Um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.