domingo, 10 de janeiro de 2010

Vamos acabar com as lixeiras - LIMPAR PORTUGAL

O Projecto Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010, sem recurso à movimentação de dinheiro.
Baseia-se na boa vontade e trabalho dos voluntários, e nas parecerias com empresas e instituições que colaborem através da cedência de meios (humanos e/ou materiais) dando assim o seu apoio ao movimento.
Existe uma rede onde os voluntário se registam, integrando de seguida um dos grupos locais constituídos.
Neste momento, já se ouve falar bastante na iniciativa na comunicação social, e a rede já integra mais de 21 mil voluntários.
No entanto, o trabalho a desenvolver não se restringe ao dia 20 de Março (dia L). Previamente, é necessário divulgar e fazer crescer o número de voluntários, é necessário arranjar parcerias para que existam os meios necessário á remoção do lixo, e é preciso localizar e registar as lixeiras existentes. A acção de limpeza tem de ser coordenada, pois antes do dia L tem de se saber onde se vai limpar, o quê e como. Para este trabalho prévio, também é necessária a ajuda de voluntários, não tantos como para o dia da limpeza, mas seguramente mais do que as que têm estado a colaborar.

Ontem de manhã, o grupo VNF-Famalicão, em que estou registada, foi para "campo" localizar lixeiras para depois as registar. O "trabalho" consiste em anotar as coordenadas GPS (ou localizar no mapa) tirar fotos, e anotar a dimensão da lixeira e o tipo de lixo que aí se encontra. O slide abaixo apresenta fotos de algumas das lixeiras que o sub-grupo em que me integrei detectou. Resíduos de construção e demolição, inertes, isolamentos, pavimentos, persianas, tubos..., móveis, electrodomésticos, plásticos, garrafas de vidro, roupa, restos de fios ainda nos rolos (de fiação ou tecelagem), etc., etc.. O que quase não encontramos foram resíduos metálicos (esses valem dinheiro...)


Há coisas que não entendo mesmo.
  • No nosso concelho está localizada uma empresa, a Valor-Rib, que aceita (pagando-se, claro...) resíduos inertes para aterro, resíduos de construção e demolição e outros resíduos não perigosos.
  • No nosso concelho existem muitos ecopontos distribuídos de acordo com a densidade populacional, e existe um Ecocentro municipal onde se aceitam (sem pagar) quase todo o tipo de resíduos, e seguramente todos aqueles que vimos espalhados pelas lixeiras: grandes volumes (monstros), electrodomésticos, plásticos, vidros, papeis, roupa, madeira, e até óleos usados.
  • No caso da recolha de "monstros", até vão buscá-los a casa das pessoas se previamente telefonarem e marcarem uma hora.
  • Já vi muitas vezes nos jornais locais páginas inteiras de publicidade do município ao Ecocentro informando os tipos de lixo que ali aceitam.
Mas o mais estranho de tudo é que muitas das lixeiras que vi estão a menos de 3 km do Ecocentro! Tiveram de levar o lixo num veículo, porque não o levaram ao sitio certo, logo ali ao lado?

O que falta para acabar com este maldito costume de levar o lixo ali a uma qualquer floresta, num local acessível mas pouco frequentado?

Espero sinceramente que esta iniciativa de Limpar Portugal, para além de limpar a floresta no dia 20 de Março, ajude a limpar e educar muitas mentalidades para que deixem de atirar o seu lixo para qualquer sítio!

7 comentários:

  1. Querida amiga,

    Foi óptimo ter lido este fantástico texto.
    Nós por aqui estamos ainda um bocadinho mais atrasados. Mas vamos lá à velocidade de cruzeiro, ou eu não me chame Fernanda.
    Já temos algumas lixeiras localizadas mas a partir de amanhã, após a reunião com o Presidente da Junta e dos Presidentes das 15 freguesias, mais algumas entidades, avançaremos para o terreno com maior dinâmica. assim o tempo nos permita trabalhar.

    O mais incrível e o que a amiga refere, doí mesmo, a falta de civismo e de consciência ecológica.
    Isso tira-me do sério.
    Já pensamos em após a limpeza manter uma equipe de vigilância permanente, sobretudo nas zonas onde todas as semanas há o mesmo tipo de lixo.
    Em princípio essa tarefa será feita pela GNR e ou Grupos de Escuteiros.
    Compete-nos a nós também passar a fiscalizar, tirar fotos, apontar o dedo aos prevaricadores.

    Segunda feira às 17;30 aqui a sua amiga mais o amigo Prof Egas, os coordenadores do Núcleo de Cerveira, estarão na maior acção de divulgação com a ajuda da Câmara Municipal e do seu Presidente.
    Depois informo-a.

    Boa sorte!
    Vamos limpar Portugal!

    Temos um selo novo que a amiga Mariazinha do Blogue na Casa da Mariquinhas criou para todos os Bloggers interessados.

    Hoje ainda temos festa no Sempre Jovens, no Rau, na Tulha, e nos Blogues do João, com o aniversário do amigo João Soares.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este nosso povo, é que é asseado!!! Vou-te contar!!! Só visto!...
    Isto é o espelho do nosso País!... Bem diz o Henrique Raposo:

    TSF, Expresso e Visão
    «Portugal é um país de odiadores. O ódio é a moeda de troca do nosso comércio emotivo. (...) A nossa alma colectiva, essa empoeirada cave metafísica, vive do ódio e para o ódio. E não estou a falar de um ódio contra os 'estrangeiros'. Não. Este ódio vai de português para português. (...) Portugal é um pretexto para o ódio que, não sei porquê, habita no peito dos portugueses. Vivemos consumidos por este ódio selectivo que apenas selecciona como alvo outros portugueses» -

    Que se lhe há-de fazer?! Depois desta visão e destas fotos, vou-te contar!
    Vamos lá limpar a porcaria dos outros! Que remédio!

    ResponderEliminar
  3. Olá amigas Fernanda e Fada

    Ainda há mesmo uma grande falta de civismo, mas parece-me que são já uma minoria os que se marimbam completamente para o ambiente. Acho que são muitas vezes os mesmos a fazer estas lixeiras por aí. E nota-se muitos dos casos são de empresas, fica-lhes mais "em conta" fazer este espectáculo, do que levar para os locais próprios.

    Esperemos que a mentalidade vá mudando e a fiscalização aumentando. É bem preciso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Também não consigo entender a facilidade,a falta de cuidados da maioria das pessoas,com o mundo,com o Planeta......Porém,a luta é esta.....Eu aqui no Brasil,tbm participo destes eventos de limpeza!!!!Pena que o povo só limpa naquele dia!naquela hora!naquele evento!bjcas e Feliz 2010.....mais consciente!mais sustentável!mais preservado!!!!

    ResponderEliminar
  5. O dia 20 de Março está aí à porta. Estes dias vão tentar pedir nos cafés por aqui perto, para afixarem sobre a actividade para este dia. No meu já há muito tempo que tenho afixado no prédio dentro e fora para sensibilização de quem queira ajudar a organização Limpar Portugal. Vamos ver.
    Por minha parte lá se vai o tinteiro da impressora.

    ResponderEliminar
  6. Olá Fernando
    Também tenho uns cartazes para distribuir na mala do carro que os colegas de Barcelos arranjaram numa parceria e deram também a Famalicão.
    É bem preciso ajuda nesta parte.
    O Município de Famalicão leva hoje a reunião de Câmara o protocolo de parceria com o Limpar Portugal, em que se compromete a colaborar sobretudo arranjar destino final para o lixo removido (e não só).

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga Manuela. Ontem penso eu, recebi um email do nosso amigo Carlos Evaristo, aflito porque se encontra um pouco só a fazer de tudo ou quase, a promover uma reunião na 6ª-feira à noite no Hotel Meliá-Gaia.
    Pelos vistos os doutores, engenheiros e outros não têm tempo ou não estão para se chatear (sem ofensa) claro.
    Eu não tenho estudos ao nível superior, só fui até ao 9 ano mas, isto está cá a remoer por vê-lo só.
    Vou ver se posso aparecer, visto que nesse dia tenho que ir ver os meus netos por ausência do meu filho. Mas se não poder, escrevo-lhe a oferecer-me depois para o ajudar no que poder e souber.
    Como conheço muitos escuteiros, um da junta freguesia e um vereador da cultura, o Mário Dorminsky, talvez dê para ajudar o nosso grupo, embora saiba que está à porta assinatura de com a vereadora do ambiente da Câmara e com a Suma, mas não sei mais nada.

    Era só isto.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.