sábado, 16 de janeiro de 2010

Torturadores de animais

Já falámos aqui nas deploráveis condições em que vivem e são tratados a maioria dos animais para "consumo" nas instalações pecuárias de produção em massa. Tirando algumas quintas de criação natural ao ar livre, a maioria da carne e outros produtos de origem animal consumida nos países ditos civilizados, é assim produzida - É cruel que se trate assim os animais, sem espaço para se mexerem, injectados com substâncias químicas para crescimento rápido, tratados e transportados como objectos, sem dignidade nenhuma.
Maltratam-se animais de criação, maltratam-se animais para experimentação em laboratórios, maltratam-se e chacinam-se animais por diversão, por tradição! Não compreendo como se aceita isto de ânimo leve, como se fosse um dado adquirido a que não podemos fugir. Não é!

A crueldade humana não tem limites. Praticam-se por esse mundo fora actos abomináveis para com os animais. Mas a China é a verdadeira campeã da tortura animal. Na China esfolam animais vivos para a produção de vestuário de peles! Na China torturam animais porque assim a sua carne fica mais saborosa! Na China alimentam tigres do jardim zoológico com vitelos e outros animais vivos! Na China aprisionam e maltratam ursos para lhe extraír a bilís em vida para produção de cosméticos e medicamentos. Na China fritam peixes vivos deixando a cabeça de fora para servir no restaurante ainda a mexer. Na China maltratam cães e gatos para comercializar as suas peles. E continua... Fazer uma pesquisa na Internet sobre a tortura de animais na China é uma experiência dolorosa!

O vídeo que incorporei abaixo foi filmado com câmara oculta numa quinta de produção de "peles", na China, e é o mote da organização PETA (People for the Ethical Treatment of Animals ) para uma petição contra o uso de peles. É um dos exemplos de tortura - animais esfolados vivos . Aviso que as imagens são chocantes!


Pledge to go fur-free at PETA.org.

29 comentários:

  1. Manuela Araújo, obrigado.
    Eu sabia que a minha amiga lhe daria o destino conveniente e com a sabedoria certa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel Coelho
    Eu é que agradeço ter-me enviado o e-mail com a petição da PETA contra o uso de peles, pois, como lhe disse, já há muito que estava para fazer um "post" sobre a crueldade para com o animais, mas nem sabia por que ponta lhe havia de pegar! Assim, a petição foi a ponta inicial que me ajudou a "pegar" no assunto, embora só a mencione no final.
    Obrigada e um abraço.

    ResponderEliminar
  3. OLÁ MANUELA,
    TAMBÉM JÁ ESCREVI SOBRE ESTE TEMA, É DE FACTO UMA REALIDADE HORROROSA, QUE EU NEM CONSIGO VER.
    A DINAMARCA TAMBÉM É UM PAÍS CRUEL NA MATANÇA DOS GOLFINHOS. LI QUE FAZEM ISSO PRESENTEMENTE POR TRADIÇÃO E QUE VÃO AS FAMÍLIAS COM AS SUAS CRIANÇAS GOZAR ESSE ESPECTÁCULO. COMO PODE????
    BJS,
    MANUELA

    ResponderEliminar
  4. Deixo aqui o link para dois blogues que têm muita informação sobre este tema (e não só):
    O TEMPO CHEGOU...
    e
    CROFT ATIVISMO

    ResponderEliminar
  5. Amiga Manuela,

    Fico doente com estas imagens e saber que isto se passa efectivamente.
    É desumano, tão inacreditavelmente chocante, de mentes e costumes tão doentios que não consigo conceber que isto se passe na nossa era.

    Assino todas as petições que forem precisas e divulgarei o mais possível.
    Pouco mais podemos fazer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Manuela
    Não dá para compreender mesmo. Esse caso da chacina na Dinamarca é o que está no link onde diz "tradição". Cada link que está no texto é um dos casos lamentáveis de maus tratos e tortura dos animais. A pesquisa foi violenta, e confesso que alguns dos vídeos só vi um bocadinho, não deu para aguentar até ao fim!
    A crueldade está espalhada por todos os países, está generalizada no que concerne ao tratamento dos animais na pecuária e na pesquisa farmacêutica, em tradições inaceitáveis, mas estas "torturas chinesas" são o culminar da crueldade! A China foi o exemplo por ser o pior, mas há mais países com práticas obscenas. Lembro-me daquela prática de comer miolos de macaco vivo e amordaçado. Um horror!
    Se pode, Manuela? Infelizmente parece que pode, mas não devia poder, devia dar cadeia!
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Amiga Fernanda
    É de ficar doente mesmo, é inacreditável que coisas destas se continuem a passar, e isto é só a ponta do icebergue...
    Eu sei que a Fernanda se empenha e que ajudará a passar a mensagem. Para que haja reacção é preciso informação, é preciso alertar as consciências dos que as têm, pois quem pratica a tortura aos animais com certeza não a terá!
    Obrigada e um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Nela... sem palavras...
    Um apelo fora de série, para mostrar aos Homens de Bem como podem ser Horríveis, Diabólicos e Horrendos os homens do Mal e todos aqueles que com eles compactuam! nem que seja no acto de compra, numa pretensa e atrevida ignorância!
    Se eu podia viver sem ódio? Podia!... se não visse com os meus próprios olhos e vivências, do que é capaz uma "grande quantidade" de humanos.
    Assassinos anónimos, assassinados nas piores condições, sem que ninguém os proteja! Vidas e vivências horríveis de tortura.
    Nestes momentos sinto um ódio dirigido à "espécie" em geral e não gosto de provar esse veneno! Não há alvo e mesmo que houvesse... turva-se-me a mente.
    Basta até dar uma volta pela vizinhança.
    Parabéns a VOZ 0 db de "O Tempo Chegou" e à Lara do Kroftactivismo, pela divulgação de tais crueldades e atrocidades.
    Haja Humildade, haja Dignidade! Até na MORTE! É do que o MUNDO precisa.
    Obrigada Nela e um beijinho grande minha QUERIDA irmã.

    P.s. Quanto aos "campeões"; lembras-te quando era miúda e dizia que os "amarelos" iam ser os maiores ditadores no mundo? que iriam dominar? Que tinha pesadelos com isso? lembras-te, quando dizia que os soviéticos não me atemorizavam tanto? Começam a sair os resultados... escarrapachados!

    ResponderEliminar
  9. Lena, minha Fada irmã

    É muito revoltante tudo isto, a nossa espécie é capaz do pior, mas lembra-te que também é capaz do melhor, tu sabes que há exemplos!
    E a China não é o único país com estes comportamentos cruéis, há muitos mais, infelizmente. Não os enumero porque não os sei todos nem tenho de memória alguns sequer, mas aquele caso que falei à Manuela Freitas dos macacos julgo que se passa na Indonésia e não só, os casos são inumeráveis.
    Não podemos generalizar e deixar-nos toldar por sentimentos que nos poderiam levar ao racismo, o que temos de fazer é alertar e gritar contra estas práticas, para que se saiba, para que se deixe de comprar peles, para que as organizações internacionais tenham influência e "obriguem" a China a parar, nem que seja por não ter compradores. 50% das peles desses animais que vês no filme, nem sei o nome do bichinho em português, são comprados nos EUA, e não me admira que uma boa parte venha para a Europa.
    Mas as pessoas com consciência só deixarão de comprar se souberem. E nisso a PETA e outras organizações de protecção dos animais têm feito campanhas de choque para alertar para os métodos.
    E até acho que, pessoas que saibam os métodos usados e ainda assim comprem as peles são mais culpadas ainda que muitos dos torturadores que lutam pela sobrevivência.

    Um beijinho e obrigada

    ResponderEliminar
  10. Pois é mana... eu sei. Mas também digo o que sinto em relação a quem faz o mal e neste caso apenas me referi aos campeões, porque o são...
    Um olhar de um animal em sofrimento!... como eu vi nos bastidores do Circo Cardinalli, os olhos sofredores de três imponentes elefantes africanos acorrentados fizeram-me despedaçar o coração, fez-me ferver o sangue e isso eu não escondi, nem escondo!
    Ontem vi um melro num tudo de rede de 15 cm de diâmetro, a correr para lá e para cá desesperado. Pedi aos donos de todas as boas maneiras possíveis, expliquei que tinham asas para voar. Perguntei se gostariam de estar no lugar dele e a resposta foi não e não o soltaram! Deixa-os saír de casa no dia de feira, que lá se vai o melro!
    E é isto! Toda a vizinhança os tem assim, disseram eles. Já para não falar dos cães!
    Bem sei que não vou mudar o Mundo... mas não consigo evitar, não sou perfeita, nem para lá caminho. Seria hipócrita da minha parte...

    Um beijinho e mais uma vez obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Pudesse algum ser humano maltratar alguma das minhas labradoras, animais mais fiéis, leais e amigos de uma parte deste asqueroso ser humano ...
    Ficam as imagens, impassíveis de serem vistas até ao fim, gravadas neste blog como testemunho que o pior animal é o dito racional!

    ResponderEliminar
  12. Fico doente,enjoada com este tipo de práticas.
    Nunca poderemos auto intitularmos-nos uma espécie evoluída fazendo o que fazemos às outras espécies por motivos tão fúteis como diversão,tradição,etc.
    Pelo que conheço do reino animal, as espécies matam-se umas às outras por uma questão de sobrevivência.
    O que o ser humano faz para mim só tem um nome: sadismo e isso fica muito abaixo da evolução de qualquer animal dito sem consciência.

    Abraço,
    Ana

    ResponderEliminar
  13. Caros amigos. Vejam como esta situação na exploração dos animais são submetidos ao "Assassino" das espécies. Claro que nos deu os animais as aves para povoar a terra e desenvolver-se e sabemos que Deus nos deu as coisas que criamos, cultivamos para nos alimentar através da água e alimentos.Isto é diferente. O que não é demissível é como se tem visto, na China,Dependurar os animais e vivos tirarem as peles. É inadmissível. Mas a culpa disto tudo é quem procura estes alimentos, com o gesto estão a consentir esta falta de respeito pelo animais. A culpa também é que defende estes regimes comunistas, achado neles a solução dos problemas de falta de fome dando cobertura a estas leis, nestes países.

    ResponderEliminar
  14. Tomara eu ter uma magia suficiente grande, para poder submeter todos os humanos que fazem mal e seus cúmplices passivos, ao sofrimento que fazem passar todas as outras espécies, que não pensava duas vezes... Dava-lhes do próprio veneno!
    Talvez fosse a única forma de pararem as atrocidades.
    S. S. Dalai Lama apela constantemente, para que se tratem os seres sensíveis com respeito e dignidade, no entanto, Ele próprio e auto intitulando-se de XIV e último Dalai Lama, foi exilado e despojado do seu País, pelos tais assassinos "descontraídos".
    Anda tudo de "pernas para o ar".
    Vi um programa sobre milionários americanos, que compram felinos de grande porte para ter em casa... questão de status! Leões, jaguares, panteras, etc e quando começam a arranhar os sofás, simplesmente os abandonam. Mantiveram uma pantera, meses dentro de um armário!
    Ainda há pessoas boas e uma actriz do filme "Pássaros", de Hitchcock dedica a sua vida a salvar estes desgraçados, mas não os pode devover ao ambiente natural... não se sabem defender e sustentar! Dava a vida por eles, diz!...
    Não me importava que a Natureza, os "varresse" (assassinos, mandantes e consumidores) deste Planeta de uma vez por todas! Claro que muitos não têm culpa, os inocentes acabam sempre por sofrer injustamente...
    Mas, a Natureza não perdoa e mais cedo ou mais tarde, vai surpreender. Isto é abuso a mais!

    ResponderEliminar
  15. Este é um assunto que não devia existir, mas ignorá-lo é permitir a sua existência. Não tem nada a ver com política, apenas com a natureza má das pessoas, com as manias do luxo e com a ignorância.
    É um flagelo a que tem se pôr fim! Inadmissível!

    Maioria Silenciosa, Ana, Fernando e Fada, obrigada por darem o vosso contributo.

    ResponderEliminar
  16. É um negócio o comercio das peles de animais. Quer queiramos ou não, para além de falta de civismo e cultura é uma necessidade de sobrevivência porque os governos não dão respostas sadias de emprego com dignindade e as pessoas tem que sobreviver.
    Infelizmente, bem eu queria que não fosse também um negócio a venda de peles para casacos, sapatos. Não devia de ser um negócio mas é, às escondidas de certos governos e outras a descoberto das leis, que não são cumpridas. Até os próprios agentes (às escondidas),entram no negócio. Enquanto não houver um mundo justo, mais solidário entre os povos, enquanto houver guerras entre homens e mulheres vai haver estas injustiças. Este mundo está podre. Nós que estamos mais sensibilizados não devemos comprar estes vestuários. Assim o comercio legal ou ilegal acabaria. Eu é que não compro já por causa disso. ISTO É O QUE PENSO...

    ResponderEliminar
  17. Manuela, recebi por mail, há bastante tempo, em vídeo ou em fotos, muitas das atrocidades referidas.
    Mais recentemente recebi fotos de praias da Costa Rica onde os habitantes retiram dos respectivos buracos os ovos das tartarugas para os venderem, colocando assim a espécie em risco.
    Recebi também um outro que mostra os vários modos como as galinhas estão a ser tratadas, ao mesmo tempo que elucida como poderemos deixar de pactuar com esse modo de tratar os animais que estão literalmente sem espaço para se moverem e a que são cortados os bicos para não se agredirem uns aos outros, e essa atitude é deixar de comprar ovos de galinhas que vivem nessas condições, que contêm na casca os n.ºs 2 ou 3, e comprar apenas os que tenham os n.ºs 0 e 1, porque estes provêm de galinhas criadas em espaços abertos e sem mutilações.
    Já reenviei estes mails, como tinha feito aos outros, às pessoas a que normalmente envio, mas se desejar poderei enviar-lhos também.
    Parabéns pelo trabalho e um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Fernando
    É como diz, e como diz a Josefa, no fundo: nós "votamos" ao comprar ou ao não comprar! Essa é a forma mais eficaz de protestar!

    ResponderEliminar
  19. Josefa

    se quiser reenviar-me o e-mail das galinhas, agradeço, pois também irei voltar à carga, mais à frente, com o assunto das condições com que são tratados os animais de criação.
    Quanto ao caso das tartarugas, já recebi o mail e prometi à Liete (ver em MINHA CASA MEU
    MUNDO
    ) que falaria no assunto, em breve, o farei no âmbito da biodiversidade.
    Trata-se muito mal os animais, é de revoltar!
    Beijos e muito obrigada.

    ResponderEliminar
  20. Como vais continuar a demanda e a Maria Josefa falou em tartarugas, Cabo Verde, Ilha do Sal manda um SOS tartarugas. Estão a extinguir as tartarugas a passos largos:
    URGENTÍSSIM segundo ouvi também na TSF, já duas reportagens sobre este flagelo.

    http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/detail/id/11962

    ResponderEliminar
  21. Pois é, por esse mundo sucedem-se coisas verdadeiramente ignóbeis e, convenientemente, a FADA veio aqui lembrar-nos que mesmo ao nosso lado pode existir um animal privado da sua liberdade ou a ser torturado.
    Da China já pouco me espanta, porquanto um país e uma sociedade para quem o próprio valor da vida humana é relativo pode se poderia indignar com algumas dessas práticas. Aliás, conviria que nós ocidentais também percebessemos que elas são milenares, não são só de agora quando as descobrimos.

    Paralelamente, e como também por aqui já foi dito, e tão cruel aquele que tortura, como aquele que depois colhe os frutos dessa prática. Sim, que por vezes mandamos cómodas palavras de firme condenação esquecendo que o que comemos, o que vestimos, o que usamos no corpo como produto de beleza teve um triste parto!

    ResponderEliminar
  22. Não QUINN por muito que queira não me esqueço disso. Quanto às condições de vida e morte dos animais que comemos... miserável. Somos omnívoros e nada podemos fazer contra essa nossa Natureza, somos predadores por natureza... os leões também o são. Podemos sim humanizar a porcaria da produção em massa, mas o lucro é terrível... comanda o Mundo.
    Quanto ao vestir e á vaidade humana... Lamentável. Nem digo mais. Basta-me ver casacos de peles e cintos de crocodilo, artefactos em marfim e por aí adiante que me faz ter "raiva" da pessoa. Se estiver a falar comigo, já nem a consigo ouvir... só penso que terá na "cabeça"? será ar?!
    Tristes figuras...

    ResponderEliminar
  23. Olá Manuela,

    Eu considero verdadeiros campos de concentração nazista os sítios e granjas de criação de animais para abate. A nossa relação com os outros seres é de extrema crueldade e falta de respeito.Muito oportuna sua matéria.Parabéns! Vamos lutar para que um dia essa realidade seja mudada.
    Abraço, Liete.

    ResponderEliminar
  24. Ferreira-Pinto e Fada

    Sucedem-se coisas horríveis, que é preciso divulgar para que se saibam e se lhes ponha cobro. Demora, bem sabemos, mas temos de divulgar e boicotar com as nossas "não compras". Mas para isso é preciso saber. E é isso que todos podemos fazer um pouco.
    O mundo há-de melhorar, devagar, mas há-de melhorar!
    E se eles na China têm o costume de tortura, nós temos o costume de matar e comer, mas também há os veganos que vivem sem isso.
    É uma questão de cultura, mas as "culturas" que fazem sofrer têm de mudar!

    ResponderEliminar
  25. Olá Liete
    Aqui falo mais da tortura propriamente dita, mas as condições de vida de alguns animais de criação são também uma forma de tortura!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  26. A China, de historia recente como sendo um dos países com mais pobres do mundo, uma escolarizacao minima e desvalorizada, é natural que as mudancas sejam lentas. Muitas "prácticas" de tortura já foram proibidas como por exemplo, os miolos de macaco, ou até os caes serem mortos pelos policias na rua, caso nao encaixassem nos criterios aceitáveis por lei.

    No entanto, todos os países se movem por motivos económicos, e só quando as pessoas estao informadas e se revoltam a sério contra determinadas prácticas é que os motivos económicos ficam para segundo plano (primeiro estao as eleicoes) ou arranja-se forma de os contornar. Ora na China, as coisas sao um pouco mais complicadas. A populacao, no geral, nao se manifesta, e todas as mudancas a nível de direitos humanos/animais se fazem devido a (grandes e longas) pressoes internacionais (com quem a China tem mercado económico). Os caes, gatos, coelhos, etc, que sao maltratados e esfolados vivos, sao-no porque nós, europeus e americanos os compramos. Queremos peles e cabedais e compramos sem consciência. E nada vai parar enquanto existir consumo e procura/exigência comercial.

    Olhemos para nós: uma vez assisti à corrida do pato em Porto Covo, uma coisa deplorável. A forma como matamos alguns animais em Portugal nao é de louvar. Muitos animais sao cozidos vivos o que é extremamente doloroso e lento. Ainda o pior de tudo (para mim) é a vida de alguns animais, como eles passam uma vida inteira. Amarrados a casotas, frangos que, na sua curta vida, nunca vêm a luz do sol (num país como o nosso), as desgracadas das vacas leiteiras, os porcos e os seus leitoes (leitoes sao porquinhos bébés, uma grande iguaria portuguesa, como soará isto aos ouvidos de outros povos?). E, depois, temos as touradas, uma tortura sangrenta ao touro, assim como outras chamadas "tradicoes" espalhadas pelo país. Quando saiu no youtube o video horrivel do peixe a ser comido ainda a abrir a boca, o governo chinês confrontou-nos (inteligente cartada) com as touradas. Ambos sao torturas chamadas de tradicao. Teremos legitimidade para lhes apontar o dedo (neste caso especifico)?

    Devemos mudar as nossas atitudes, o nosso consumo, as nossas accoes, sermos conscientes (resulta de estarmos informados) e responsaveis. Esse é o primeiro passo para mudancas a sério.

    ResponderEliminar
  27. Ecila
    Completamente de acordo. Apontou bem as razões e os factos!
    Disse tudo, e o mais importante está no último parágrafo do seu comentário: informar e mudar atitudes são o 1º e 2º passos para alterar o que está mal.
    Um abraço e muito obrigada por tão importante e esclarecedor comentário.

    ResponderEliminar
  28. Olá Manuela,
    Depois dum certo tempo de 'repouso obrigatório', vim visitá-la de novo certa de que encontraria aqui muita matéria para reflexão profunda. Antes de ler o seu último texto, já estou com o estomago às voltas por tanta crueldade.
    Não há muitos meses que aqui em Londres foi apresentado um trabalho televisivo sobre a forma como são criados, neste caso os frangos que uma "importante" cadeia de supermercados vende a preços módicos. Um verdadeiro alerta para quem procura o que é mais barato. Pobres destes que não têm a possibilidade de comer alimentos da melhor qualidade, não tendo, portanto, o direito à saúde, exactamente porque o seu dinheiro não dá para tanto.
    Os autores desta reportagem, visitaram os locais onde eram criados esses frangos e depararam com um cenário angustiante. Eles estavam uns em cima dos outros, sem espaço sequer para chegar ao alimento que estava espalhado pelo chão.
    Tentaram em vão, durante um ano, entrevistar os responsáveis dos supermercados em questão. Se a memória não me trai, só ao fim de um ano de tentativas foram recebidos pela responsável do departamento de publicidade da empresa, que se justificou da 'melhor' forma que podia e sabia ... A entrevista deixou-me sem palavras.
    Isto é muito lamentável, Manuela e eu pergunto a mim mesma até quando se manterão estas situações. Coisas que revoltam o mais indiferente? Não, não é assim, porque se assim fosse, já teríamos avançado muito mais nesta luta contra o que vai mal. Os indiferentes são aos milhões.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Olá Maria Letra

    Infelizmente tenho de concordar consigo: "os indiferentes são aos milhões". Conheço-os de todos os dias, nada os toca porque preferem não pensar e manter-se na ignorância. A esperança que tenho é que, apesar de tantos "indiferentes" há cada vez mais pessoas atentas e sensíveis para o sofrimento dos outros (incluindo dos animais), e pode ser que se torne "moda" e aí, os indiferentes normalmente não são indiferentes à moda.
    Sabemos que há muitas pessoas que com tão baixos rendimentos não se podem dar ao luxo de escolher alimentos de melhor qualidade, mas há muitos outros que têm possibilidade de "ter voto" ao fazer compras, mas ignoram.

    Um abraço e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.