segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Reutilização de computadores

A notícia saiu no semanário Expresso de 24 de Dezembro passado, no caderno de Economia: na sequência da renovação do equipamento informático da PT, 1500 computadores foram limpos, formatados e preparados para doação a escolas e instituições de cariz social em Portugal, São Tomé, Cabo Verde, Moçambique e Timor. A empresa oferece 5 dias por anos de trabalho do seus funcionários para voluntariado, tendo participado nesta acção, 200 deles.

Um bom exemplo, que muitas empresas e instituições poderiam seguir na altura de renovação do equipamento informático, que, infelizmente, em pouco tempo precisa de ser substituído por material mais rápido e mais potente para acompanhar os novos programas. E depois, os fabricantes alteram os componentes de modo que quase nada se adapta a quase nada, obrigando a que se compre quase tudo de novo.

Uma iniciativa destas é de louvar, quer pelo aspecto solidário, providenciando computadores a quem os não tem, quer pelo aspecto ambiental, pois a reutilização evita o acumular de lixo tecnológico, que tem as consequências que já aqui vimos. Pesquisei na internet a ver se conseguia mais alguma notícia sobre o assunto, mas não encontrei nada. Espero que a acção chegue a bom porto. (Nota: clique na imagem para ampliar e ler a notícia completa)

12 comentários:

  1. A notícia passou-me ao lado…esta iniciativa é muito bem pensada! Depois disto http://www.youtube.com/watch?v=SC_poBJPu_0 …A preocupação da UE pelo caminho dos REE é bem válida! um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Pois claro que é uma atitude de louvar. um trabalho de reciclagem desses! :)
    Agora o que não é de forma nenhuma honesto, são as corporações decidirem fazer material, que dura apenas X tempo, o mínimo possível, ou que como dizem aperfeiçoem de tal modo, que o que obtivemos há um ano, já não arranje peças! Os de sempre!
    Precisamos que muitos e muitos. tenham iniciativas dessas! :)

    ResponderEliminar
  3. Manuela, é de facto uma acção meritória que merece ser divulgada.
    E é talvez a melhor forma para que os colaboradores vistam a "camisola" da empresa; sentem-se satisfeitos por fazer parte de uma organização que também procura o bem-estar social.
    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Também vou pesquisar na net, uma accao destas vem sempre com publicidade vantajosa para a empresa.
    Se realmente for como vem noticiado, tem que estar na internet algures.
    A ser verdade, excelente iniciativa!
    :-D

    ResponderEliminar
  5. É uma excelente iniciativa, Manuela! De louvar repetidamente, e um exemplo a ser seguido.
    Obrigada pela boa notícia.

    De facto, a constante desactualização de todo o equipamento informático, faz-me pensar sempre logo, no "para onde" vai tudo o que entretanto fica desactualizado. Já tenho visto imagens assombrosas de lixeiras destes materiais, por ex., na India. Mas devem estar a contaminar a terra, de um modo geral, já que o ritmo de substituição do "velho" pelo "novo" parece ser imparável.

    Deixo um abraço :)

    P.S. - Espero que concorde: vou fazer link para aqui, no que se refere à ajuda ao Haiti. O seu espaço é uma referência incontornável.

    ResponderEliminar
  6. Também não tinha conhecimento desta iniciativa, e acho extraordinária.
    Vou também divulgar, até porque na instituição onde trabalho esta era uma iniciativa que também faria todo o sentido, dado o elevadíssimo número de computadores que usamos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Jeune Dame
    Já fui ver metade desse filme da Greenpeace Argentina sobre os REE e já vou ver o resto a seguir. Interessante, um dia destes ponho aqui. Obrigada.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá Fada
    Felizmente que a informática já chegou a um patamar em que a evolução já é mais lenta um bocado, isto é, computadores já vão aguentando mais uns anitos e os novos programas, em relação há 10 15 anos atrás, que de uma ano para o outro já nada servia. Os fabricantes fazem o que podem para nos aliciar a comprar tudo novo, mas a gente já abriu um bocado os olhos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Paulo
    De facto esta acção tem também esse mérito também, o do voluntariado, que é dos funcionários e da empresa que lhes paga o ordenado nesses dia. A juntar ao aspecto ambiental e nova utilidade para os aparelhos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Olá Ecila
    Eu deixei o jornal de lado para falar no assunto, mas entretanto pesquisei na net e fiquei muito admirada de não encontrar nada, nem do site da PT. A única explicação é a empresa só querer "divulgar" a sério quando estiverem entregues todos os computadores, lá para o fim do trimestre, segundo apontam.
    Se encontrar algo, avise-me.

    ResponderEliminar
  11. Ana Paula
    Eu já andava a dar muitas más notícias seguidas, mas lá me vou esforçando por dar umas boas para não "desanimar" os meus amigos visitantes. Confesso que eu também me canso de más notícias, se não alternarem... É preciso alento, e bons exemplos não faltam, só que os maus saltam mais à vista e à revolta...
    Obrigada pelo comentário e pelo link!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Eduardo
    É uma boa ideia sobretudo para grandes empresas e instituições. Onde eu trabalho não dá muito porque normalmente só compram para colmatar avarias, e os computadores vão passando de mão em mão, conforme a necessidade dos utilizadores, e os que sobram são imprestáveis. Mas se um dia fizerem uma renovação, julgo que estarão atentos, pois não faltam sítios no concelho a precisar.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.