sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Paz e direitos humanos

Por exortação do Papa Paulo VI, desde 1968 que se comemora o Dia Mundial da Paz no meio católico. Entretanto, desde 2002 que a ONU designou o dia 21 de Setembro como o Dia Internacional da Paz. Por mim, até podiam haver mais Dias da Paz, aliás gostava imenso que todos os dias fossem Dias da Paz.

E porque não pode haver paz verdadeira sem haver respeito pelos direitos humanos, começo o ano a relembrá-los com o vídeo abaixo, que recomendo vivamente a quem ainda não o viu. Mais abaixo, fica uma parte da mensagem do Papa Paulo VI no 1º Dia Mundial da Paz.



"MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA PAULO VI PARA A CELEBRAÇÃO DO I DIA MUNDIAL DA PAZ, 1 DE JANEIRO DE 1968

1 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DA PAZ

Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o «Dia da Paz», em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro.

Nós pensamos que esta proposta interpreta as aspirações dos povos, dos seus governantes e das entidades internacionais que intentam conservar a Paz no mundo; das instituições religiosas, tão interessadas no promover a Paz; dos movimentos culturais, políticos e sociais que fazem da Paz o seu ideal; da juventude, em quem mais vivas estão as perspectivas de caminhos novos de civilização, necessariamente orientados para um seu pacifico desenvolvimento; dos homens prudentes que vêem quanto a Paz é necessária e, ao mesmo tempo, quanto ela se acha ameaçada.

A proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da Paz, como se se tratasse de uma iniciativa sua própria; que ela se exprimisse livremente, por todos aqueles modos que mais estivessem a carácter e mais de acordo com a índole particular de quantos avaliam bem, como é bela e importante ao mesmo tempo, a consonância de todas as vozes do mundo, consonância na harmonia, feita da variedade da humanidade moderna, no exaltar este bem primário que é a Paz.

A Igreja católica, com intenção de servir e de dar exemplo, pretende simplesmente «lançar a idéia», com a esperança de que ela venha não só a receber o mais amplo consenso no mundo civil, mas que também encontre por toda a parte muitos promotores, a um tempo avisados e audazes, para poderem imprimir ao «Dia da Paz», a celebrar-se nas calendas de cada novo ano, carácter sincero e forte, de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil.

A Igreja católica encarregar-se-á de tomar as providências para oportunamente chamar a atenção de seus filhos para o dever de celebrarem o «Dia da Paz», com as expressões religiosas e morais da fé cristã; mas, julga necessário lembrar a todos aqueles que porventura queiram comungar a oportunidade deste «Dia», algumas coisas que o devem caracterizar.

A primeira dessas coisas é a necessidade de defender a Paz, frente aos perigos que continuamente a ameaçam: o perigo da sobrevivência do egoísmo nas relações entre as nações; o perigo das violências, a que algumas populações podem ser arrastadas pelo desespero de não verem reconhecido e respeitado o próprio direito à vida e à dignidade humana; o perigo, hoje tremendamente aumentado, do recurso a terríveis armas exterminadoras, de que algumas potências dispõem, despendendo com isso enormes meios financeiros; cujo gasto é motivo de dolorosa reflexão; diante das graves necessidades que dificultam o desenvolvimento de tantos outros povos; o perigo de fazer crer que as controvérsias internacionais não podem ser resolvidas pelos meios da razão, isto é, das negociações fundadas no direito, na justiça e na equidade, mas só por meio de forças aterradoras e exterminadoras.

A Paz funda-se subjectivamente num espírito novo que há-de animar a convivência dos povos, num novo modo de pensar o homem os seus deveres e o seu destino. Um longo caminho resta ainda a percorrer, para tornar universal e operante esta mentalidade : uma nova pedagogia deve educar as novas gerações para o respeito mútuo das nações, para a fraternidade dos povos e para a colaboração das pessoas entre si, e, tudo isto afinal; em vista do próprio progresso e desenvolvimento. Os organismos internacionais, instituidor para este fim, devem ser sustentados por todos, melhor conhecidos, dotados de autoridade e de meios idóneos para a sua grande missão. O « Dia da Paz » deve tributar honras a estas instituições, emoldurar de prestígio a sua obra e rodeá-las de confiança e daquela expectativa que servem a manter nelas, sempre vigilante o sentido das suas gravíssimas responsabilidades, e forte a consciência do mandato que lhes foi confiado.

E impõe-se fazer mais uma advertência: a Paz não pode basear-se numa falsa retórica de palavras, bem aceites, em geral, porque correspondem às profundas e genuínas aspirações dos homens, mas que podem também servir, e infelizmente algumas vezes já serviram, para dissimular o vazio de um verdadeiro espírito e de reais intenções de Paz, quando não até, para encobrir sentimentos e acções de opressão, ou interesses partidários.

Não se pode pois, falar de Paz; legitimamente, quando não são reconhecidos e respeitados os seus sólidos fundamentos: a sinceridade, ou seja, a justiça e o amor, tanto nas relações entre os estados, como no âmbito de cada nação; entre os cidadãos e entre estes e os governantes. Depois, a liberdade dos indivíduos e dos povos, em todas as suas expressões, cívicas, culturais, morais e religiosas ; caso contrário, não se terá Paz ; ainda mesmo que, porventura, a opressão seja capaz de criar um aspecto exterior de ordem e de legalidade, no fundo haverá um germinar contínuo e insufocável de revoltas e guerras.

É pois à paz verdadeira, à Paz justa e equilibrada, assente no reconhecimento sincero dos direitos da pessoa humana e da independência de cada nação, que nós convidamos os homens prudentes e corajosos, a dedicar este «Dia».
(...) " (Fonte: Vaticano)

11 comentários:

  1. Um Feliz 2010 - Paz e Justiça.
    A "mensagem" de Bento XVI foi estranha (sempre que lhe vejo um esboço de riso – parece-me algo maléfico)...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Jeune Dame

    A mensagem que aqui está tem 42 anos, não é de Bento XVI, mas de Paulo VI, em 1968, em plena Guerra Fria. Mas infelizmente muita coisa está na mesma ou pior!

    Obrigada e bom ano para si também.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Manuela,
    Tinha reparado que não era "mensagem" de Bento XVI (não há semelhança possível). :-)

    ResponderEliminar
  4. Olá Jeune Dame
    Desculpe a minha confusão... pensei que não tivesse reparado no nome do Papa...
    Um bom ano

    ResponderEliminar
  5. Este ano, a mensagem do Papa Bento XVI tem como tema "SE QUISERES CULTIVAR A PAZ, PRESERVA A CRIAÇÃO", mas é um bocado longa e complexa.
    É pelo menos um sinal de que a Igreja Católica se preocupa com os problemas ambientais, embora, como seria de esperar, me pareça muito centrada no "Homem".
    Destaco uma parte do ponto 11, que retirei
    daqui:
    "11. É cada vez mais claro que o tema da degradação ambiental põe em questão os comportamentos de cada um de nós, os estilos de vida e os modelos de consumo e de produção hoje dominantes, muitas vezes insustentáveis do ponto de vista social, ambiental e até económico. Torna-se indispensável uma real mudança de mentalidade que induza a todos a adoptarem novos estilos de vida, «nos quais a busca do verdadeiro, do belo e do bom e a comunhão com os outros homens, em ordem ao crescimento comum, sejam os elementos que determinam as opções do consumo, da poupança e do investimento».[26] Deve-se educar cada vez mais para se construir a paz a partir de opções clarividentes a nível pessoal, familiar, comunitário e político. Todos somos responsáveis pela protecção e cuidado da criação. Tal responsabilidade não conhece fronteiras. Segundo o princípio de subsidiariedade, é importante que cada um, no nível que lhe corresponde, se comprometa a trabalhar para que deixem de prevalecer os interesses particulares. Um papel de sensibilização e formação compete de modo particular aos vários sujeitos da sociedade civil e às organizações não-governamentais, empenhados com determinação e generosidade na difusão de uma responsabilidade ecológica, que deveria aparecer cada vez mais ancorada ao respeito pela «ecologia humana». Além disso, é preciso lembrar a responsabilidade dos meios de comunicação social neste âmbito, propondo modelos positivos que sirvam de inspiração. É que ocupar-se do ambiente requer uma visão larga e global do mundo; um esforço comum e responsável a fim de passar de uma lógica centrada sobre o interesse egoísta da nação para uma visão que sempre abrace as necessidades de todos os povos. Não podemos permanecer indiferentes àquilo que sucede ao nosso redor, porque a deterioração de uma parte qualquer do mundo recairia sobre todos. (...)"

    ResponderEliminar
  6. Manuela, não conhecia o texto que foi produzido num contexto muito próprio, mas as palavras do então Papa que adverte que "a paz não pode basear-se numa falsa retórica de palavras" encontram nos dias de hoje exactamente as mesmas razões que as levou a proferir nessa altura; por isso é bem lembrado para que não nos esqueçamos que temos de meter mãos à obra.
    um abraço

    (o vídeo já o tinha visto no Armazém da Benjamina, mas tornei a vê-lo porque acho-o verdadeiramente fantástico)

    ResponderEliminar
  7. Queria dizer que está a dar na SIC uma série de dois episódios, às 0,15h, A Companhia, que explica porque é que embora em contextos que para nós o povo, são bastante diferentes, tanto em 1968 como agora e passados 42 anos, continuam actuais os nossos problemas sociais, políticos e culturais, com substancial agravamento dos económicos e de recursos. Trata-se apesar de tudo, de uma conspiração dos Senhores do Mundo em plena Guerra Fria (1950), mais específicamente a parte comunista, URSS e Estaline, para a consolidação de um Regime Global. Ficou bem claro, que o fim seria o Mundo unificado num só "Estado" e num só "Povo", governado por uma minoria de poderosos.
    Trata-se dos meandros da História oculta, que leva o Mundo a uma Nova Era, A Nova Ordem Mundial de hoje. A conspiração deixou de o ser e passou a ser a realidade.
    Aconselho a ver o 2º episódio, para quem não viu o 1º será um pouco confuso... espionagem ao mais alto nível, pós guerra.
    De forma que os apelos serão sempre poucos para evitar uma ditadura mundial... mas isto é apenas o que penso.

    ResponderEliminar
  8. "A civilização não suprime a barbárie; aperfeiçoa-a." [ Voltaire ]

    ResponderEliminar
  9. Olá Paulo
    Essa frase foi também a que mais me chamou a atenção! E o vídeo também já o vi pelo menos 10 vezes :)
    Um abraço

    Olá Fada
    Bem me tramaste :-/ fiquei acordada até às 03.30 a ver a série... mas valeu a pena. Se eu sabia que demorava tanto, punha a gravar, acho que deram dois episódios seguidos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Pois foi Nela... já no dia anterior fizeram o mesmo...
    Reparaste, que a idéia dos russos (comunistas), para colapsar o mercado financeiro e que a CIA conseguiu na altura abortar, foi agora posto em prática pelos capitalistas? E esta hein?
    A aproveitar a ideia, para governar o Mundo!

    ResponderEliminar
  11. Foi precisamente essa declaração ("SE QUISERES CULTIVAR A PAZ, PRESERVA A CRIAÇÃO") que me paralisou.. Nem sei porque fiquei com "alguma expectativa" em ouvir o senhor.
    Pensamentos...
    um abraço.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.