sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Contra os transgénicos

Está a decorrer uma recolha de assinaturas de adesão à moção sobre OGM - Contra a libertação no ambiente de organismos transgénicos, a que pode aceder, ler e assinar através da respectiva página da Naturlink.

Os Organismos Geneticamente Modificados, conhecidos pela sigla OGM, são organismos que, através de engenharia genética, sofreram alterações ou mutações intencionais no seu material genético, com o objectivo de ver alteradas determinadas características, como por exemplo, a resistência a determinadas doenças ou a velocidade de crescimento. Nem todos os OGM são transgénicos, mas todos os transgénicos são OGM: os transgénicos são organismos geneticamente modificados em que parte do ADN provém de outro organismo que pode até ser de espécie diferente.

Os transgénicos já são comercializados desde 1994, sendo a soja o transgénico mais produzido no mundo (ocupa 53% da área total cultivada com transgénicos), seguida pelo milho transgénico (30%), pelo algodão transgénico (12%) e pela colza transgénica (5%).

Com o argumento de providenciarem mais alimento a menos custo para um mundo com agora com mais de mil milhões de pessoas com fome crónica, o uso dos transgénicos acaba, como sempre, por ser um negócio para alguns enriquecerem, pois são muito poucas as empresas detentoras das patentes (as principais são: Monsanto, Bayer, Syngenta, Dow, BASF e Du Pont). Só a Monsanto detém mais de 90% de todo o mercado de sementes transgénicas.

Segundo dados de 2008, apenas seis países cultivam 95% dos transgénicos cultivados a nível mundial: Estados Unidos (50% do total de cultivos), Argentina (17%), Brasil (13%), Índia (6%), Canadá (6%) e China (3%). A área total cultivada com transgénicos a nível mundial, foi de 125 milhões de hectares. Na União Europeia houve milho transgénico a ser legalmente cultivado em Espanha, Alemanha, Portugal, República Checa, Eslováquia e Roménia. Em Portugal, o cultivo de milho transgénico em 2008 ocupou cerca de 4900 hectares. (Fonte: Plataforma Transgénicos Fora - FAQ's)

O uso e cultivo de transgénicos contribuem para pôr em risco a nossa saúde, para tornar a agricultura menos diversificada, para a dependência e empobrecimento dos agricultores, para subverter o comércio agrícola, para contaminar outras culturas, e é uma ameaça à biodiversidade, entre outros aspectos. E não está a contribuir para diminuir a fome no mundo, que, pelo contrário, continua a aumentar.

Para saber mais sobre transgénicos visite a Plataforma Transgénicos Fora ou o site da Greenpeace Brasil.

Veja no vídeo abaixo a reportagem da Euronews, anterior às últimas eleições europeias, de Junho 2009 sobre o exemplo da Áustria. Querem-nos obrigar a ter transgénicos mesmo sem eles quererem!

11 comentários:

  1. Com um agradecimento à Ecila por alertar para esta moção. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Diria mesmo – Organismos Geneticamente Modificados: Um grave problema de saúde pública. O Livro Branco da Comissão Europeia parece que nem existe…Aliás como é que pode haver segurança nos alimentos/ biosegurança se o solo tem uma vasta importância (superabundância de funções no sistema ecológico - tanto garante a biodeversidade como permite a decomposição de resíduos, a depuração da água, a fixação de CO2, a regularização do ciclo hidrológico, o suporte das plantas, etc.) na nutrição vegetal e parece-me (pronto nem todos aceitam esta tese :-) ) estar aprioristicamente contaminado!? (p. ex. se CFC’s são "virtualmente indestrutiveis" e, se não temos não-expostos às radiações, então, talvez não faça sentido evocar uma "pureza"!?) Bem nos EUA um OGM parece que demora mais de 18 meses a ser aprovado e, mesmo assim, pergunto-me se será isento de risco…Esta é uma "das questões" que me põe doente! Até porque não há transparência a nível de rotulagem…

    Hurrr! Abracinho!

    ResponderEliminar
  3. Manuela,
    O que parecia ser uma "arma" inofensiva contra as pragas, veio a verificar-se trazer muitas implicações negativas não só para a natureza, como para os animais e seres humanos. Acontece sempre quando, ou não se estudam inicialmente todas as implicações ou, conhecendo-as, a sede de lucros fala mais alto.
    Parabéns para os austríacos que escolheram 100% biológico.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Enquanto as pessoas não tiverem consciência do que o que realmente se está a passar sobre este assunto, não chegaremos a tempo, pois não irão sobrar sementes sem serem patenteadas. Estão mesmo a desenvolver novas plantas que conterão genes suicidas, ou seja, nunca darão sementes que germinem após o 1ºplantio. E como não poderia deixar de ser, os EUA (e não só) com a sua corporação, a Monsanto, empurram o resto do mundo para esse objectivo, sendo que os mais altos dirigentes da Monsanto, até fazem parte do governo. Com a desculpa de resolver a fome no mundo, engana-se muita gente, enquanto o que está em causa, realmente, é a ganância, nua e crua. E é assim, que o que está mal, propaga-se...assim como os OGMs. Mas continuo com a esperança, de que o que está bem ou pelo menos melhor também se propague. Continuo a achar que utopia, é pensar que não podemos fazer nada. "Ninguem cometeu maior erro, do que aquele que não fez nada, só porque podia fazer muito pouco"

    ResponderEliminar
  5. Olá Jeune Dame
    Obrigada pelo seu contributo com o seu comentário, que muita acrescenta a este post um pouco genérico e pela rama. Assinemos a moção, a ver se ela tem pernas para andar. Eu assinei.
    Só 18 meses para aprovar? E os testes às consequências a médio longo prazo, não existem? Pois... valores mais alto$ se levantam!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá Josefa
    Como em muito do que se passa neste mundo, com uma razão nobre se fazem as maiores vigarices, e os OGM's são mais um caso. O risco que comportam os OGM's perante o risco de morrer à fome, até poderia ser de correr, mas eles estão a servir é para encher os bolsos da Monsanto e alguns outros. Triste mundo este. Também dou os parabéns aos Austríacos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Ana Teresa
    Já tinha ouvido falar nas tais sementes suicidas, que se por um lado criam a tal dependência e empobrecimento dos agricultores, e enriquecimento dos detentores das patentes, por outro lado decerto reduzirão os riscos de contaminação de culturas tradicionais com OGM's.
    E a Monsanto lá vi engordando, os agricultores empobrecendo, a biodiversidade diminuindo, a saúde sa-se lá os efeitos que terá...
    Mas eu também tenho esperança que as vozes se comecem a levantar cada vez mais.
    Gostei muito dessa frase:
    "Ninguém cometeu maior erro, do que aquele que não fez nada, só porque podia fazer muito pouco"
    de Edmund Burke, suponho. Acho que ainda aponho na barra lateral do blogue.
    Obrigada e um abraço

    ResponderEliminar
  8. Ana Teresa
    Afinal, a frase vai para o cabeçalho :)
    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Essa frase "Ninguém cometeu maior erro, do que aquele que não fez nada, só porque podia fazer muito pouco" é fantástica!

    ResponderEliminar
  10. Ecila
    Também acho. Traduz o maior erro da humanidade, que é um somatório de muitos, muitos pequenos erros de omissão...
    Vem mesmo a calhar para o nosso espírito, por isso a "aproveitei" para o cabeçalho, espero que a Ana Teresa não se importe.

    ResponderEliminar
  11. As minhas respostas sempre em atraso…
    Não sei se ainda vigora o Regulamento (CE) n.º 1830/2003 (o da rotulagem de OGM), mas sei que há muita fuga "à verdade"! Pois 18meses, não faço ideia dos testes de experimentação...

    Abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.