domingo, 3 de janeiro de 2010

2010 - Ano Internacional da Biodiversidade

2010 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade (IYB) para ajudar a aumentar a consciencialização sobre a importância da biodiversidade em todo o mundo, salientando a sua importância no nosso bem-estar, reflectindo sobre as conquistas para salvaguardar a biodiversidade e incentivando um redobrar de esforços para reduzir a taxa de perda de biodiversidade.



"A biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Assistimos actualmente a uma perda constante da biodiversidade com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano. As principais causas são as alterações nos habitats naturais, resultantes dos sistemas intensivos de produção agrícola, da construção, da exploração de pedreiras, da sobrexploração das florestas, oceanos, rios, lagos e solos, da introdução espécies alóctones invasivas, da poluição e, cada vez mais, das alterações climáticas globais. A Europa estabeleceu um objectivo para travar a perda de biodiversidade até 2010. Vários estudos recentes da AEA mostram que se não forem envidados mais esforços políticos significativos, é improvável que esse objectivo seja atingido" (Fonte: AEA - Agencia Europeia do Ambiente)

A espécie humana é responsável pelo desaparecimento de milhares de espécies. A profunda alteração que as nossas actividades introduziram no planeta implicam a perda contínua da biodiversidade, essencial à manutenção dos equilíbrios na Terra. Temos de inverter esta tendência. Protejamos a biodiversidade protegendo a natureza.

7 comentários:

  1. Só me apetece chorar... o ser humano não tem emenda! e o pior de tudo, é que as grandes maiorias não têm culpa.
    A culpa é do sistema capitalista que não respeita nada nem ninguém! Resumindo, pouco a pouco o paraíso terrestre, será transformado num inferno pela ganância dos senhores do dinheiro! Malditos!...

    ResponderEliminar
  2. ... e, persistindo na causa, farei mais este link, renovando os votos de Bom Ano 2010...
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Fada
    Sábado fui ver o filme "Avatar", é uma belíssima história de ficção com um fundo bem real: como a ganância humana destrói tudo e todos com o pensamento posto única e simplesmente no dinheiro e poder.
    E talvez não seja totalmente ficção que aqueles seres que vivem em harmonia com a natureza, através da união, possam travar a destruição dos gananciosos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Mana,

    Isso é que era uma benção! eliminar os gananciosos do Planeta! Reduzia logo a população a 2/3,o que já era uma MARAVILHA! Depois as consequências daí resultantes... Maravilha!

    Hei-de ver o Avatar, mas quando a coisa acalmar!... :)

    ResponderEliminar
  5. VOCÊ pode ajudar na Preservação da Biodiversidade & AGUAPÉ

    O Nº de abelhas no mundo cai drasticamente e isso é preocupante porque o Sumiço do inseto tem consequências ecológicas e econômicas.

    A Equipe BR do AGUAPÉ pode afirmar que o AGUAPÉ pode, também, contribuir para evitar um colapso mais sério das ABELHAS – simplesmente porque para o AGUAPÉ não tem TEMPO RUIM e ELE apresenta FLORAÇÃO o ano todo.

    Dada a PRECARIEDADE do Saneamento Básico e as Águas Residuárias das Indústrias, como, também, do uso excessivo dos Fertilizantes Químicos, as ÁGUAS dos Rios e Lagos já se encontram com Níveis de POLUIÇÃO que faz com que o AGUAPÉ se alastre demasiadamente e se torne Um Grande Problema, tanto para a Biodiversidade Aquática, quanto para os Sistemas de Tratamento / Abastecimento de ÁGUA POTÁVEL dos nossos MUNICÍPIOS.

    Para CONTROLAR ou Reduzir drasticamente o referido Grande Problema basta que a Sociedade Brasileira empenhe ESFORÇOS para estabelecer Muitas Pequenas Barragens para a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, entre outras importantes aplicações para os nossos Produtores Rurais.

    Para que o AGUAPÉ preste um Nobre Serviço a “CUSTO ZERO”, na remoção dos POLUENTES, como na Potencializando de muitas espécies da Biodiversidade, entre outros, sem causar os referidos Grandes Problemas, basta que estabeleça Manejo Correto, com sua Remoção Periódica, visando manter ocupação de cerca de 20 % da superfície da Lâmina D’Água dos Lagos e Rios, como das Futuras Pequenas Barragens.

    Todo o AGUAPÉ removido pode ser utilizados para a Produção dos BioFertilizantes, o recurso mais importante para a Ampliação da Produção dos ORGÂNICOS – essa Atividade é uma indutora da Redução da Utilização dos Fertilizante Químicos.

    A BIOMASSA do AGUAPÉ pode ser utilizado em inúmeras outras aplicações – vide nota 02.


    NOTA 01: apresente seus comentários e fique certo que será Muito Bem Vindo - a Equipe BR do AGUAPÉ está disposta a contribuir para encontrar a SOLUÇÃO para essa Preocupante QUESTÃO, mas precisa da Contribuição da Sociedade Brasileira.

    NOTA 02: caso VOCÊ se torne um interessado pelo AGUAPÉ a Equipe BR do AGUAPÉ deixa abaixo o e-mail para estabelecer contato, visando tirar DÚVIDAS, trocar IDÉIAS, entre outros.


    RECOMENDA-SE:

    |Rede de Tecnolgia Social|
    |Mundo Estranho|
    |Viver SUSTENTÁVEL|
    |Nosso Futuro Comum|
    |Sabedoria incomum|
    |Paradigmas do Século XXI|
    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderEliminar
  6. Estava mesmo à espera deste seu trabalho. Bem Haja, Manuela!
    Que posso eu acrescentar ao que foi dito? Talvez que, na nossa luta contra os gananciosos e no que cada um de nós possa ir dando, como exemplo de uma forma sã de viver, será possível chegarmos ao tão desejado dia em que a Humanidade ganhe consciência dos erros que comete, momento a momento.
    O maior inimigo nessa nossa luta é, sem dúvida, a ganância. Ela está na raiz do mal que está a ser infringido à Natureza e só governos dirigidos por pessoas íntegras e programas adequados, poderá mudar o rumo a esse flagelo. Tenho a esperança de que, da coesão de várias forças contra ele, em todo o mundo, resultarão soluções - que sabemos terão de ser drásticas - para acabar com esse inimigo n.º 1, da Natureza.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.