domingo, 20 de dezembro de 2009

Um Presente de Esperança

A propósito do Dia Internacional da Solidariedade, deixo aqui a minha frase preferida, que é de Gandhi:

"No mundo há riqueza suficiente para satisfazer as necessidades de todos, mas não para alimentar a ganância de cada um"



"Vivemos num mundo em mudança.
Vivemos num mundo incerto.
Vivemos num mundo faminto.
Ajudando as pessoas a ajudarem-se a si próprias.
Tornando a fome em esperança.
Porque o futuro é agora!"


Estamos na época de Natal, em que o mundo cristão celebra o nascimento de Jesus, e que representa o enaltecimento dos bons sentimentos como o amor, a amizade e a compaixão. Fruto de uma determinada economia, há mais de meio século que o Natal se vem transformando numa época de comprar e dar presentes, cuja febre e azáfama crescente levou a que muitas pessoas se tenham esquecido do seu verdadeiro sentido.
No entanto, nesta mesma época de Natal, mais de mil milhões de pessoas sofrem de fome crónica. E só no dia de Natal, mais de 14 mil crianças estão condenadas a morrer de fome.

Neste Natal, reserve uma parte do dinheiro que destina a presentes para dar o presente com mais significado, dar a uma pessoa que nunca conheceu. E não precisa de sair, pode dar on-line. Dando 50 dólares (35 euros), está a dar o almoço escolar a uma criança durante um ano. Mas há outros presentes de esperança que pode dar.

Ajude o Programa Alimentar Mundial (WFP). "Give the Gift of Hope".
Dê o Presente da Esperança.

16 comentários:

  1. Muito boa ideia, Manuela.
    Tenho dado a quem não conheço através da AMI. Espero que me desculpe. Talvez o faça em breve para o WFP.
    Feliz Natal.
    Beijinho:)

    ResponderEliminar
  2. Olá Josefa

    É uma óptima opção também dar a quem não conhecemos através da AMI. O WFP é uma sugestão, mas sabemos que há muitas mais organizações a ajudar quem realmente precisa, e que precisam da nossa ajuda. Espero que as pessoas se lembrem, neste Natal. Em vez de perfumes caros ou, como ouvi alguém comentar, de uma garrafa de água a 40 euros. Até dói a comparação!

    Obrigada e um óptimo Natal para si também.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Valente escolha. É muito triste as escolhas que têm sido feitas pela humanidade, melhor,pelos líderes que a desgovernam... Um Feliz Natal. Bj

    ResponderEliminar
  4. Rui Vieira
    É verdade, muito más escolhas têm sido feitas pelos que nos desgovernam...
    Obrigada e um óptimo Natal para si também.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Muito importante vincular a idéia de solidariedade ao Natal Manuela.Seu apelo já é um presente.Um bom Natal para você.
    Grande abraço querida.Liete

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga Manuela.

    Sempre, sempre solidária com quem mais precisa. Tenho por si a maior admiração, como já sabe, pela sua enorme capacidade de ajuda e de alerta constante.
    Bem-haja.

    Os meus votos de Feliz Natal!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Sinto pena de - creio que - só hoje ter visitado o seu blogue. E escrevo 'creio' porque eu já tinha lido o nome do blogue "Sustentabilidade é Acção", não me recordando, porém, de mais do que isso. Acredito fosse por ter lido algum comentário seu no blogue "Sempre Jovens" ou, tal como hoje, no "Do Miradouro".
    Dado que os temas aqui abordados são de grande relevância e pelos quais estou interessada, permito-me ser sua seguidora e colocar-me ao seu incondicional dispor sempre que desejar a minha participação em qualquer acto de solidariedade para a preservação da Natureza e, consequentemente, do nosso futuro tão ameaçado por actos de mentes nada sãs.
    Parabéns, Manuela e um grande BEM HAJA.
    FELIZ NATAL EM FAMÍLIA E QUE A ESPERANÇA NUM MUNDO BEM MELHOR NÃO SE FRAGILIZE PELOS ACONTECIMENTOS- ALERTA A QUE ESTAMOS, PENOSAMENTE, A ASSISTIR.
    Maria Letra

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga Fernanda
    Eu diria "olha quem fala!" :)
    Muito obrigada pelo seu gentil comentário e pelos votos de boas festas.
    Um beijinho e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  9. Cara Maria Letra

    Muito obrigada pela sua visita, pelo seu comentário, e seja bem-vinda.
    Fui visitar o seu blogue
    Letras-Sem-Tretas, de que gostei muito, e por onde passarei mais vezes.

    Beijinhos e um feliz Natal

    ResponderEliminar
  10. Boas Festas, Manuela.

    Obrigada por se interventiva e pela companhia que sempre me fez :)

    Beijos
    Teresa Sá Couto

    ResponderEliminar
  11. Olá Manuela,
    Vim aqui buscar o meu presente e o melhor presente que a Manuela tem para dar, são sempre as informações úteis para estar informada sobre tudo que se vai passando e que tanto me preocupa. Neste especial post a sugestão é a melhor, a dádiva, a generosidade com os que precisam, o meu desejo é que muitos possam ler e tornar isso numa praxis na sua vida.
    Para sim especialemnte o MELHOR.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  12. Olá, Estou hoje a visitar o seu blog, e gostaria de dar os parabéns. Faz falta mais espaços que não se lembrem das palavras solidadriedade, fraternidade, amizade apenas no Natal. Gostei muito e serei visita assidua.

    Feliz Natal e um próspero 2010

    Joy

    ResponderEliminar
  13. Olá Teresa
    Obrigada pela visita, e tenha um óptimo Natal.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá Manuela
    Dá-me alegria que encontre neste sítio algo de útil, e fico muito agradecida pelas suas palavras. Gostaria de contribuir nem que fosse um pouquinho para abrir corações e mentes para as injustiças do mundo, mas bem sei que a maioria das pessoas que me visitam já não precisam, pois igualmente defendem um mundo melhor, como é o seu caso. Mas pode ser que valha a pena.
    Tenha um excelente Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. JOY
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário, e seja bem-vindo! Volte quando quiser.
    Um feliz Natal e um óptimo 2010 para si também!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.