terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Amazónia a saque

O seguinte texto refere-se a um projecto lei chamado 6424 que querem levar a votação enquanto o Brasil e o mundo estão distraídos com Copenhaga, que prevê amnistia a atentados ambientais na Amazónia e a redução da área da Amazónia Legal em mais de 20%.

O alerta aqui ao Sustentabilidade é Acção foi dado pela Liete Alves do blogue brasileiro Minha Casa Meu Mundo, e o texto foi extraído do site da Greenpeace Brasil.

"O que diz o projeto de lei – O texto redigido por Marcos Montes anistia os desmatadores de todos os crimes ambientais até 2001. Ou seja, revoga a legislação florestal, livrando os desmatadores das multas e das obrigações legais de recuperação, compensação ou regeneração das áreas desmatadas.
O projeto de lei também quer reduzir a Amazônia Legal em 1 milhão de quilômetros quadrados. Hoje ela corresponde a 5,2 milhões de quilômetros quadrados. Se o projeto de lei for aprovado, essa área cai para 4,1 milhões de quilômetros quadrados. O que implica dizer que os proprietários que hoje têm de manter uma reserva legal em 35%, com a manobra terão de manter apenas 20%.
Só com essa cartada uma área equivalente a 150 mil quilômetros quadrados – mais de 3 vezes a área do Estado do Rio de Janeiro - fica liberada para desmatamento. O PL prevê também a redução da área de reserva legal na Amazônia de 80% para 50% e libera a plantação de exótica na metade da área a ser recuperada."

Leia mais e veja como pode ajudar no site da Greenpeace Brasil .

Abaixo fica uma curta notícia de 01/10/2008 na RTP1, só para dar uma noção da dimensão da desflorestação da Amazónia que vem ocorrendo.

13 comentários:

  1. Estou chocada, inacreditável! Já fui ao site da greenpeace e enviei o mail e tweet. Mas também vou fazer um post, enviar um mail aos amigos e conhecidos e linkar no facebook. E tudo isto é pouco, porque o mal já está a ser feito. É tao terrivel que ainda nem estou em mim...

    ResponderEliminar
  2. Grata Manuela, tomara que não vá a votação, pois será uma catástrofe. Eles sempre fazem isso véspera de festas de final de ano, pois as pessoas estão com a cabeça nas férias, nas festas...sem falar em Copenhaguen..Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bem que eu desconfiei dos números apresentados no mês passado pelo Governo Brasileiro que apontavam para uma redução na desflorestação Amazónica em cerca de 40%.
    Foi apenas uma operação de charme pré-Copenhaga, está visto.
    É inexplicável o que o ser humano faz a si mesmo. E tendo em conta o rumo que está a ser trilhado em Copenhaga, já não sei, sinceramente, que medidas serão necessárias tomar-se para travarmos esta loucura ?

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela,
    Sempre as últimas sobre as questões ambientais e sempre crescentes preocupações, pelo muito que vemos errado e pelos interesses económicos sem contemplações de espécie alguma.
    Bj,
    Manuela

    ResponderEliminar
  5. Isto é de pôr uma pessoa de cabelos em pé!
    Nada que me admire porém, saído desses líderes do inferno!
    Até um anjo ficaria irado!
    E agora impedir esta desgraça???
    Isto não é humano!

    ResponderEliminar
  6. Como podem ter estado tão distraídas, as ONG neste específico problema?! O Pulmão da Terra?
    Uma pergunta que gostaria que alguém me respondesse...

    ResponderEliminar
  7. Cara Fada do bosque...

    As ONG não estão distraídas, o resto do Mundo é que anda...
    Quem quer estar devidamente informado do que se passa por este Planeta fora, não se pode fiar nem contentar com os meios de comunicação habituais (por cá RTP1, SIC, TVI etc) pois estes meios não procuram passar este tipo de informação! Eu já tinha conhecimento deste assunto... e não o soube através dos canais atrás referidos... E apesar de não ser Brasileiro, sou Terrestre e enviei um e-mail ao deputado em questão...(palavra é acção!!!)
    Claro está que as grandes (manadas) massas andam entretidas com a banalidade (Telenovelas, Ídolos, Olhos em Bico e outras tretas do género) qualquer programa ou informação que se distancie deste tipo de programas é merecedor de mudança de canal...

    ResponderEliminar
  8. Caro Voz 0 db, por essas e por outras, é que eu práticamente não vejo televisão, apenas RTP 2 e só quando sei que há bons programas! Agora uma coisa lhe digo, as ONG, sabiam deste acontecimento? e se sabiam, não alertaram durante esta pantomina, que se passa em Copenhaga?
    Um bocado estranho...
    Acredito, que possam até saber do assunto, mas denunciar e divulgar é o que costumam fazer, ou não?
    Quanto ao estar informada, vou todos os dias ao seu blogue, para alguma coisa.

    ResponderEliminar
  9. Ecila, Eduardo, Manuela, Fada e Voz a 0 db
    É um assunto de enorme importância, não só para o Brasil, como para todo o mundo! Eu espero que esse tal projecto-lei nem sequer vá a votação...
    As consequências para o ambiente da desflorestação da Amazónia são tantas e tão más, que não sei como não PARAM de uma vez com esse crime.
    Obrigada pela vossa participação.
    Um abraço

    Liete
    Não tem nada de que agradecer, eu é que agradeço ter alertado para um assunto tão importante.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=24931&catogory=Opini%E3o

    Vai aqui uma divulgação importante, da vez que o Notícias Lusófonas têm uma média de 10.000 leitores/dia.
    Que mais posso fazer?

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada, Fada do Bosque, é um precioso contributo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Fada do bosque,

    As ONG sabiam e divulgaram pelos meios que têm ao seu dispor... porém os grandes meios (controlados) de "mass media" não passam(ram) estes avisos... Volto-lhe a "dizer"... "...Quem quer estar devidamente informado do que se passa por este Planeta fora, não se pode fiar nem contentar com os meios de comunicação habituais"
    Já li o seu artigo.

    ResponderEliminar
  13. Tem razão voz 0 db... espero ter-me redimido em relação ás ONG, com esse artigo. Em relação aos Media de massas, são o objecto das minhas mais mordazes e incisivas críticas na blogosfera, exactamente porque desinformam e espalham a ignorância!
    Abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.