quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dia dos Direitos Humanos

Foi em 10 de Dezembro de 1948 que a Assembleia das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem. São 30 artigos onde são enunciados os direitos fundamentais, civis, políticos e sociais. Pode ver aqui um interessante vídeo com os princípios dos direitos humanos.
O Dia dos Direitos Humanos 2009 tem como tema a discriminação, e como lema "Embrace Diversity, End Discrimination".

Para relembrar, fica aqui o artigo 2º que continua, tal como outros, sistematicamente a não ser respeitado em tantas partes do mundo, hoje, 61 anos depois.

"Artigo 2.º
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autónomo ou sujeito a alguma limitação de soberania."




Este é o discurso de Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas, no vídeo acima (tradução livre):

"Nenhum país está livre de discriminação. Vemo-lo em toda a parte, em muitas formas. Lutas étnicas. Discursos de ódio. Xenofobia. Os seus alvos incluem mulheres, crianças e pobres. Migrantes. Minorias de todos os tipos. Eles são vistos como "diferentes" e excluídos da sociedade dominante. Mas eles não estão sozinhos. A ONU está com eles. As Nações Unidas estão comprometidos com a defesa dos direitos de todos, e particularmente os mais vulneráveis. Essa é a nossa identidade e nossa missão. Discriminação é proibida por tratados internacionais. Mas compromissos abstractos não são suficientes. Precisamos enfrentar a desigualdade e a intolerância, onde quer que elas se encontram. No dia dos Direitos Humanos, apelo às pessoas de todo o mundo para aderirem à luta contra a discriminação."

6 comentários:

  1. Amiga Manuela,

    Pois é amiga, existe a ONU para os proteger, e existimos nós para os obrigar a cumprir.....se fossemos todos conscientes que estes direitos existem para serem cumpridos...mas somo muito poucos e os todos poderosos continuam a cometer atrocidades atrás de atrocidades.

    Oxalá algo mude, neste campo há muito caminho a percorrer, há incompreensivelmente demasiada passividade.

    beijo

    ResponderEliminar
  2. O ser humano se sentir descriminado,é muito triste......

    ResponderEliminar
  3. Querida Ná concordo consigo, mas a passividade não é incompreensível, da vez que estes "mestres", estudam há mais de 50 anos os comportamentos e orientação das massas. Uma grande maioria, aquela que não anda aqui pela NET, nem entende o que se está a passar. Isso é prova que a ignorância impera ainda.
    Mas tenho fé, que de um momento para o outro tudo mude e como disse ainda hoje o Dr, Fernando Nobre, o Mundo Humano, o do cidadão, imponha aos seus representantes a sua vontade. Quero crer, que começando as mentes a despertar, irá funcionar em bola de neve.
    Será isso, que vai acontecer.

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga Fernanda
    Há um caminho muito longo a percorrer, infelizmente, mas estes alertas são necessários. Só passo a passo se fazem mesmo as longas caminhadas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Mimirabolante
    É triste a discriminação, é triste e doloroso para quem é discriminado, é triste e patético para quem discrimina.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá Fada
    A esperança e a vontade de mudar é o motor da mudança. Por isso que o Dr. Fernando Nobre é daquelas pessoas valiosíssimas que põe em acção o melhor que há no ser humano. Nem tudo é mau. Nunca este mundo será perfeito, mas tenho alguma esperança que mude para melhor. Mas bem sei que se mudar para melhor, será lentamente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.