quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os portugueses e o ambiente

Na revista Visão n.º 870, do passado dia 5, em edição especial "verde" dedicada ao ambiente, foi publicada uma sondagem (VISÃO/SIC/Gfk/Socinov), feita em Portugal continental com base em 1040 entrevistas.
O resultado foi algo melhor do que o que eu esperava, embora fique muito aquém do que seria desejável. Claro que não passa de uma sondagem, mas pelo menos fica-se com a ideia de que a atitude dos portugueses perante o ambiente está a mudar, mas ainda há muito a fazer para que entendam que é fundamental mudar de hábitos para que possamos deixar este planeta, pelo menos, nas mesmas condições em que o recebemos.
Foram estes os resultados da sondagem (o que sobra para os 100% é NS/NR, ou seja, não sabe ou não responde), transcrevendo da Visão:

  • "Tomar duche em vez de banho de imersão: 84,8% já tomam , 8,4% vão tomar, 3,0% não vão tomar;
  • Separar o lixo para reciclagem: 63,2% já separam , 23.6% vão separar, 7,9% não vão separar;
  • Usar lâmpadas de baixo consumo na iluminação: 61,9% já usam , 26,9% vão usar, 6,3% não vão usar;
  • Usar electrodomésticos com melhor aproveitamento energético: 47,9% já usam , 25,0% vão usar, 15,9% não vão usar;
  • Usar menos os ares condicionados: 28,0% já usam menos, 11,6% vão usar menos, 43,5% não vão usar menos;
  • Usar um carro híbrido ou eléctrico: 2,9% já usam, 13,8% vão usar, 59,4% não vão usar;
  • Preocupam os problemas relacionados com o meio ambiente (poluição, alterações climáticas, camada de ozono e aquecimento global do planeta)? 59,5% muito, 37,3% médio, 0,4% pouco;
  • Deveria construir-se em Portugal uma central nuclear para produzir energia eléctrica? 45,5% não , 35,5% sim;
  • Devia limitar-se a circulação de veículos privados nas cidades em benefício dos transportes públicos? 76,1% sim , 11,2% não;
  • O governo português devia gastar mais dinheiro para proteger o ambiente? 68,5% sim , 15,2% não;
  • Os governos dos principais países estão a fazer o que é necessário para melhorar o ambiente? 34,4% sim , 49,6% não;
  • Sente que o mundo já enfrenta alterações climáticas graves, resultantes da deterioração do meio ambiente? 73,9% sim , 17,7% não;
  • Daria 1% dos seus rendimentos anuais para a protecção do meio ambiente, desde que esse dinheiro fosse bem utilizado? 44,2% sim , 38,5% não."

Na parte final do Jornal da Noite do passado dia 4, na SIC, passou uma reportagem sobre "Os portugueses e o ambiente". Foram apresentados casos em Portugal de dedicação à protecção do ambiente: permacultura, uso de energias renováveis, motos eléctricas.... Abaixo está esse jornal, e a reportagem acontece entre os minutos 51:40 e 65:00. Veja, e fique um pouco mais optimista.

9 comentários:

  1. Está melhor mas estará muito mais quanto maior for a cultura e a instrução cívica da nossa população.
    Aprendemos depressa mas até decidirmos fazer qualquer coisa temos de ser muito motivados.
    Talvez daqui a uma geração se vejam os efeitos.
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela Araújo!

    Pouco a pouco, a mensagem de que temos que mudar o nosso comportamento vai fazendo caminho: díficil será não perceber os muitos sinais que a natureza nos vai dando e que o "mudar de vida" já não é uma questão de opção, mas sim de necessidade.E, sendo nós racionais, por convicção ou conveniência, cada vez o faremos mais - e isso já é visível em relação àquilo e àqueles que conhecemos mais de perto, o que é bom sinal.

    Uma abraço.

    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  3. Independentemente de eu considerar que em matéria de números e respostas a inquéritos públicos, os portugueses têm tendência a dar respostas politicamente correctas. Quer dizer isto, que tenho para mim que deve haver por ali um certo exagero.

    Contudo, não se entenda daí que não veja sinais de adesão a comportamentos ambientalmente mais correctos e até socialmente desejáveis. Eles estão aí e podem ser encarados como um sinal de esperança.

    Umas vezes por questões de moda, outras porque quando nos vão ao bolso temos tendência a alterar comportamentos, por uma relativa eficácia da acção de organizações e pessoas singulares, e até por pressão dos mais novos já mais sensíveis a esta causa.

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela,
    Não acredito que estes números estejam correctos, uma sondagem vale o que vale! Já há de facto muita informação passada que as pessoas retêm, mas teoria é uma coisa e prática é outra. De qualquer maneira nota-se uma certa melhoria.
    Bj,
    Manuela

    ResponderEliminar
  5. Qualquer melhora é sempre bem vinda, e lutamos pra que a conscientização seja mundial. O tempo é curto mas se essas medidas forem tomadas por cada vez mais pessoas, ainda conseguimos reverter alguns quadros sombrios.

    ResponderEliminar
  6. Pequenas mudanças, fazem um dia, a Grande mudança! Isso é o que todos temos de saber e continuar sempre a corrente de uma mudança, por muito pequena que seja, para melhor.
    Roma e Pavia não se construiram num dia!

    ResponderEliminar
  7. Tenho receio da irresponsabilidade dos politicos...vai chegar o dia em que vão olhar para um molho de notas e perguntar para que é que aquilo serve.

    ResponderEliminar
  8. O resultado obtido na pergunta relativa à limitação da circulação de veículos privados.... mostra que - apesar dos avanços positivos - muitas das respostas positivas ainda são só boas intenções; mas também é verdade que nalguns casos já é um progresso.
    (Eu também li a revista e encontrei alguns bons projectos que desconhecia por completo)
    um abraço

    ResponderEliminar
  9. Caríssimos T. Mike (Miguel), Vítor Chuva, Ferreira-Pinto, Manuela Freitas, Lara, Fada do Bosque, Rui Figueiredo Vieira e Paulo Lobato:

    Peço desculpa por não ter estado atempadamente atenta aos vossos importantes contributos para o diálogo aqui neste espaço, mas infelizmente nem sempre consigo o tempo disponível que gostaria.

    Julgo que esta sondagem, é como diz o Ferreira-Pinto, um pouco a fugir para o "politicamente correcto", talvez a realidade em Portugal seja bem menos "verde", mas de qualquer modo, penso que estaremos no bom caminho, só que a passo lento.

    Obrigada a todos e um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.