terça-feira, 24 de novembro de 2009

A origem das espécies - 150 anos

Faz hoje, dia 24 de Novembro, 150 anos que foi editada a primeira edição do livro "A Origem das Espécies", no ano em que faz 200 anos desde o nascimento do seu autor, Charles Darwin.

"A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin, é um dos livros mais importantes da história da ciência, apresentando a Teoria da Evolução, base de toda biologia moderna. O nome completo da primeira edição (1859) é On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life (Sobre a Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida). Somente na sexta edição (1872), o título foi abreviado para The Origin of Species (A Origem das Espécies), como é popularmente conhecido." (Fonte: Wikipedia)

Tanto Darwin como Lamarck, seu predecessor na teoria evolucionista, pressupunham que o meio ambiente era o veículo fundamental para que ocorresse a evolução das espécies. No processo de evolução natural, muitas espécies foram extintas, muitas outras apareceram, fruto de uma melhor adaptação às adversidades do meio.

Hoje, a grande maioria das adversidades do meio com que as espécies em risco de extinção são confrontadas, são provocadas únicamente por uma espécie: o efeito modificador, desequilibrador e devastador que, sobretudo nos últimos dois séculos, o homo sapiens tem tido no planeta.

A evolução natural levou as espécies desde a origem da vida até ao homo sapiens.
Para onde levará o homo sapiens as outras espécies?

18 comentários:

  1. Pois é,
    e hoje ainda não ouvi, praticamente, falar nisso.
    Verdade seja dita que ontem a RTP2 transmitiu um documentário, e bom, sobre o assunto.
    Mas, hoje, e apesar de já ter ouvido "n" noticiários não detectei qualquer referência condigna.
    Se fosse o "dia dos carecas sardentos" havia para aí notícias a dar por um pau, mas como não é e não vende ...
    Coisas dos nossos tempos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel
    Então vimos o mesmo documentário. Adorei. Nunca vi tanta minhoca, digo, anelídeos! Foram os anelídeos marinhos que criaram condições para a fabulosa evolução das espécies no período Câmbrico, por terem libertado para a atmosfera o CO2 que permitiu o efeito de estufa, e que acabou com as fortíssimos idades do gelo.
    Está-se sempre a aprender! A evolução das espécies é um tema que me fascina, embora não perceba nada do assunto nem de biologia!

    ResponderEliminar
  3. O ser humano foi o maior erro da "evolução" neste planeta. Quem acredita em DEUS, deverá afirmar que o ser humano foi o maior erro da "criação".
    MAS. (há sempre um mas) A natureza que nós conhecemos, fará os "ajustes" que entender necessários e...novas espécies surgirão.

    ResponderEliminar
  4. C Narciso

    Eu não queria nada ter de concordar consigo...
    É que a espécie humana tem tanto de mau, mas também tem tanto de bom... Há pessoas capazes de tanto pelos outros que cada uma dessas histórias que vou sabendo me surpreende. Por isso que ainda vou tendo uma esperança...
    Mas se nos continuarmos a portar mal como espécie, como temos feito até agora, acho que terá razão, os ajustes serão feitos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Manuela!

    Passados todos estes anos,e por estranho que isso possa parecer,ou não,a teoria proposta por Darwin continua a não ser pacificamente aceite,sendo mesmo abertamente contestada em locais dedicados ao ensino das ciências.
    Mais concretamente, em algumas universidades dos Estados Unidos, uma corrente mais "conservadora", ligada à igreja, conseguiu impôr - em paralelo e como contraponto às aulas de base científica - o ensino de uma disciplina em que a existência do Homen é explicada como um acto de criação divina, por oposição à teoria da evolução das espécies.
    Nesta (s)) universidade (s), por absurdo ou paradoxal que isso possa parecer, a vida, tal como hoje a conhecemos, é explicada não em moldes científicos, mas baseada em convicções de natureaza religiosa ou de fé,o que leva a supor que o pensamento de Darwin nunca será uma afirmação pacífica, e muito menos verdade universal, independentemente do que cada um de nós possa pensar sobre este assunto.

    Um abraço.

    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  6. Caro Vítor Chuva

    A ciência e a religião têm universos muito distintos. Não se deviam misturar. A ciência baseia-se na investigação e numa mente aberta, livre de preconceitos ou teorias preconcebidas. Claro que isto em "teoria", porque na realidade, a ciência está em constante evolução, e muitas vezes apoia-se em teses formuladas à priori, e que acabam por ser abandonadas. Apesar do enorme contributo de Darwin, muitos outros cientistas posteriores "evoluíram" muito a teoria evolucionista. A ciência tenta compreender a realidade, dando dois passos para a frente e um para trás. Aos bocados vamos conhecendo o mundo, muitas vezes com teorias antagónicas e difíceis de entender ou de comprovar.
    Da discussão sai a luz.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Victor Chuva
    Os americanos tendem sempre a complicar o que já de si é complicado e sempre, com o Dogma ou Religião à mistura...O Darwinismo nunca será como diz, pacífico. É impossível contestar um dogma, ou quase e eles sabem disso. Algum interesse está por trás. O Dogma ou Religião, é imposto pela persuasão, enquanto a Ciência pura é Imparcial. É o tal combate infindável da Experimentação contra a Demagogia. Quanto ao criacionismo deixo aqui este filme TED, deveras esclarecedor.

    http://www.ted.com/talks/lang/por_pt/richard_dawkins_on_militant_atheism.html

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Quando já muito se disse em complemento ao texto principal, cabe apenas perguntar se não se podia também ensinar o "simpsonismo" nas tais faculdades? Sempre era mais divertido e menos faccioso e radical.

    ResponderEliminar
  9. Olá Manuela e Fada do Bosque!

    Obrigado pelo vídeo sugerido, o qual achei deveras interessante,inteligente,muito bem construido - para além de divertido, com um toque de humor muito próprio dos britânicos - e talhado à medida duma audiência muito especial - uma elite.

    O que penso sobre este assunto em geral não o revelei no meu post - dado não ser, obviamente, essa a intenção - embora julgue tê-lo dado a entender pela forma como o apresentei...

    Um abraço a dobrar.

    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  10. Caro Victor Chuva,
    O que pensa ficou subentendido, por isso achei que iria gostar do filme.
    Parece que tenho bom "faro" e fico contente que tenha gostado. :)
    Um abraço também!

    ResponderEliminar
  11. Fica aqui um outro vídeo sobre a vida na Terra, uma homenagem a Darwin, um aviso e uma mensagem de esperança.

    http://www.ted.com/talks/lang/por_pt/martin_rees_asks_is_this_our_final_century.html

    ResponderEliminar
  12. Amiga Nanuela,

    É óbvio que o que é científicamente explicável, mesmo com avanços e recuos tem muito mais lógica do que as Religiões nos tentam impingir.

    Eu acredito na Ciência.
    Adorei ver o Vídeo :)))

    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Ferreira-Pinto
    Os Simpsons pelo menos fazem-nos rir enquanto apontam os problemas e preconceitos da sociedade.

    ResponderEliminar
  14. Olá Fernanda
    Pois é, a ciência avança e recua, mas sempre se vai aproximando da realidade.
    Quanto ao filme dos Simpsons, está engraçado :), foi uma graça para desanuviar.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  15. Olá Fada
    Irei ver esses filmes que recomendas.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  16. manuela, desculpe estar a invadir a caixa de comentarios com um assunto externo, mas esta a par do escandalo que involve o IPCC conhecido por CLIMATEGATE?! se sim, quer comentar?!
    cumprimentos e mais uma vez desculpe a invasao.

    ResponderEliminar
  17. Olá joao pedro, já ouvi falar e já li sobre essa história de e-mails de 2 dos cientistas do IPCC, a que algumas pessoas estão chamando climategate.
    Uma jogada muito oportuna, mas não me parece que tenha qualquer impacto na cimeira de Copenhaga: os líderes dos países desenvolvidos falam em reduzir o aumento de emissões em vez de falar em redução efectiva, o que é um mau presságio. O poder do dinheiro a falar mais alto.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. mas ja leu o conteudo dos emails?! principalmente sobre a alteraçao deliberada de dados com vista a validar a fantasia do aquecimento global... porque diz que é uma jogada? cumprimentos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.