terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dia 350

Fica aqui um pequeno filme sobre acções em torno da iniciativa 350. Veja também as fotos do dia 24 de Outubro, dia de acção climática 350.



Falta pouco mais de um mês para a cimeira de Copenhaga sobre as alterações climáticas. Está pronto para juntar a sua voz aos que querem um acordo sobre o clima justo, ambicioso e vinculativo? Se está, assine aqui, e adira à campanha global TckTckTck.

12 comentários:

  1. Manuela,
    Há cerca de uma semana que assinei o TckTckTck e o VOTE EARTH já consta também na barra lateral dos meus blogues. Aliás lembrei-me de si ao fazê-lo.
    Um abraço e força para o seu trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Como sei que gostas destas coisas (embora não saiba como atingi esta brilhante conclusão), espreita isto: ONU

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de saber realmente, que Tratado é esse.
    É que já são tantos tratados assinados sem o conhecimento das massas, que no mínimo dá que pensar.
    Quanto ao que a ONU diz, teria mais credibilidade se fosse sufragada pelo povo, como diz S.S. Dalai Lama.
    De qualquer forma é bom chamar a atenção dos masters... pelo menos pode ser que pensem um pouco.

    ResponderEliminar
  4. Olá Fada
    A questão é essa mesma. O tratado ainda não existe, espera-se que saia da cimeira de Copenhaga, e será o sucessor do tratado de Quioto.
    As campanhas referidas são um modo de as massas terem voz, e dizer aos líderes que não queremos "brincar às casinhas" com a poluição e com as alterações climáticas.
    Estas campanhas são para dizermos aos decisores que se vão juntar em Copenhaga em Dezembro, que estamos atentos e que queremos um tratado ambicioso (reduzir fortemente as emissões de CO2), justo (que os países mais pobres sejam mais protegidos e os mais ricos mais "penalizados") e vinculativo, isto é que haja meios de verificar e obrigar os estados a cumprir as suas metas de redução de poluição.
    Em linguagem mais corrente, é disto que se anda a falar.
    Beijos

    Olá Josefa
    Obrigada pela visita e por estar activamente atenta.
    Um abraço

    Ferreira-Pinto
    Sempre brincalhão. Vou lá espreitar!

    ResponderEliminar
  5. Como não existe se segundo o que li, há já um esboço de 181 páginas, concluido a 15 de Setembro? Lord Christopher Monckton, afirmou-o em Saint Paul, no Minnesota. o problema é saber o que contém realmente...
    Se é para penalizar os Países mais ricos e favorecer os mais pobres, em qual destes pólos se situa Angola?!E porque foi lá Hillary Clinton logo, logo que Obama ganhou a Presidência?! Impor sanções pela forma como Eduardo dos Santos "gere" a pobreza? Por menos destruiram o Iraque.
    É tudo muito confuso para mim.
    Crês mesmo que o Tratado, a menos de dois meses, ainda não está feito?!
    Ou eu sou mesmo céptica com os Masters.
    Vamos lá ver o que vai o Obama propôr... e cumprir. A Austrália também...

    ResponderEliminar
  6. Fada

    Claro que já há documentos de base para a proposta, mau era se não havia, a menos de um mês da cimeira. Um deles falei aqui em 10 de Junho, que é este documento.

    Claro também que cada um vai puxar a brasa para a sua sardinha, é de esperar.

    Mas nessas coisas de política, estás muito mais informada do que eu. Boa "tanga" me deste!

    Não sou é de opinião que só valha a pena criticar tudo e nada fazer, de achar que tudo está mal e nada vale a pena, bem sabes.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Não é que seja mais informada... mas sabes como sou desde pequena, muito desconfiada com quem tenha a faca e o queijo na mão. mas tens toda a razão, em não ficarmos quietas... Nisso e noutras coisas, foste sempre o fiel da balança. :)
    Bem hajas e espero que nos ouçam!

    ResponderEliminar
  8. importante nao é assinar, é sim saber o que se vai assinar!!! principalmente sobre a bolsa de valores de carbono, a parte dos impostos, e sobre essa instituiçao ter supremacia sobre os governos nacionais. alguem por acaso ja leu?! a cara Manuela, que esta a aconselhar, ja leu o tratado? cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Parabéns por mais um selo =):

    Selo "Blogueiros unidos em prol de um mundo melhor"

    Passe lá no blog pra pegar o selo e divulgar no seu blog.

    As regras do selo divulgadas são postar as principais coisas que faço para cuidar do meio ambinete e indicar o selo para 10 blogueiros (ou menos, se você não tiver no blogroll 10 blogs que aceitam selos) que também tenham esta preocupação.

    Abs

    ResponderEliminar
  10. Vídeo muito legal, já o tinha posto lá no blog também.
    Fico feliz que muita gente aderiu a esta ação, foi bem legal.
    Manuela, parabéns, recebeste mais uma selo.
    Passe lá no blog.

    Abração

    ResponderEliminar
  11. Robson e Diêgo

    Meus caros amigos do Brasil, muito obrigada pelo prémio, e parabéns aos vossos blogues, que são excelentes. Já lá fui agradecer e buscar o prémio. Diêgo, ainda por cima deu-me dois de uma vez! Acho que não mereço, mas aceito com muita honra.
    Daqui por uns dias faço o "post" e a distribuição.

    Um grande abraço p+ara os dois.

    ResponderEliminar
  12. Oi Manuela.

    O problema é que, como voce sugeriu, cortando fortemente as emissoes de carbono, mesmo que fosse o caso que este causasse mesmo aquecimento e levando em conta os cálculos distorcidos do IPCC, seria possível apenas se desligássemos todas as indústrias e carros por algumas décadas. Tudo isto leva em conta que os CO2 é o único gas de efeito estufa, o que nao é verdade. Entao temos que voltar atrás e racionalmente debater este assunto entre ambos os lados e nao criar uma histeria que beneficia apenas aqueles que irao lucrar com ela.

    De uma olhada aqui:
    http://www.anovaordemmundial.com/2009/11/video-alguem-ja-leu-o-acordo-do-tratado.html
    emerson

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.