quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Capitalismo: Uma História de Amor


Estreia hoje em Portugal o mais recente filme documentário de Michael Moore, "Capitalismo: Uma História de Amor". Uma história de amor entre o sedutor Capitalismo e uma seduzida, apaixonada e cega América. Já aqui tínhamos falado numa relação semelhante.

Tenciono ver este filme, já que considero o "capitalismo" um dos grandes culpados pelo mau estado do nosso planeta, e já que Michael Moore sabe pegar e expor muito bem os seus temas de intervenção social. Abaixo, fica o trailer, e aqui o cartaz com os cinemas em que está em exibição. Para saberem mais um pouco sobre o filme, para além da sinopse, leiam o texto de Ana Margarida de Carvalho no blogue de cinema da Visão, Final Cut.

14 comentários:

  1. Olá Manuela :-) Já vi, ainda nao tive tempo de fazer um post no blog, mas recomendo vivamente! Os filmes do Michael Moore sao sempre "eye openers". Goste-se ou nao do estilo do dito (há quem nao goste), o que é certo é que se nao fosse ele, hoje eu nao estaria atenta a tanta jogada que se faz pela calada e com o consentimento da media standardizada (copy/paste). O mais engracado é que sao os únicos filmes em que o público participa, pelo menos aqui na Alemanha. Acho que se tivessem tomates à mao encheriam o ecra, tal nao era a revolta perante o rol de informacoes chocantes que o filme apresenta. Desde o plano de "bailout" após o colapso da wall street, cujo dinheiro misteriosamente ninguém sabe onde para, até ao infâme seguro de vida em que o beneficiário da morte dos empregados é a empresa onde estes trabalhavam, é tudo tao inacreditável, que só nos resta...acho...rezar ;-)

    ResponderEliminar
  2. Não sei se irei ver; Michael Moore começa a estar para o cinema como o Medina Carreira para Portugal ... tudo mal, tudo mal, tudo mal, soluções nenhumas!

    É um realizador (não lhe chamaria cineasta, mas quanto isso nem ouso ir mais além pois tens por aí em casa quem disso perceba mais que eu) que pisa territórios reais de forma desabrida, mas temos de reconhecer que nem sempre respeita a verdade para alcançar os seus objectivos e propósitos!

    Louve-se, no entanto, a ousadia de trazer à discussão temas pertinentes. Se a partir daqui fosse possível iniciar uma discussão séria sobre um modelo alternativo de sociedade, mereceria um óscar!

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela e equipa!
    Visitem o meu blogue BioTerra sobre Educação Ambiental (com quase 6 anos de actividade!)
    O vosso blogue tb está interessante!
    Vai buscar um selo para vocês
    Vibrações positivas:)

    ResponderEliminar
  4. Também tenciono ver, Manuela.

    Passe o estilo algo "bombástico" de Michael Moore, acho interessante analisar os seus pontos de vista. Assim tem sido a minha opinião, face a outros filmes seus anteriores.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Parabéns por este maravilhoso blogue. Voltarei. bjs

    ResponderEliminar
  6. Deve ser bem interessante e espero ver. Já vi outros documentários dele, mas continuo a preferir o "Bowling for Columbine".

    ;)

    ResponderEliminar
  7. Ferreira-Pinto
    Eu acho que o Moore põe o dedo bem mesmo em cima da ferida - há que berrar, que dói.
    É verdade que era melhor que apontasse soluções, mas antes de se solucionar seja o que for, há que fazer o diagnóstico da doença - e nisso, ele é óptimo.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Ecila
    Se já tencionava ver, com o seu comentário fico a saber que não posso perder. Obrigada.

    ResponderEliminar
  9. João Soares
    Muito obrigada pelos cinco selos, é com muita honra que os recebemos e aceitamos. Claro que já conheço o BioTerra há muitos meses, e é um blogue óptimo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Ana Paula Sena
    Estou de acordo consigo. Vi dois (Columbine e Sicko) e gostei muito.
    Uma beijo

    ResponderEliminar
  11. Sara L. Miranda
    Bem-vinda a este blogue. Já conheço a sua bela Casa em Viagem há bastante tempo, os seus textos são excelentes.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Spark
    Não os vi todos, mas face ao tema desconfio que vou gostar mais deste ;)

    ResponderEliminar
  13. Há um bom tempo que estou querendo assistir esse filme, mas parece que ainda não chegou no Brasil :(
    O filmes do Michael Moore são sempre bons para ficar sabendo de coisas que são escondidas de todos nós e para refletir o nosso atual modo de viver.
    Quero muito ver esse filme e espero que seja lançado logo no Brasil.

    Parabéns pelo blog Manuela :D
    Sus postagens são ótimas, e sempre que tenho um tempinho tento dar uma passada aqui

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Olá Vítor
    Não sabia que o filme ainda não estreou no Brasil...
    Obrigada pela vistita, e retribuo os parabéns pelo blogue ao seu
    Por Um Mundo Melhor, que tanto se tem dedicado a divulgar o voluntariado e outras acções em favor de um mundo melhor.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.