sábado, 24 de outubro de 2009

A Máfia Lusitana

De Rui Araújo, no passado dia 16 de Outubro (em IOL Diário, e na reportagem TVI):

"Todos os dias são depositadas ilegalmente pelo país centenas de toneladas de resíduos tóxicos e de lamas de depuração em aterros clandestinos. A TVI descobriu sete aterros de norte a sul de Portugal, mas haverá muitos mais.

Os infractores poluem os solos, as águas e prejudicam a saúde das pessoas. Encontrámos compostos que provocam cianose, mutações genéticas, alteração do sistema reprodutor dos seres vivos, malformações graves, cancro e morte. "

Veja a reportagem completa da TVI aqui. A seguir ficam os seus primeiros 8 minutos.



"A Quercus considera escandalosa a incapacidade de actuação das entidades fiscalizadoras, nomeadamente da GNR e dos serviços do Ministério do Ambiente (IGAOT), dado terem permitido o transporte e a deposição ilegais de resíduos industriais, durante demasiado tempo, esperando que agora actuem em conformidade com a gravidade da situação" (fonte: TVI24.IOL)

Em risco, ficam o ambiente e a saúde. As coimas pelas infracções ambientais, essas, foram reduzidas!

20 comentários:

  1. Manuela,
    Obrigado por este extraordinário post que denuncia um verdadeiro atentado ao património natural e humano do país. Não conhecia a reportagem e a notícia passou sem que eu me desse conta. Por isso, associo-me a este verdadeiro acto cívico, desinteressadamente, pelo bem-comum pelo qual nos cabe, a todos, zelar... vou fazer link no A Nossa Candeia.
    Um grande abraço,
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  2. Manuela, como diz o advogado Miguel Pereira, na reportagem, «num país a sério isto não seria possível (...) e se continuar será realmente uma triste prova da fragilidade das nossas instituições».
    Sempre gostava de saber qual o caminho que isto irá levar, após esta denúncia com elementos de prova; provavelmente uma coima para inglês ver...
    Trata-se de poluição de alto-risco e plenamente consciente: não há desculpa.
    No seu desconhecimento, as pessoas apenas lamentam o cheiro...nem sabem os perigos a que estão expostos; e autoridades que as deviam proteger, onde estão?

    um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Esta reportagem atesta uma ilegalidade que não preenche os requisitos nem de um aterro nem de uma lixeira...nada! Trata-se de uma situação de Crime.Estão ali substâncias tóxicas e perigosas, compostos mutagénicos e carcinogénicos! Parece uma brincadeira, mas a verdade é que em 500 a.C já havia uma lixeira municipal em Atenas... Qual a nossa genialidade para com uma herança tão "rica"? Portugal no centro das anedotas ou, então, máfia será a palavra certa. Não sei se já foram implementados alguns sistemas de informação nem se estas unidades funcionam em tríade (1 - unidade de tratamento físico- quimico; 2 - encaminhamento dos resíduos industriais perigosos para algumas cimenteiras; 3 - aterro controlado), mas a verdade é que estas unidades permitem um tratamento (cerca de 200.000 ton./ano)adequado de determinados resíduos...
    Enfim. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos da blogosfera, Ana Paula, Paulo e Jeune Dame:

    Eu também não vi a reportagem, confesso que vejo pouca TV e TVI é mesmo raro...
    Soube da reportagem da TVI sobre estes crimes ambientais através da rede Limpar Portugal, onde foi divulgada, e logo fui ver aqui na net.
    É escandaloso que aconteçam crimes destes num país que se diz desenvolvido.
    Espero que a onda de indignação que se está a gerar obrigue as autoridades a agir. Ou de facto, isto não será um país a sério.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. A Máfia Lusitana... hum... do pior!
    Andam estes energúmenos a espalhar veneno e não há fiscalização, nem castigo?! começo a perceber porque é que tudo adoece de forma tão massiva... claro!... e com doenças fatais. Depois é o tabaco...
    Ao menos os franceses, são um bocado mais "espertos" e vão despejar o lixo tóxico bem longe. Desta feita a Sibéria... Como todos os que pensam, na terra dos outros não faz mal!
    Contentores de lixo nuclear, em tão grande quantidade, que foram descobertos através do Google. Sabes o que disseram quando confrontados?! - " Aquilo não é lixo, é urânio empobrecido, valioso, que os russos agora vão reaproveitar!" - Haja lata para tudo! Nasce mais um tipo de Máfia à escala global... a Máfia do lixo tóxico e o crime ecológico! Nem quero imaginar, os meandros dessas negociações!
    Agora os portugueses, são os verdadeiros kamikazes! Os que o fazem e os que permitem!
    Realmente quem quiser ficar elucidado e sem peias, é ir ao blogue de a voz de O db! A realidade nua e crua, também!

    ResponderEliminar
  6. Amiga Manuela,

    Mais uma das muitas formas de atentar contra a natureza, sendo esta uma das mais graves.
    Não há fiscalização nem coimas, são todos corruptos.
    As autarquias sabem, os fiscais são comprados, por dinheiro tudo se faz.
    Onde iremos parar???

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Amigas Fada e Fernanda

    Por cá e por lá, cada um faz o que pode para fugir às suas responsabilidades perante todos, perante a lei, e perante autoridades cegas ou inoperantes.
    Ainda bem que há quem, por conta e risco, investigue e "ponha a boca no trombone"

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Robson

    Muito obrigada por esse selo, que até traz passadeira vermelha :)
    Parabéns a você também e ao Consciência Efervescente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Vi a reportagem e nem queria acreditar.
    Passam-se coisas tão graves e tão inconcebiveis neste pobre país, atentados de toda a ordem, que ficamos (ainda?!) boquiabertos.
    Mas, o mais grave de tudo é que após a reportagem não ouvi mais qualquer referência sobre o assunto. Será que estava distraída? Algum de vós ouviu? Se sim, agradeço me digam onde.
    Beijinho, Manuela.

    ResponderEliminar
  10. Teresa

    Eu também não vi a reportagem na TV, só depois na net, nem ouvi nada na TV sobre o assunto, mas como vejo pouca TV, não sei.

    Onde tomei conhecimento foi na rede Limpar Portugal, pois lá foi divulgado.

    De resto, também gostaria de saber o porquê do silêncio ...

    Um abraço

    26 de Outubro de 2009 19:00

    ResponderEliminar
  11. Olá Manuela,

    Será que ainda estás por aí? Estive a postar a petição relativa ao Greenpeace mas não consigo colocar o video. Contigo também aconteceu. Comon é que resolves-te?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Um achado este blog, de facto caí aqui por intermédio de outros blogues que sigo e a temática que aborda é muito importante.
    VIVEMOS REALMENTE NUM MUNDO PERIGOSO, MUITO PERIGOSO!...
    Saudações,
    Manuela

    ResponderEliminar
  13. Teresa
    Já lhe mandei um e-mail com o "html" do filme.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Manuela Freitas

    É um mundo perigoso, mas sobretudo em perigo.
    Obrigada pela visita, volte sempre.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Olá Manuela Araújo!
    Também vi a reportagem, que é chocante e ainda mais preocupante, mas que, infelizmente, não é motivo para espanto ou admiração. Na sociedade da comunicação em que vivemos o que se passa por este país fora - e no Mundo - só ganha estatudo de acontecimento desde que convertido em notícia, em paricular na TV, e esta não transmite tudo o que acontece ... caso contrário ainda mais "assustados" ficaríamos.
    Compadrio, deixa andar,corrupção, é a triste imagem que fica do estado de coisas neste país, para mal de todos nós. Esperemos que a denúncia obrigue à intervençã neste e noutros casos, enquanto (é ?) tempo.

    Um abraço.
    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  16. Obrigada Manuela, mas continua a não resultar. Há qualquer coisa que falha, só que não sei o que é. De qualquer forma, espero que a mensagem passe.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Caro Vítor Chuva:
    Tem toda a razão. Pensando bem, nem é de admirar. E espero que seja como diz, que haja divulgação suficiente para que as autoridades façam o seu dever.
    É impossível sabermos todos os "atentados" ambientais que se passam à socapa por esse país fora, mas pelo menos sobre os que se sabem (através da TV é sempre mais visível) não podemos ficar calados.
    Um abraço

    Teresa:
    Também não sei qual o problema com o filme, mas conseguiu passar bem a mensagem.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Olá Manuela,
    Este é daqueles vídeos de verdadeiro horror!
    Vou colocá-lo no meu blog,se não se importar.
    Só num país como o nosso isto acontece e ninguém vê!!!!!!!!!

    Abraço,
    Ana Portugal

    ResponderEliminar
  19. Ana Portugal

    Claro que não me importo, eu quero é que seja divulgado, pelo que agradeço.
    Abraços

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.