quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Há muitas pessoas boas no mundo, muitas!

Enquanto vamos denunciando aquilo que está mal, esquecemo-nos, por vezes, que na sua maioria o ser humano é bom e tenta, por todos os meios e mais alguns, construir uma sociedade justa e equilibrada. É o caso de muitos anónimos que trabalham e investigam por forma a dar uma saída aos problemas,com que a Humanidade e o Planeta se debatem. As energias renováveis e verdes, são objecto, neste momento de um trabalho afadigado de homens e mulheres dedicados que diariamente encontram obstáculos imensos e desafios monumentais. É o caso de um grupo de investigadores e engenheiros, liderados pelo investigador Stanford Narrows, na Irlanda, onde terminaram um projecto de 5 anos de trabalho desgastante.
Uma turbina colossal, com hélices submarinas, capaz de captar e armazenar uma energia poderosa e limpa, a energia das correntes marítimas. Um dos maiores desafios foi colocar este imenso complexo de 1000 toneladas debaixo das correntes mais agressivas do mar da Irlanda. O trabalho terminou e a turbina está já em funcionamento, faz neste momento a 1ª fase de testes e de estudos, com imensas equipas de biólogos para garantir que a fauna marítima não seja prejudicada de forma alguma. Ver mais aqui.
Entretanto, acabaram na Escócia trabalhos hercúleos para pôr em prática uma máquina,capaz de captar uma das energias mais poderosas do planeta, a energia das ondas e das marés!
Qual o 1º cliente visado para colocar este complexo mecanismo em execução? PORTUGAL! Sim, isso mesmo! Depois de vários anos de investigação de cientistas e trabalho árduo de engenheiros, esta serpente gigante, a PELAMIS, está, aliás, estão, pois são três, em funcionamento e estudos na nossa costa. Pode ver imagens aqui desse mecanismo revolucionário, inócuo e de grande capacidade de armazenamento de energia eléctrica. Depois de ver a reportagem, fiquei minimamente ao corrente dos esforços gigantescos por parte de todos para pôr o "Bicho" a funcionar! Obra Hercúlea, por parte dos escoceses.
Mas de uma coisa podemos ter a certeza, uma vez mais, PIONEIROS na exploração dos Oceanos! Ainda em testes, pois devido ao desgaste das ondas e salinidade, o material tem de ser altamente resistente e adequado, não tem impacto algum na fauna marinha.
Geralmente fada de mau agouro, venho aqui mostrar que algo de bom a Humanidade vai continuando a fazer.
É preciso divulgar, o que o homem quer fazer de bom, e INSISTENTEMENTE, para que os lobbies predadores e que geralmente gostam de boicotar este tipo de invenções, deixem correr os processos até ao final sem os eliminar, como aconteceu com o 1º inventor das turbinas submarinas. Dean Corren, dos EUA, que viu os financiamentos cortados em 1985 depois de terminados os estudos e protótipo. Voltaram ao activo, em River Side, Nova Iorrque e foi já colocado um conjunto destas turbinas em tamanho pequeno, nada como a Seagen. Claro que já poderiam estar a funcionar há muitos anos, mas os lobbies adoram empatar, e enquanto empatam, ganham. Bem sei que daqui poderão vir a sair lucros para eles próprios, enquanto financiadores, aí o Estado tem um papel a fazer!... Exijamos que o faça! mas enquanto não são poluentes, já é um grande passo para a Humanidade, o Futuro das Espécies e do Planeta. O MAR sempre foi a Esperança dos portugueses e voltará a sê-lo, em todo o seu domínio. Um dia acabará por acontecer!... Temos de acreditar, defender e apoiar estes projectos. Claro que os dividendos, irão demorar como em todos os grandes investimentos, mas acabarão por compensar.

20 comentários:

  1. Fada do bosque

    Parabéns pelo post, que tem uma óptima abordagem.

    Há de facto muita gente boa nesse mundo, e há muita gente a esforçar-se por tornar este planeta mais sustentável.

    No caso da energia das ondas, é uma das energias renováveis com grande potencialidade, mas como disseste, a necessidade de uma elevadíssima resistência face ao risco de grandes tempestades leva a que ainda esteja a uns bons anos de poder ser eficazmente explorada.

    Estive há meses nos Encontros de Ambiente, em Famalicão, onde o especialista Eng. Rui Barros fez uma excelente exposição do "estado da arte" no que se refere à energia das ondas.
    Não imaginava as dificuldades com que se têm deparado, nem a variedade de sistemas que têm estado em estudo para captação dessa forma de energia.

    E esse Pelamis, que é um dos casos de quase sucesso, esteve a "cavalgar" as ondas em fase de teste bem perto de nós, ali na Aguçadoura.

    Depois desses encontros, a ideia com que fiquei é, se houver financiamento, será possível talvez daqui a 10 anos teremos mesmo energia das ondas já a sério.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post este Fada, e num registo de optimismo que só lhe fica bem, muito bem mesmo :-))
    Já tinha lido sobre o Pelamis e sabia
    que andava ai por cima.
    Há também um projecto em fase de teste e de testes nos Açores, portanto, a "coisa" anda a mexer-se, para nosso bem.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, mas isto foi já um investimento titânico, e sei que estão aqui ao nosso lado... o link vai lá dar. Mas aqui existe o problema de quantos aparelhos, irão ser precisos para fornecer energia a uma cidade como o Porto. Esses 3 custaram 8.8 milhões e foram encomendados antes desta crise... pode ser inviável, ou não, mas fico aqui a torcer pelas gerações futuras, os nossos filhos merecem perspectivas de vida. Entretanto o SEAGEN, também é uma solução, só que não tem capacidade de tanto armazenamento... Vamos ver.

    ResponderEliminar
  4. Uma coisa é certa, se gerações anteriores conseguiram implantar plataformas de petróleo, no Mar do Norte, a nossa e as futuras hão-de conseguir fazer com que o mar, seja a mais valia das energias verdes.

    ResponderEliminar
  5. Que belíssimo post !
    Só não compartilho muito a edílica visão do Homem Bom.
    Mas o que me interesse é o que aprendi.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Manuela, quando há dias escrevi sobre o excelente trabalho dos nossos cientistas e investigadores e como é um prazer segui-los, porque têm aplicação prática, e agora também na área do software, era a casos como este que me referia. Eu, que pouco vejo televisão, vi ontem na RTP 2, às 21,00h, um documentário um pouco antigo sobre este assunto e sobre os Pelamis, onde se falava de Portugal como cliente, devido à extensão da orla marítima, e não ainda como fornecedor dos mesmos.
    Se só o que vem nos jornais é que existe, como deixei de ler jornais há muito, para mim o que existe é tudo o resto e é muito melhor.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Este caso que apresenta é mais um no meio de tantos e tantos que "luta contra a maré" com os recursos que têm...
    A fonte primária de energia renovável a contribuir de modo maioritário para o consumo global acaba por ser a biomassa, mas qual será a outra face da moeda? No que diz respeito aos oceanos, continuam a ser um mistério por desvendar com um reservatório energético incluido...Para se aproveitar o movimento cíclico das marés, a colocação de turbinas para a conversão em electricidade, é indispensável (um bom exemplo a observar no estuário do rio Rance em França).Será também interessante observar o aproveitamento da energia cinética das correntes oceânicas superficiais..O que irá permitir o projecto de Dalupiri? Portugal tem esperança, mas chega sempre em atraso...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Josefa
    Acho que a Fada do Bosque, que escreveu este texto, também viu esse documentário ontem, e eu fiquei com muita pena de não ter visto.
    Quanto a Portugal cliente e não fornecedor, é pena, mas o investimento é de facto enorme, como diz a Fada do Bosque. E nós por cá temos as mania das grandezas, mas o bolso português não deve chegar, por muita mania que haja.
    Mas bons engenheiros e cientistas, há muitos nascidos em Portugal. Só é pena que muitos tenham de emigrar para poderem realizar seus projectos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Eduardo, também sou optimista... :)) ás vezes é muito difícil sê-lo, mas a palavra acreditar é muito poderosa.


    E quanto a isso, Jeune Dame de Jazz, penso que Portugal não chega sempre atrasado, o caso dos Descobrimentos, provam exactamente o contrário.

    Maria Josefa Paias, não se admire de aparecer uma indústria deste produto um dia em Portugal. Eu sugiro Viana do Castelo... :)

    T. Mike
    Acredito que tenha muitas razões para não acreditar no homem bom, escasseiam ou não serão divulgados no ecrã e outros meios de comunicação. Esses não estão ao serviço da bondade humana, o que é de todo uma infelicidade. A verdade é que o que é mau é que vende, isso demonstra a capacidade do humano de imitar o que não deve, infelizmente. Pouco mostram de bom.

    ResponderEliminar
  10. Bem, FADA, tu desta vez superaste a mestra aqui do blogue!
    Grande abordagem a um assunto muito interessante.

    ResponderEliminar
  11. Acho QUINN, que é um assunto com pernas para andar e dar uma forcinha, não custa nada.
    Os filhotes, os nossos, os dos outros menos protegidos também merecem todos os nossos esforços para ter um futuro, por nós ameaçado, temos de repor!... temos de compensar o mal que fizémos!Por todas as vias possíveis!... :)

    ResponderEliminar
  12. Esta e tantas outras formas já tentadas de conseguir obter resultados na produção de energia limpa, que não macule o ambiente, estão, infelizmente, votadas ao fracasso. Enquanto o petróleo for o negócio que tem sido para os snrs do dinheiro, muito dificilmente haverá projectos deste género com pernas para andar, como bem sabemos.
    Mas vale a pena lutar contra este status-quo. O problema é o preço astronómico que qualquer investigação comporta. E os apoios ficam-se pelo caminho.

    António

    ResponderEliminar
  13. Fada do Bosque, espero que desculpe a minha desatenção ao dirigir o comentário à Manuela.
    Referi que o documentário era um pouco antigo, precisamente para realçar que nele ainda só aparecia Portugal apenas como cliente e não como fornecedor das maquinarias, que é o que se está a negociar agora.
    Viana do Castelo é de facto um bom lugar e já com muitas infraestruturas, cuja adaptação será possível, conjugando assim energia e sinergia.
    Um abraço.
    Josefa

    ResponderEliminar
  14. Parabéns mesmo... fada Helena.

    Trabalho fabuloso que nos dá algum alento.
    Há gente boa sim, há gente que se interessa e se dedica, de corpo e alma ao estudo de todas as formas e pelas formas mais limpas, menos agressivas, para que o nosso Planeta volte a ser azul.

    Não vejamos impedimentos em tudo e em nada, querer é poder, haja vontade e tudo se faz.
    Basta dar prioridade ao que é realmente prioritário.

    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Pois é Sr. Nunes... é essa a realidade. Enquanto a maioria das pessoas se esfalfa para encontrar soluções, a minoria açambarcadora do dinheiro, trata de boicotar aquilo que os outros fazem de bom, em benefício próprio.
    Isso é o que impede a humanidade, de estar muito melhor! O Mundo em pouco tempo, transformou-se num feudo!
    Temos de divulgar o que de bom se faz... de qualquer modo. É poucu, mas é alguma coisa.

    ResponderEliminar
  16. M. Josefa

    Não tem que pedir desculpa... tanto faz que se dirija a mim ou à Manuela! :))
    Agora embora eu desconfie. que estão a ser enveredados negócios, para a fabricação de componentes destas máquinas, penso que estão ainda no segredo dos deuses... mas acredito que Viana é o sítio ideal, o norte precisa de ajuda no que toca ao emprego e tambem ao desenvolvimento. Há que esperar e ter calma.
    Obrigada Josefa. :)

    Querida Ná, as suas palavras dão alento. Temos de nos inconformar um pouco, com o estado de coisas e "denunciar" o que por aí se vai fazendo de bom.
    Eu ouço diáriamente na TSF, o que de bom se vai fazendo a nível industrial e científico e noto, que os portugueses são excelentes no que fazem! Pena é, não ser mais divulgado.
    Beijinho para si também e obrigada. :)

    ResponderEliminar
  17. Tem muita gente boa e tem muita gente má no mundo, mas acreditar na gente boa e sobretudo nas que fazem investigação científica, é que me leva a acreditar que o Planeta Terra ainda pode ser salvo do homem. Parabéns pelo blogue, obrigado Fada do Bosque

    ResponderEliminar
  18. Jorge Bernardo

    Obrigada eu, pelo apoio tão entusiasta, áqueles que na sombra se esfalfam para tornar o Mundo melhor.
    Temos todos de lhes agradecer. :)

    ResponderEliminar
  19. Oi Manuela, td bem???

    Graças a Deus, exitem muitas pessoas boas sim. Eu ainda acredito no ser humano..rs

    Obrigada pelo comentário sobre o artigo..vc não sabe como isso me ajuda...
    Bj para vc, pessoa boa...
    ÉRICA SENA

    ResponderEliminar
  20. Olá Érica

    Obrigada pela visita, e pelas palavras, mas a pessoa boa aqui é a minha mana Fada do Bosque, que aqui colabora e que escreveu este excelente "post".
    Beijinhos para si, que é também uma dessas pessoas boas que lutam por um mundo mais limpo e mais justo.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.