quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Greenpeace - petição aos supermercados - por uma pesca mais sustentável

Este é parte do texto do e-mail que recebemos de Osvaldo Gago da Greenpeace:

"A Greenpeace está a fazer uma petição aos supermercados portugueses a pedir que deixem de comercializar espécies capturadas em a grandes profundidades em alto mar. Estes ecossistemas estão ameaçados pela pesca de arrasto e por outras técnicas, e é urgente que os supermercados pressionem a indústria, deixando de vender espécies capturadas a grande profundidade. Podem obter alguns factos sobre o estado dos oceanos a grande profundidade no slideshow na primeira página do site da Greenpeace.
Com o vosso blogue podem ajudar a promover esta petição e a pressionar os grandes supermercados, responsáveis por 70% do peixe comercializado em Portugal. Embora tenha sido lançada há apenas alguns dias, a petição já tem várias centenas de assinaturas e continua a crescer a bom ritmo.
A alteração do comportamento dos supermercados já está a acontecer em vários outros países europeus e duas das cinco cadeias de supermercados portugueses efectuaram melhorias entre o primeiro e o segundo ranking (2008 e 2009, respectivamente).
"



Este filme refere-se ao ranking de 2008. Em 2009, o Lidl continua em 1º lugar, tendo já passado a sua classificação para 51%, mas o grupo Jerónimo Martins, como o Pingo Doce e Feira Nova , passou para último! (Ver aqui o ranking 2009).

Eu já assinei a petição e enviei às cadeias de supermercados. Ajude também a proteger a biodiversidade dos nossos oceanos. Por uma pesca mais sustentável, clique aqui, assine a petição e divulgue.

9 comentários:

  1. Amiga Manuela,

    Já assinei a petição.
    É óbvio que estou 100% de acordo com o seu texto e com o que divulga.
    Vou ver o que descubro em Inglês, para o meu Diverse, se lhe for possível manda-me o Htlm deste seu post para que seja mais fácil a publicação no Sempre Jovens.

    Não consegui ver o vídeo, será problema meu???

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Já assinei a petição, vamos lá ver se resulta! :)
    Esperemos que sim.

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga Fernanda

    A maior parte do texto é do e-mail que nos enviaram, que lhe reencaminharei. A Greenpeace aconselha a usar o texto da petição seguido de um artigo de opinião, mas eu optei por usar o texto do e-mail.

    Olá mana Fada

    Eu também espero que muita gente assine, para ver se as cadeias de supermercados repensam os seu modos insustentáveis de pescar.

    Beijos para as duas.

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela,
    Não só assinei a petição como a reencaminhei para alguns amigos.
    Importas-te que transcreva parte do texto do Osvaldo, e insira o video no meu blog?
    Quanto mais se divulgar melhor. Todos DEVEMOS dizer PRESENTE, quando se trata de defender o planeta que é e todos e não só de alguns.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa
    Claro que não importo, nem o vídeo, nem a maior parte do texto são meus, e mesmo que fossem, teria toda a honra em ceder.
    O que interessa mesmo é que ajudem a divulgar, a ver se resulta.
    Já reencaminhei o mail que a Greenpeace mandou.

    Beijinhos e muito obrigada

    ResponderEliminar
  6. Amiga Manuela,

    Já publiquei no Sempre Jovens e no Facebook.
    Obrigada.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Como peixe, em média 3 refeições por semana, e em geral espécies das que figuram na lista da Greenpeace: pescada, red fish, salmão, atum, bacalhau. Parece que vou ter mesmo que virar "vegeta".

    ResponderEliminar
  8. Fernanda
    Fez muito bem divulgar, obrigada.
    Beijos

    Rui

    Não me diga que também é da geração que via o Dragon Ball :)

    Agora a sério, não será preciso mesmo sermos vegetarianos, mas pelos vistos também não convém abusar do peixe. E 3 vezes por semana não será abusar. Talvez mudar de espécies. Confesso que, tirando o redfish, esses peixes também entram correntemente na minha cozinha, também cerca de 2-e3 vezes por semana.

    ResponderEliminar
  9. Aqui na Alemanha é possivel encontrar atum que (dizem eles) é pescado de forma sustentável. É muito mais caro, e nao sei bem o que é atum pescado de forma sustentavel. Há que confiar, na falta de melhor opcao?!? Talvez. Vegetarianismo é uma opcao. Ou diminuir drasticamente o consumo de carne/peixe e procurar ao máximo as alternativas vegetais (nao transgénicas). O estado da alimentacao está a ficar preocupante.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.