segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Em Moscovo não querem neve no Inverno!?

Yury Luzkhov, o presidente da Câmara de Moscovo, a capital da Rússia, declarou guerra à Natureza titulava a notícia. Vendo-se aquilo assim a frio, poder-se-ia pensar que ele ia mandar derrubar árvores, arrancar flores, erradicar jardins, fuzilar pássaros …
Mas não. Afinal, o governante só quer minimizar os efeitos da neve no duro Inverno russo alterando a composição das nuvens.Como, perguntarão vocês? Vai pagar à Força Aérea russa para espalhar gelo seco e partículas de cimento nas nuvens, criando precipitação.Como o plano tem um custo estimado de quatro milhões de euros, parece que conseguirá poupar três milhões pois só para limpar neve em Moscovo gastam-se sete milhões de euros.
E a poluição sonora e atmosférica que os aviões da força aérea russa vão provocar, alguém contabilizou isso? E se o Inverno for rigoroso, será que os moscovitas não vão andar a nadar em água da chuva? E num inverno sem neve, mas chuva será que se vai beber a mesma quantidade de "vodka"? E assim sendo, quais as perdas económicas nesse sector? E sem neve, será que o turismo se vai manter? E quem estará disposto a andar a nadar em lama na Praça Vermelha em vez de lá ter neve? Esta mania de interferir com o curso da natureza ainda vai ser a morte do artista!

26 comentários:

  1. Olá Ferreira Pinto,

    Também acho que não de deve alterar o curso da natureza.
    Depois os Moscovitas estão mais do que habituados aquelas condições atmosféricas, porque alterá-las???

    Abraço
    Fernanda

    ResponderEliminar
  2. Ferreira-Pinto

    Estas soluções são um autêntico perigo para a humanidade. Não se sabe o seu efeito, há um aumento de poluição, e é como dizes, interferir assim com o curso da natureza não só pode ser a "morte do artista" como devia ser CRIME.

    Mais, esta gente ainda não percebeu que a atmosfera é de TODOS? com que direito se arrogam a alterar equilíbrios naturais a seu bel-prazer, naquilo que não lhes pertence.

    A iniciativa do Condomínio da Terra, em que a atmosfera, a hidrosfera e a biodiversidade são partes comuns já chega tarde, deveria era já estar implementado, para que não se fizessem alarvidades destas!

    Partículas de cimento nas nuvens .... deviam era ser envenenados com essas partículas os criadores da ideia mais os responsáveis.

    Estou chocada! E pelos vistos, ainda por cima Chicago e Montreal querem fazer o mesmo. Ao que chegámos!

    ResponderEliminar
  3. Pelos vistos chama-lhe a nova "guerra fria"... Isto ainda vai dar que falar, é demasiado grave!

    (http://www.google.com/hostednews/ap/article/ALeqM5iO4WWB8dmaqwd0olzhdiXnpGOBxQD9BCATV80)

    ResponderEliminar
  4. E foram feitos estudos para avaliar o impacto, a médio/longo prazo, que tal medida terá para o ambiente na zona ?

    Esta gente gosta de brincar como o fogo (ou com a neve), mas o problema é que depois não são só eles que se queimam. Somos todos nós.

    ResponderEliminar
  5. Eduardo, penso que está a fazer a pergunta sabendo a resposta, eu ponho a minha mão no fogo (ou na neve) em como não foram feitos estudos, e se os foram, de certeza absoluta que foram inúteis ou de imaginação frutífera. Não há dados suficientes para prever as consequências de tal "vandalismo".

    ResponderEliminar
  6. Boa te vai!... o "Mundo", anda todo marado?! E depois eu é que sou a exagerada!...
    Só esta, e a Alemanha com vacina da gripe para as individualidades e outra para o povo! Vai-se a ver, uma tem veneno e outra não, qual será a envenenada?!
    Anda tudo doido!... Que raio se está a passar no Mundo?! Alguém me explique, senão ainda me dá um treco. Ahhh e o governo português já arranjou forma de poder ler o nosso correio electrónico... é para descobrir os vírus!... dizem!
    Isto realmente, fazer chover! Nem quero ver, como vai saír a dança da chuva!!
    Isto são só "boas" notícias!

    ResponderEliminar
  7. E eu que gostava tanto de ter alguma neve no inverno; não muita é certo.

    E que pensam os moscovitas? será que apoiam?
    Se é democrático não tem problema...

    ResponderEliminar
  8. Não sei se os moscovitas apoiam, mas as implicações na atmosfera de certeza não se vão restringir a Moscovo, por isso, só seria democrático se todo o planeta fosse consultado e se houvesse conhecimento das consequências. Por isso, não pode ser democrático.

    ResponderEliminar
  9. Que haverá ainda de verdadeiramente Democrático, no nosso Planeta?!
    Gostaria de saber...

    ResponderEliminar
  10. Manuela, se é democrático não tem problema...e assim vamos destruindo o planeta.

    ResponderEliminar
  11. Espero bem que seja a morte do artista, a julgar por esta medida isso seria uma bencao ;-)

    Fada do bosque, tambem ando com grandes duvidas sobre o que ainda é verdadeiramente democrático no nosso planeta. Algo se passa sim, e nao é democratico de certeza!

    ResponderEliminar
  12. Manuela, parabéns por merecer mais um selo:

    Selo "Não faço parte do problema, faço parte da solução"

    Venha ao Consciência Efervescente buscar o selo e reproduzir as regrinhas.

    Beijão

    ResponderEliminar
  13. Olá Robson
    Muito obrigada pelo selo, por achar que somos parte da solução e não do problema, aqui no "Sustentabilidade" ficamos muito honrados com esse prémio, pois está no espírito do objectivo do blogue. Em breve vou dar seguimento ao desafio.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Paulo, pois estava a estranhar o seu comentário anterior, não o tinha era percebido... agora entendi!

    ResponderEliminar
  15. Meus caros, permitam que assinale aqui o excelente trabalho que a minha amiga Manuela Araújo fez ao assegurar o contraditório neste post.

    É, de facto,uma força da natureza e prova que se todas as "manuelas" fossem como ela, andava o mundo muito melhor (desculpem, mas esta é meio "private joke"!).

    Ao lançar aqui este texto foi não só para justificar a presença na lista dos cronistas (para não entrar na dos relapsos), mas porque achei extremamente curioso que se queira interferir num fenómenos aparentemente normal por razões económicas!

    Contudo, e como já por aqui se aventou, importaria que se soubesse se a alegada poupança de 3milhões de euros não se vai traduzir em prejuízos maiores em Moscovo ou noutros locais.

    Temos tido a tendência para deixar escapar um encolher de ombros ou um singelo "que miséria", "que tragédia" quando vemos inundações, maremotos, fogos, desertificação e afins porque aquilo é lá na Ásia, por exemplo!
    O problema é quando as coisas batem à porta ... bem diz o nosso povo que só nos lembramos de Santa Bárbara (acho que é esta a santa) quando troveja!

    ResponderEliminar
  16. Ferreira-Pinto

    Com um elogio desses, nem sei onde me meter, pois tenho a certeza que é imerecido, mas mil obrigadas pela tua gentileza.

    Este "post" que aqui deixaste é importantíssimo, é um daqueles casos que precisam de ser travados enquanto é tempo. Espero bem que as associações mundiais de defesa do ambiente estejam atentas e tudo façam para impedir semelhante disparate, semelhante atentado.
    E que não fiquem à espera que troveje para se lembrarem de Santa Bárbara, pois o raio pode cair em cima de nós todos.

    E espero também que muitos outros divulguem esta perigosa tentativa de alterar a natureza, a ver se a conseguemimpedir.

    ResponderEliminar
  17. Olá Manuela,

    Depois da notícia no Brasil (urinar durante o "duche") que tem muito que se lhe diga - ainda estou a esfregar os olhos sobre esta ideia...Partículas de cimento?! Alguém explica aquele Senhor a composição do cimento..E, já agora, o impacto ambiental que têm os constituintes do clínquer e gesso!? Inacreditável! Obrigada pela divulgação..abraço.

    ResponderEliminar
  18. Olá Jeune Dame

    Antes demais, agradeço a visita e deixe-me só dizer que este "post" do Ferreira-Pinto também me deixou com os cabelos em pé, sem saber o que pensar do manda-chuva de Moscovo, que afinal é um manda-cimento e que não deve estar bom dos miolos (acho que deve ter inalado o tal cimento).
    Ainda não recuperei do choque, até a minha linguagem ficou mais violenta...
    Quanto ao "xixi no banho", também já me ri com essa, lembram-se de cada uma... mas é inofensiva, não sei é se terá na realidade algum benefício, agora cimento nas nuvens?????
    Um beijo

    ResponderEliminar
  19. Boaaaa!... Nela!
    Assim gosto de te ouvir falar!...
    Foi motivo para uma boa risota, no meio de tanta tragédia... :))

    ResponderEliminar
  20. Este post (do Ferreira-Pinto) ainda consegue manter uma educação louvável...para o governante de Moscovo só há uma palavra: IGNORÂNCIA - e eu já estou a cometer a falácia argumentativa ad hominem :-) ! (Quanto ao "xixi no banho" será inofensivo se me apresentarem (relativamente ao Brasil)um levantamento clínico de todas a infecções urinárias..)Será assim tão inofensivo? As condições de saúde já são suficientemente frágeis para se apresentar uma medida destas que, como diz, pode nem ter benefício..(já há tão poucas bactérias - risos).

    ResponderEliminar
  21. Meninas tenham lá calma, não é boa política a gente começar a dar forte e feio nos amigos do Putin. Os tipos para aqueles lados ficam ofendidos, já que são mais pipis que sei lá o quê e quando menos se espera temos o traste a mandar uma carga de cimento para cima cá das cabeças da malta!

    Eu, manda a verdade que se diga, não fiquei com os cabelos em pé como a Manuela, porque o uso rapado, mas pus-me a pensar ... eu sei bem que é asneira, mas façam de conta ... imaginem agora que vai um tipo a passear por Moscovo e de repente, cabum, um enorme estrondo ... começa a chover e o cavalheiro abre o guarda-chuva ... cabum, mais um estrondo e fica o desgraçado enterrado até à cintura depois de ter levado com um bloco de cimento no toutiço ... é, não é Manuela? Misturar cimento e água dá nisto, não?

    ResponderEliminar
  22. Se calhar não é uma ideia má de todo. E parece que até fica baratinho...

    ResponderEliminar
  23. Se ao menos o cimento e água juntos fizessem tijolos para cair em cima de uns ditadores e falsos democratas que nós sabemos, até que valeria a pena. É essa a parte boa da ideia, mas não sei se os tijolos seriam encaminhados para onde deviam...
    Quanto ao baratinho, fica muito, disso não haja qualquer dúvida, especialmente para todo o planeta...

    ResponderEliminar
  24. Somos injusto: há muita "obra" que vai poupar dinheiro!(Sempre que aparece: Putin,traduz-se em: Pudim)...

    ResponderEliminar
  25. Isto hoje vai aqui um forrobodó!
    Quinn já faziam falta os teus conselhos! :)))

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.