sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação

Em 16 de Outubro de 1945 foi fundada a FAO (Food and Agriculture Organization), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Por isso, 16 de Outubro foi o dia escolhido como o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, o tema é "Alcançar a segurança alimentar em época de crise".

"A nível mundial existem muitos recursos naturais e alimentares, mas as deficiências na produção e a falta de tecnologias nos países menos desenvolvidos levaram milhões de pessoas a um estado de subnutrição ou expostas à insegurança alimentar, como também aos problemas causados principalmente pela falta de acesso a uma boa alimentação. Este ano, a FAO estima que a fome atingirá um novo recorde histórico: 1,020 mil milhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a uma em cada seis pessoas no planeta." ( Portal da Saúde)

Imagine que cada seis pessoas ajudavam uma a sair da miséria e da fome. A maioria de nós pode ajudar, uns pouco, outros mais. Não só aqueles que estão perto de nós, mas também aqueles que não tem ninguém por perto para ajudar.



Já há 20 anos que a FAO reconheu que "o problema não é tanto a falta de alimentos, mas a falta de vontade política". Leia o artigo "Fome é causada pela má distribuição e não pela falta de alimentos" no dw-world.de.

E enquanto não há suficiente vontade política para combater este flagelo da fome e da má distribuição de alimentos, cabe-nos a todos ajudar no que podermos. Não é preciso muito, 20 cêntimos chegam para "encher uma taça", 40 euros alimentam uma criança num ano escolar.

Neste Dia Mundial da Alimentação, faça um donativo para ajudar alguém a sobreviver à fome. Pode fazer on-line, no site do WFP - Programa Alimentar das Nações Unidas.

Pode ajudar também a alimentar alguém que tem fome jogando um jogo: o Free Rice. É um jogo didáctico - aprende-se enquanto se joga. São feitas perguntas sobre o tema que escolher, e por cada resposta que acertar está a doar 10 grãos de arroz a uma pessoa com fome. O tema inicial é vocabulário inglês, mas pode mudar para outras línguas, para artes, geografia, química, ou matemática. Se tem um bocadinho de tempo, experimente, é que não custa mesmo nada. É só clicar na imagem ao lado e começar a jogar.

E se tem um blogue, divulgue este jogo, coloque um banner, que pode ir buscar aqui.

9 comentários:

  1. Manuela,
    Assustador!
    Por mais que queira, é-me de todo impossível imaginar o que sente uma pessoa que passa fome diariamente;dias seguidos a fio.
    Não será concerteza aquela "fraqueza" que temos por estarmos sem comer há meia dúzia de horas.

    O problema é que males que se não vêem não se sentem...

    ResponderEliminar
  2. Paulo

    É mesmo assustador. Eu não consigo imaginar. Se eu não jantar, nem sequer consigo dormir. É inimaginável o sofrimento de estar faminto. Já viu aquela foto de uma criança a morrer e um abutre atrás, à espera? faça a pesquisa no google com as palavras "criança" e "fome" e escolha imagens, que o resultado é aterrador.

    Por isso que eu respondo sempre a quem me diz que devemos ajudar primeiro os que estão perto: e quem ajuda quem não tem ninguém por perto?

    E aqui está o Free Rice, uma forma fácil de ajudar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. E o flagelo ameaça generalizar-se!
    Não só pelo aumento constante da população mas da incapacidade de se gerarem recursos alimentares que cheguem.

    ResponderEliminar
  4. E pensar que a não resolução deste gravissimo problema se deve, em grande parte, à falta de vontade política e não tanto á falta de alimentos.
    Números da nossa vergonha: "Este ano, a FAO estima que a fome atingirá um novo recorde histórico: 1,020 mil milhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a uma em cada seis pessoas no planeta."
    E ficamos sem palavras!...

    Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar
  5. Amiga Manuela,

    Como sabe já publiquei sobre este tema várias vezes.
    Está também no meu Facebook como sabe.
    Não há nada que mais me faça sofrer do que pensar naquelas crianças famintas a morrer á fome enquanto outros morrem de obesidade.
    É simplesmente inconcebível.
    Bem haja por estar sempre atenta a estas causas tão nobres.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Ferreira Pinto

    Segundo a FAO, ainda há capacidade alimentar para todos. Mas, para além da má distribuição, se continuam a insistir nas plantações para queimar como biodiesel, aí acredito que a capacidade de gerar recursos alimentares decais muito.

    ResponderEliminar
  7. Teresa

    Infelizmente é verdade, é vergonhoso que se preocupem tanto em gastar em armamento e tão pouco com as pessoas que necessitam.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  8. Fernanda

    Este é também, de todos os temas que aqui falo, o que mais me toca, e sei que a Fernanda é incansável a alertar para a fome, pobreza e miséria desse mundo.
    Por isso aceitei a sugestão do Paulo Lobato de falar no jogo Free Rice, para ver se as pessoas percebem que é um jogo interessante em que se aprende, joga e dá comida a quem tem fome em simultâneo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Acho incrivel o que se desperdica diariamente no mundo ocidental, é uma ofensa e desrespeito a quem sofre uma vida com fome

    http://www.guardian.co.uk/environment/gallery/2009/jul/19/food-waste?picture=350496057

    A resposta está na distribuicao dos alimentos, no dividir. E tambem na responsabilidade individual, inclusive na responsabilidade de dar com consciência e informacao (bem investigada).

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.