sábado, 10 de outubro de 2009

Coisas do vizinho

Um dos aspectos fundamentais na procura de um planeta mais sustentável é, sem dúvida, a redução do consumo. A sociedade de consumo, este modo de vida capitalista do "compra-usa-deita-fora-que-já-há-nova-moda" vai destruindo a nossa casa comum, o nosso lindo planeta, através do excessivo consumo de recursos e da excessiva produção de lixo.

Sei que é difícil contrariar esta tendência, especialmente para quem cresceu habituado a este sistema e o acha a coisa mais natural do mundo - ou seja, grande parte da população com menos de 40-50 anos, sobretudo de meios mais urbanos.
Mas nem sempre foi assim. E em certos meios rurais também não é assim.

Há alternativa, por muito que as pessoas confortáveis na sua sociedade de consumo não queiram ver: comprar apenas o que precisa; usar enquanto tiver uso; deixar de ser escravo de modas; dar ou remeter novamente para o mercado o que não lhe tem utilidade mas está em bom estado.



Baseado no conceito sustentável da reutilização de bens de consumo, João Leitão e Vanessa Sayers criaram a loja "Coisas do Vizinho". Uma loja onde são comercializados objectos em segunda mão. Onde qualquer pessoa pode ser cliente, ou fornecedor.

A loja situa-se em Pombal. Mas a ideia de João Leitão é criar uma rede de lojas pelo país, e , para o efeito, procura gente empreendedora e preocupada com o ambiente. Saiba mais na rede ning Coisas do Vizinho.

7 comentários:

  1. Olá Manuela,

    Parabéns e obrigado pela forma assertiva como comunica a necessidade de todos mudarmos para estilos de vida compatíveis com um futuro positivo para os nossos filho e a vida no Planeta.

    Obrigado também pela forma como está a partilhar o nosso projecto.

    As coisas estão a correr bem. Provavelmente em 2010 vai haver muitas novidades.

    Bem-haja!

    ResponderEliminar
  2. Amiga Manuela,

    Ideia genial essa dos criadores dessa loja. Parabéns a João Leitão e Vanessa Sayers.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Caro João Leitão

    Agradeço as suas palavras, e não tem que agradecer a divulgação, porque esse projecto merece crescer para ajudar na sustentabilidade e na crise. Desejo-vos o maior sucesso.
    Um abraço.

    Amiga Fernanda

    Tem toda a razão, eles merecem bem os parabéns, e é de facto uma ideia genial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ideia fora de série. Agora os portugueses, têm mais é que perder as peneiras e ganhar tino. Estas lojas já existem há muito tempo, em Países muito mais desenvolvidos...
    Espero que tenha muita aderência e sucesso também! :)
    É só boas ideias. No fundo, no fundo, quando chega o aperto, o portuga lá se DESENRASCA! :))

    ResponderEliminar
  5. Olá Manuela Araújo.

    Já tinha visto na TV reportagem sobre o tema. Oxlá que a ideia alastre a outros sítios de forma a evitar tanto desperdício e esbanjamento - a difícil situação economica irá certamente dar uma ajudinha para que isso possa acontecer!

    Um abraço.

    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  6. Espera-se que a ideia germine e se transforme em mais um contributo à preservação da nossa casa comum.

    ResponderEliminar
  7. Olá Fada, Vítor Chuva e Ferreira-Pinto

    Também espero que estas lojas de artigos em segunda mão sejam divulgadas, que as pessoas percam os complexos, e que haja quem aproveite a ideia também como forma de trabalho, de forma a que a rede cresça e se espalhe pelo país.

    Todos, e o planeta, ganham com isso.
    Abraços.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.