quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Alterações Climáticas - chegou a hora de agirmos

Hoje é o dia em que milhares de blogues de todo o mundo se vão dedicar ao tema das Alterações Climáticas (Blog Action Day). Aqui pelo Sustentabilidade é Acção, este tema tem sido recorrente, já que tentar agir contra a poluição que tanto efeito tem nas alterações climáticas, é uma questão fundamental para a sustentabilidade deste nosso planeta.

No próximo mês de Dezembro, líderes de todo o mundo reunir-se-ão em Copenhaga na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, para decidirem as estratégias e objectivos a realizar nos próximos anos com vista a minorar as consequências e travar o aquecimento global. Minorar, sim, pois elas já se fazem sentir em várias partes do mundo, e é já impossível travá-las por completo.

E o que é que nós, simples cidadãos, podemos fazer para ajudar a debelar esta crise climática? Sozinhos, não podemos fazer muito, mas se cada um fizer a sua parte, todos juntos, seremos poderosos.

Podemos repensar as nossas atitudes, o nosso estilo de vida, reduzir a nossa pegada ecológica através de uma redução no consumo: consumindo menos energia, menos água, menos "coisas", optando sempre que possível por reutilizar e reciclar, escolhendo uma alimentação com menos carne, utilizando meios de locomoção menos poluentes, preferindo os transportes públicos aos particulares, partilhando. Escolhendo casas, carros e electrodomésticos energeticamente e ambientalmente mais eficientes. Instalando sistemas de energias renováveis, melhorando o isolamento e ventilação natural dos edifícios, não sobreaquecendo as nossas casas, evitando fugas e desperdícios de água. Podemos agir em casa, na rua, podemos reciclar e podemos intervir.

Para além destas e muitas outras acções, que traduzem uma mudança de atitude e uma mudança no estilo de vida, esta é a altura de nos manifestarmos publicamente como forma de pressionar os líderes mundiais a aprovarem um futuro tratado de Copenhaga justo, ambicioso e vinculativo.



A hora de mudar o nosso estilo de vida para um modo mais sustentável foi ontem é hoje e será amanhã. O mundo ocidental tem de mudar, tem de desacelerar o seu consumo, para que o planeta chegue para todos, para que os povos mais pobres possam ter direito a melhorar a sua qualidade de vida.

Quanto a tomarmos uma posição em relação à cimeira de Copenhaga, a hora é esta, o mês é este e o próximo. Não podemos perder esta oportunidade.
Ficam aqui algumas sugestões para juntar a sua voz por esta causa:

28 comentários:

  1. Apreciei muito o alerta e chamada de atenção para a cimeira de Copenhaga. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Manuela, como é que fez aquilo? Ainda o meu postal do Blog Action Day não tinha arrefecido e já tinha um comentário seu! E bem simpático!
    Depois vim aqui e vi que os publicamos quase em simultâneo, mas em vez de comentar logo o seu, fui assinar a petição Seal the Deal, onde perdi muito tempo porque a ligação estava muito lenta. A propósito disto, posso levar para os meus blogues o selo desta petição que tem aqui ao lado?
    Parabéns pelo trabalho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela
    gostei muito do seu texto e video é inspirador para fazer algo mais. Não sei se vou ter tempo hoje para escrever no meu blog sobre o Blog Action Day, mas vou tentar.
    Acho que nas sugestões só faltou lá indicar o meu blog onde podem juntar os videos a exigir 350 para Copenhaga, mas está bem, eu sei que ainda é pequenino, mas está a crescer, já tem lá mais uns quantos: www.exigir350ja.blogs.sapo.pt.
    Um grande bem haja e força para continuar esta luta, que temos forçosamente que ganhar!
    Luis Rosa

    ResponderEliminar
  4. Josefa
    Eu estava on-line nessa altura, e com o painel do blogger a mostrar as actualizações dos blogues que sigo...
    Já lhe enviei por mail várias versões do selo Seal The Deal.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Luís Rosa
    Tem toda a razão, quando comecei a fazer o texto até estava a pensar nisso, mas quando cheguei ao fim, esqueci-me. Mas ainda vai a tempo, não tarda nada, está lá.
    Obrigada pela visita e pela lembrança.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Manuela parabéns pelo texto.
    Precisamos se UNIR para que a mudança aconteça mais rapidamente. Todos devemos fazer nossa parte para que possamos viver em um mundo melhor.
    Parabéns pelo blog também.

    Ah você gostaria de fazer uma parceria entre nossos blogs?
    Você tem algum banner para eu colocar lá no meu blog?

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Julgo que este texto tem a solução do problema, menos consumo, altereção de modelo de desenvolvimento. O problema é fazer com que todos estejamos dispostos a prescindir de bens e serviços que não chegam a todos. Ainda hoje li que 10% da população mundial passa fome. A sustentabilidade passa por corrigir estes desequilibrios, onde nós, mundo desenvolvido, comemos tudo e não deixamos quase nada.

    ResponderEliminar
  8. Uma sugestão de leitura para todos:

    http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4792836,00.html?maca=bra-rss-br-top-1029-rdf

    ResponderEliminar
  9. Olá Vítor Garcia

    Obrigada pelo comentário. Claro que gostaria de fazer uma parceria com o seu blogue Por um mundo melhor, que agradeço, pois estamos no mesmo barco. Já mandei o "banner" por mail e vou "pegar" o seu banner lá no seu blogue.

    Abraços de Portugal

    ResponderEliminar
  10. Caro Guimarães

    Também estou convencida que a diminuição do consumo é a principal estratégia para um mundo mais sustentável.
    Em relação à fome, tem toda a razão, e agradeço a sua sugestão de leitura, que já espreitei e vou ler, pois parece-me de todo o interesse.
    Ainda mais que amanhã é o Dia Mundial da Alimentação, e já tenho um "post" agendado sobre o assunto (a fome), para o qual essa leitura com certeza contribuirá para o completar.

    Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  11. Olá Manuela,
    Desde já agradeço o comentário ao meu post relativamente ao Blog Action Day.
    De facto chegou a hora de agirmos (e já vamos tarde).
    Unamos as nossa vozes!

    Abraço,
    Ana Portugal

    ResponderEliminar
  12. Olá Manuela,

    É urgente que tudo façamos no sentido de travar (?!) esta destruição que não pára.
    Que esta corrente dê frutos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Amiga Manuela,

    Assinei a petição, publiquei no Facebook e levei o badge para os meus Blogues.
    Sei que deveria ter feito mais, mas não deu.

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Olá amigas Ana, Teresa e Fernanda

    Importa mesmo é fazermos o que está ao nosso alcance por um planeta mais limpo e sustentável, e também divulgar, claro.
    Vamos lá também a pressionar esses senhores que decidem o futuro deste pálido ponto azul.
    Obrigada pela vossa participação e pelo vosso comentário.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Muito bem mana, muito bem! :)
    Só para ler e assinar isso tudo... levou um bocado... Mas já está! :)

    Só aqui uma achegazinha... :)
    Quanto ao consumismo, não tem que haver preocupação... projectaram esta crise exactamente para isso. Cada vez menos podem consumir e vai agravar muito rápidamente... :(

    ResponderEliminar
  16. Olá Fada

    Acho que a redução do consumo pelo mundo "rico" é uma premissa essencial para a sustentabilidade. O capitalismo e consumismo desenfreado é que escavacou este planeta.

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Disseste o mesmo, por outras palavras, ou é de mim?!

    ResponderEliminar
  18. Fada, ainda bem que disse o mesmo por outras palavras, pois eu tinha entendido que querias dizer uma coisa diferente. Assim, ficamos esclarecidas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Manuela, deixo aqui uma notícia interessante para post. Este é o espaço natural para a noticiar. Se o entender...
    Se calhar já a conhecia....

    um abraço

    http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1405498

    (não é necessário publicar o comentário)

    ResponderEliminar
  20. Paulo Lobato

    Agradeço a informação, sugestão e pela consideração pelo blogue. Não conhecia, e então em breve falarei sobre essa aldeia solar em Odemira, mas com um bocadinho de atraso, pois estes dias não tenho tido tempo.

    Obrigada e um abraço.

    ResponderEliminar
  21. cara manuela, pode explicar-me o porque do meu comentario nao ter sido publicado?! penso que ao nao fui mal educado... ao menos uma explicação... ou este blog so admite um tipo de opinioes?! cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Caro João Pedro
    O seu comentário anterior, embora sarcástico, não foi mal educado. Aliás, deixe-me dizer que o comentário vinha como se tivesse havido um anterior a dizer o mesmo, o que não aconteceu.
    Claro que pode aqui haver opiniões diferentes. O que já não estou muito de acordo é que este blogue seja aproveitado para fazer publicidade ao blogue mitos climáticos, que advoga precisamente o contrário do que este blogue defende. Acrescido de que há uma agressividade na maioria dos detractores do aquecimento global em relação aos que o defendem que não me agrada e que considero não desejável para este blogue.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  23. cara manuela, se sarcasmo houve no meu comentario nao foi intencional. e realmente ja tinha tentado colocar o post antes mas nao consegui-problema da minha ligaçao, presumo.
    noto uma agressividade muito maior por parte dos defensores do aquecimento global, que falam como fanaticos religiosos, como se o aquecimento global fosse uma verdade incontornavel, nao se preocupando com o mais importante: a verdade cientifica dos factos! note que nao me estou a referir a si em particular.
    penso que esta errada ao nao publicar o meu comentario somente porque nao partilharmos a mesma opiniao, mas o blogue é seu. voltaremos a falar no futuro.
    assim sendo, cumprimentos.

    ResponderEliminar
  24. Está a ver, João Pedro, como nos chamou "fanáticos"? É a isto que eu me refiro.

    ResponderEliminar
  25. desculpe mas esta a distorcer as minhas palavras!!!
    disse que falam COMO fanaticos religiosos, expliquei porque e disse que nao era o seu caso!!
    foi isso ou nao foi?!

    ResponderEliminar
  26. João Pedro

    De facto, disse que não era o meu caso, mas como eu faço o que posso para prevenir o agravamento do aquecimento global e das alterações climáticas através de uma alteração de comportamento sempre focada no menor consumo de recursos e consequentemente na redução de emissões, integro-me no grupo.

    Como já lhe disse antes, a grande maioria das pessoas, tal como eu, não conhece a verdade científica dos factos (duvido que haja alguém), mas vê o que se passa à sua volta.

    Considero que é mais importante tentar que as pessoas mudem os seu hábitos para hábitos menos consumistas e menos destrutivos, pois o nosso planeta não é ilimitado, do que averiguar se a temperatura média foi ou não bem medida ou se subiu ou desceu nos últimos 10 anos ou não.
    Pode-se discutir isso, mas não comigo, que não sou cientista, muito menos dessas áreas.

    Também não sei que mal poderá trazer ao mundo a redução do consumo de recursos naturais e consequente redução de lixo e poluição, que os ambientalistas advogam.

    Não me considero fundamentalista, nem acho que a grande maioria das pessoas que se preocupam com o ambiente o seja.

    A agressividade não resolve nada, e seguramente não contribui para tornarmos este mundo, que está já tão mal, melhor.

    Mas diálogo civilizado, será sempre bem-vindo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  27. concordo em absoluto que devemos cuidar deste nosso mundo, ate porque nao temos outro. alias faço por isso de uma forma activa. mas nao me vendam essa necessidade de mudança embrulhada na fraude do aquecimento global.
    quando começarem a aprovar impostos sobre as emissoes de carbono (ja se fala disto nesta reuniao de copenhaga e em frança ja esta previsto entrar em funcionamento em 2010) - e pode crer que esse é o real objectivo desta fraude, taxarnos ainda mais - ai sim se vai ver de que lado esta a razao.

    a manuela é concerteza uma mulher inteligente, que nao se fica pela informaçao convencional, investigue e informe-se e vai ficar surpreendida (tal como eu fiquei, quando tambem defendia as suas ideias) com a razao e força cientifica daqueles que nao concordam com a teoria do aquecimento global. siga os links que enviei que do lado de la ninguem morde.:)

    penso que lhe ficava bem colocar o meu primeiro post, m as tudo bem.
    cumprimentos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.