terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sustentabilidade sem Democracia, é possível?!

Quem pensa que em Portugal se vive em Democracia, desengane-se. Portugal deixou há já muito tempo, de ser um País Democrático, perdeu sem se aperceber, a Liberdade de expressão.
Agora podem dizer-me, que não passo de uma pessoa com febre, atacada pelo vírus AH1N1. Mas eu digo porque sustento esta ideia:
Perdemos um Direito que nos assiste em Democracia, o Direito à informação, o mais imparcial, transparente e verdadeiro possível, dos factos que se passam no Mundo. Aqui há uns tempos pensei, que a invenção da caixa mágica, a TV, seria esse o fim que serviria, independentemente dos meios para lá chegar.
Bem me enganei!... a TV, como todos os Media, não passam de instrumentos de manipulação de massas, com o fim de servir interesses de uma meia dúzia de senhores que governam o Mundo, os LOBBIES, esses todo-poderosos.
Os mensageiros da verdade, os jornalistas, vivem cada vez mais situações de precariedade, impossíveis de ultrapassar, que põem em causa a liberdade de expressão.
Se não temos informação, se não sabemos os factos, como poderemos fazer juízos de valor, para construirmos uma sociedade baseada no civismo e cidadania?! Não podemos, porque não somos esclarecidos, pelo contrário, somos manipulados, levados a pensar que está tudo no rumo certo, enquanto o mundo se desmorona em injustiças.
Os Media pertencem a 3 ou 4 grupos empresariais, que decidem o que pode ou não ser publicado. Assistimos assim passivamente, ao descalabro económico e social, a que este tipo de censura levou. Que liberdade de expressão poderemos ter, se nos foi sonegado o Direito à Verdade e Informação?!
Caso flagrante, foi o 5º canal televisivo, Telecinco, de que tanto se falou, ter sido "chumbado" sem motivos válidos. Neste caso seria um canal livre, apenas se obedeceu aos seus patrões, os homens (não posso dizer os nomes, senão vou ver o sol aos quadradinhos) que destruiram a Liberdade de informação. Eu comparo-os a uma mistura de lesma gigante, pela maneira como se deslocam sem serem notados, com os tiranossauros rex, pelos estragos que fazem por onde passam, mandam nas publicações europeias... vejam lá o poder!... e teriam de ser portugueses! Outro facto flagrante, é o de existir um INDEX ou lista negra, onde são apontados os nomes de jornalistas, que de boa fé queriam ser mensageiros da informação real e mais transparente possível e por isso votados ao desemprego. Nunca mais conseguem arranjar emprego, naquilo em que são bons, passar a informação dos factos reais; para isso serve o INDEX.
Assistimos agora ao escândalo dos Media, três semanas antes de um acto eleitoral. Há quem lhe chame sabotagem, há quem lhe chame Chavização (termo hoje muito utilizado) por parte do Governo, tudo suspeitoso, todos desconfiados e revoltados, quando não passam de jogos de poder entre os Masters dos Media. Atropelam tudo e todos, dissolvem assembleias, "sabotam" eleições, o diabo a quatro que quando dois monstros lutam, levam tudo o que está à frente... até a estabilidade de um Governo ou País. Convém, aliás. Por isso andamos num círculo vicioso há mais de 30 anos...
Em 2004 ficou a lucrar um Partido, em 2009, ficou outro à espera dos "restos" da "prisa", como hiena esfomeada, já repicam os sinos de glória... só visto! Um alarde!
Isto vem acontecendo há vários anos e o País tem vindo a deteriorar-se a olhos vistos. Enquanto impera a instabilidade e a desordem, eles actuam na penumbra...
O escândalo provocado pela TVI, é digno de uma ditadura como a China ou a Venezuela. Ser posta em causa, a seriedade de eleições legislativas, a 3 semanas das eleições, demonstra bem o estado a que tudo chegou. É o vale tudo pelo poder! Diabos me levem... se não é verdade!
Não há País que resista a tanta predação sem ir à ruína.

Foi-me feito um desafio pela Teresa Santos do BlogCrónicasdaTeresa que consiste na atribuição de um cartão vermelho a comportamentos, pessoas ou factos, com os quais não estejamos de acordo, considerados errados ou negativos para os outros e para com a sociedade em geral. A decisão de justificação é facultativa. Ora como bem me conhecem, nunca deixaria, de forma nenhuma, de justificar os cartões atribuídos! Voilá!

Por isso e porque me foi feito este desafio, entrego os 10 cartões vermelhos a:

1 - Donos dos Media
2 - Entidades Reguladoras - As que obedecem ao poder económico
3 - Os Magistrados cooperantes, porque a Justiça deixou de existir em Portugal.
4 - Os políticos cooperantes e incapazes de defender o Direito e a Democracia,
5 - Os médicos cooperantes - através da imposição do medo, como meio de negócio
6 - As farmacêuticas cooperantes - através da imposição do medo como meio de negócio
7 - Os advogados cooperantes - promovem muitas vezes a corrupção, tentam impedir o novo Bastonário, Marinho Pinto, de agir em função da Justiça.
8 - Lobbies económicos de grande peso, como Banca, EDP, GALP, Construção e outros.
9 - Todas as pessoas que tratem os animais como se fossem menos que o humano, sem compaixão.
10 - Todos os Cidadãos que não exerçam os seus deveres de cidadania, colocando os outros, os que exercem, em perigo de deixarem de ter acesso, aos seus Direitos e Liberdades e todos aqueles que se calam por medo ou comodismo.

Nomearei agora, os 5 blogues a ficar com a batata quente na mão! E quem não estiver de acordo que se manifeste!...

A ESCADA DE PENROSE

A NOSSA CANDEIA


ABIRRITANTE

DISPERSAMENTE

SEMPRE JOVENS


SE CONSEGUIRMOS UM DIA TODOS JUNTOS, MUDAR O RUMO DESTE PAÍS, COMEÇANDO POR ELIMINAR ESTA CORRUPÇÃO, AÍ SIM, SERÁ SUSTENTÁVEL!!
Haja coragem.
P.S. caso eu não apareça mais pela blogosfera é porque a censura está em funcionamento... façam figas por mim. Agradecida.
FADA DO BOSQUE

18 comentários:

  1. Subscrevo tudo o que foi dito neste texto. Felizmente que ainda existem espaços livres, feitos por gente livre. Não sei se será por muito tempo. Os donos do reino, deste e de outros, não querem gente que pense com a sua própria cabeça. Na melhor das hipóteses admitem que pensem com a... barriga. Mas a luta continua, tem de continuar. Não. Uma Fada destas é vital para a liberdade. Se a calarem numa esquina, outras haverá onde possa dizer o que pensa. Numa delas está o Alto Hama de portas abertas.

    Orlando Castro

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Fada do Bosque, pela confiança que o testemunho manifesta... preciso de uns dias para seleccionar a atribuição dos cartões vermelhos a que darei seguimento!...

    Um beijinho sorridente :)
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Orlando por todo o seu apoio.
    Sabe que gosto muito do Alto Hama, pela verdade, transparência e simplicidade.

    Obrigada também Ana Paula, pela confiança demonstrada e por aceitar este desafio.

    Um beijo para ambos, sorridente também. :)

    ResponderEliminar
  4. Tudo o que a Fada do Bosque refere é verdadeiro.
    O problema é que em Portugal além de pouca educação e cultura,há pouco espírito crítico e, como tal, a grande maioria das pessoas deixa-se influenciar pelos mass media.
    É bom que este e outros blogues lutem por um Portugal mais crítico e LIVRE ( na verdadeira acepção da palavra).

    ResponderEliminar
  5. Amiga Fada do Bosque,

    Sbscrevo e assino todinhas as palavras aqui escritas, eu não o faria por menos.

    Houvesse muita gente assim e este País estaria de longe muito melhor.

    Bem haja pela coragem, bem haja por ser exactamente como é.
    Tenh muito orgulho em si e em todos os elementos deste Blogue.

    Beijos
    Fernanda Ferreira

    PS.
    Venho do Dispersamente e não entendo nada...aqui não leio nada que fale em censurado.
    Por favor diga-nos algo.

    ResponderEliminar
  6. Fada,
    Apanhas-me de férias no Sul, ou seja, com acesso limitado às tecnologias. Se possível responderei. Senão, para não seres levada da braca, levas tu com os cartões todos!
    Beijinhos,
    R

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Ana pelas suas palavras.

    Querida Fernanda, obrigada também pelas sua palavras e confiança. Não é censura, tive foi de mudar alguns detalhes para não me ver confrontada com a "JUSTIÇA" à portuguesa que gosta e vai-me desculpar a expressão, de malhar em quem diz a verdade. Eu por mim punha os nomes cá fora e depois ía para a cadeia e de nada me adianta fazer barulho lá dentro. Mas acredite que tenho pena de não chamar os bois pelo nome.

    Rui
    Desculpa, não sabia das tuas férias... mas apesar de seres levado da breca, sei que não me dás vermelho nenhum. Malandreco.
    Só te dei o desafio porque és muita bom nestas coisas. ;)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo texto e pela coragem, Fada do bosque.
    Num país onde só se fala no que a comunicação social impinge, e da forma que ela impinge, a democracia fica muito, muito doente. Temos de ter cuidado para a tratar e não deixar morrer.
    E resumindo os cartões vermelhos que enviaste do n.º 1 ao n.º 8, são dados àqueles que usam (e abusam) o poder que detém em seu proveito e em detrimento de outros.
    Clamemos por uma sociedade mais justa e transparente.

    ResponderEliminar
  9. Bem, eu venho aqui deixar bem vincado que apreciei a frontalidade e assumir que fui, de certa forma, o conselheiro jurídico da minha querida amiga FADA.

    Ela já sabe que vou "vermelhar" alguns lá no ABIRRITANTE. É só dar-me um dia ou dois.

    ResponderEliminar
  10. Mana

    Obrigada pelas tuas palavras de ânimo. :)

    Quinn obrigada pelos conselhos. Mas acho que poucos perceberam o post scriptum.. é assim que se escreve?

    ResponderEliminar
  11. Cara Fada do Bosque,

    Admiro a sua intenção
    Eis um D. Quixote de La Mancha a zurzir neles. Parece o ministro que decidiu malhar nos principais adversários do seu partido.
    Mas é preciso malhar em cada adversário por sua vez. Se os unirmos todos contra nós seremos nós os esmagados. A união faz a força. Se queremos vencer com o nosso ideal devemos unirmo-nos contra cada adversário de cada vez. Dividir para reinar, segundo o «deus» de Paulo Rangel, Nicolau Maquiavel.
    A Comunicação está destinada a conduzir o rebanho, humanidade, docilmente e, por isso, é a principal arma do Grupo de Bilderberg, de que o único português membro permanente é Pinto Balsemão, por ser o maior empresário da Comunicação Social do País.
    Cara Amiga, escolha um inimigo de cada vez para lhe apontar todas as setas.

    Um abraço
    João Soares

    ResponderEliminar
  12. Não sei se a receita do João Soares na prática se revela aplicável ... também em Waterloo, Napoleão percebeu isso e assim quis fazer, e depois acabou como acabou.
    No nosso caso, a coisa se calhar só vai mesmo em marchas forçadas e barricados contra o Todo!

    ResponderEliminar
  13. É QUINN

    Não sei porquê, mas acho que tens razão. Têm de se contextualizar os acontecimentos...
    Quanto ao Pinto Balsemão, sei que presidente da European publisher council e o mau da fita, estando neste momento, a apoiar a Manuela Ferreira Leite. Esse é o verdadeiro monstro, mas arranjou quem lhe faça frente, o Vasconcellos da Ongoing.
    Luta de monstros! Vai tudo à frente.

    ResponderEliminar
  14. Oh Fada ! isto é a rasgar.
    Pois bem, para além de concordar com o conteúdo, quer do post, quer da generalidade dos comentários, penso que não nos podemos esquecer da maneira mais simples e mais imediata que temos ao nosso dispor para começar a distribuir cartões vermelhos.
    O voto !
    Povinho Português, toca lá a mostrar cartões vermelhos á bipolarização partidária que nos tem governado desde 1974 para cá.
    Estes já provaram, vezes sem conta, que não são capazes "carago" !
    É preciso o quê mais para começarem a pensar pela vossa cabecinha e começarem a votar nas alternativas ?
    Cum catano pá !

    ResponderEliminar
  15. Agora Eduardo, vamos ter de esperar por 27 de Setembro paraa ver se o povinho, anda bem esclarecido...
    Não me surpreendia nada, que voltasse tudo ao mesmo!

    ResponderEliminar
  16. Olá Fada,

    Cá estou a ver o resultado dos "estragos". Ainda estás desse lado, OK, já não é mau!

    Escusado será dizer que subscrevo tudo o que afirmas e, não desistas, "Guerreira".

    É por estas e por outras que tens um prémio no meu blogue.

    A tua "garra" é, de facto, "viciante".
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Bom post, sem dúvida.
    A pluralidade da comunicação social tem de ser constantemente aferida. De outro modo, a democracia fica em causa.

    Posts como este são uma chapada colectiva do tipo: acordem! estejam atentos! Não acreditem em tudo o que lêem ou vêem à primeira. Cruzem informação, consultem fontes diversas. A informação livre é um bem essencial. Não deve nunca ser menosprezado.

    Cmptos

    ResponderEliminar
  18. Obrigada JRV

    Nem mais! foi mesmo isso que quis dizer.

    Abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.