segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sustentabilidade É Acção - balanço


Faz hoje meio ano que me resolvi a pôr em prática a ideia de um blogue dedicado à sustentabilidade. Por isso, em jeito de balanço, vou relembrar as razões que me levaram a fazê-lo.

PORQUÊ
Porque me vem preocupando já há muito ver esta nossa casa comum, o planeta mais belo que se conhece, a ficar cada vez mais poluído, mais esgotado de recursos. Porque me incomoda ver uma distribuição de riqueza tão injusta por esse mundo fora. Porque vejo cada vez mais refugiados em vários pontos do globo, não só fugidos de guerras e perseguições, como já também dos efeitos de alterações climáticas. Porque a nossa acção excessivamente predatória e consumista está a causar sérios desequilíbrios nos biomas, nos ecossistemas, nos oceanos e mesmo no clima, num efeito bola de neve imparável. Porque produzimos demasiado lixo, mais do que a Terra pode comportar. Porque, apesar de ver muitas pessoas a fazerem um esforço por proteger o ambiente, também vejo muitas pessoas pouco sensibilizadas ou mesmo cegas para tão importante assunto.

PARA QUÊ
Para contribuir para alertar cada vez um maior número de pessoas para necessidade e urgência na protecção da nossa Terra, da natureza, da humanidade.

COM QUEM E A QUEM AGRADEÇO
Nesta aventura, tem sido preciosa a colaboração dos contribuidores "Fada do Bosque", "Ferreira Pinto" e "Cila", através da publicação de mensagens, na medida da sua disponibilidade, e a quem deixo aqui a minha enorme gratitude. E um epecial e redrobado agradecimento à "Fada" quer pela coragem de entrar em temas mais polémicos e dizer as verdades a doer, quer por participar sempre com os seus comentários.
A todos aqueles que se tornaram seguidores do blogue, um sincero agradecimento pela força que nos dão, pois é uma forma visível de darem valor a este trabalho.
Aos amigos que me têm enviado material e temas para colocar aqui, muito obrigada por ajudarem a tornar este blogue mais rico em conteúdos .
Aos blogues amigos agradeço terem na sua página o link para este "Sustentabilidade É Acção".
A todos os que nos visitam, muito obrigada por dedicarem parte do vosso tempo a este tema.
E um agradecimento muito especial aos que deixam aqui o seu comentário, dando assim o seu contributo para que da discussão saia a luz, pois são vocês quem mais dá alento para a continuidade deste blogue.

A RELEMBRAR OU A NÃO PERDER
Ao longo destes seis meses muitos foram os vídeos que aqui foram deixados, em temáticas relacionadas com a sustentabilidade. Mas volto a colocar aqui o primeiro - A HISTÓRIA DAS COISAS - porque me parece o mais importante para a compreensão do tema que aqui tratamos. Sei que 21 minutos desincentivam algumas pessoas, mas, se ainda não viram, atrevam-se, e ficarão com a certeza que de que não foi tempo perdido. E se viram, porque não relembrar?

8 comentários:

  1. Muitos parabens por meio ano de existência! Este é um blog de leitura obrigatoria, para pensar, mas acima de tudo para agir. E isso é o que se quer :-)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Ecila, "bora lá" a agir pela sustentabilidade. :)

    ResponderEliminar
  3. Mana, 20 minutos não desincentivam ninguém. As pessoas começam a ficar mais atentas e preocupadas.
    Não tens de agradecer, o que se faz por gosto e bora lá pra frentex nesta demanda tão importante!

    Beijinho e parabéns pelo teu esforço e interesse.

    ResponderEliminar
  4. Mana Fada
    Muitíssimo obrigada pela a tua ajuda. Sem ela, isto seria bem mais monótono.
    Beijos e parabéns também.

    ResponderEliminar
  5. Meio ano e já em balanço?
    Espero que seja apenas sinal de um abrir de novas etapas ... aliás, nem sequer sei para que foi preciso um balanço quando a qualidade do projecto está à vista de tudo e todos.
    Aqui a Manuela Araújo com o seu jeito de "formiguinha" laboriosa está de parabéns por em tão curto espaço de tempo ter conseguido firmar um projecto já reconhecido por muitos como sendo credor de uma classificação CINCO ESTRELAS!

    ResponderEliminar
  6. Ferreira Pinto
    Este é um balanço sem números... é só para ver se tomamos balanço para mais um semestre.
    Mil obrigadas pela ajuda neste blogue, pois pode-se dizer que és o responsável por me ter metido nesta blogosfera, e mais mil obrigadas por tamanha simpatia nas palavras. Assim, até parece que me estás a dar balanço no baloiço :)
    P'rá frente é o caminho!

    ResponderEliminar
  7. PARABENS pelos 6 meses de existência. Olhe eu vi e vou voltar a ver. De seguida vou tentar enviar para uns amigos do CNE do meu ex-agrupamento 390-Mafamude Gaia, a fim de poder sencibiliza-los para uma possivel actividade que eles possam organizar sobre o ambiente.
    Desejo que continuem com essa força por mais uns bons anos.
    Já agora, conhece o Parque Biológico de Gaia em Avinte?
    anexo um link: http://www.parquebiologico.pt/
    Consulte e convide a mana FADA e vão até lá. Levem uma maquina ou de vídeo para filmar.
    Exelente sitio para passar agora no verão, um dia inteiro. Penso que teo um Sell service.

    ResponderEliminar
  8. Caro Fernando Teixeira
    Muito obrigada pelos parabéns (ainda é só meia vela:::), e por cá passar também.
    Olhe que já há um tempo que ando para visitar o Parque Biológico de Gaia, mas um dia destes vou lá, já faltou mais.
    Um abraço, e volte sempre.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.