segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Hora de Acordar Portugal - faça uma chamada

Hoje é o dia de acordar. Esta semana é a semana para começarmos a agir. Juntando-nos. Fazendo chamadas. Por isso, para além de reencaminhar o último e-mail da Avaaz, vou transcrevê-lo directamente para aqui:

"Caros amigos,
A Hora de Acordar chegou, faça uma ligação para o telefone do seu governo (veja o número neste alerta), encontre um evento perto de você ou simplesmente veja as imagens e experiências deste dia incrível ao redor do mundo:
Veja neste alerta o número de telefone do seu governo ou veja nossa página ao vivo sobre a Hora de Acordar
A Hora de Acordar global já começou! Agora todos nós podemos participar de casa - ligando para os nossos governantes ou acompanhando este extraordinário dia de mobilização pela Internet - além disso, ainda há tempo de participar de um evento próximo de você!

A imprensa relata que as negociações climáticas estão um caos e a cúpula da ONU na terça-feira é a única esperança de ressuscitá-las. Esta segunda, nós vamos inundar a mídia e as linhas telefônicas de governos do mundo todo com chamados para os nossos governantes agirem. Telefonemas estão sendo feitos de mais de 2.300 passeatas, encontros e mobilizações relâmpago em locais públicos pelo planeta. Mesmo de casa ou do trabalho você também pode fazer a sua parte ligando para o seu governo.

Nós incluímos os números de telefone do governo do seu país abaixo, com sugestões sobre o que dizer. No link você encontrará informações sobre os eventos da Hora de Acorda com fotos, vídeos e um blog onde as pessoas estão compartilhando suas experiências do dia. Não deixe de participar -- faça uma ligação de casa ou do trabalho e nos conte como foi neste link, ou se você preferir ainda dá tempo de encontrar um evento perto de você:


Aqui estão os números do seu governo (por favor, comece a ligar a partir de 12:18 de segunda-feira, horário local):
Primeiro-Ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa
(+351) 213 923 500
Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional Francisco Nunes Correira
(+351) 213 232 500
Ministro dos Negócios Estrangeiros H.E. Luís Amado
(+351) 213 946 000
(Para encontrar as informações de contato para um país diferente do qual você está registrado, clique no link acima).

Faça ao menos uma ligação, se estiver ocupado é porque nossa ação está funcionando e estamos congestionando as linhas telefônicas – é importante continuar tentando pois quanto mais ligações mais atenção chamaremos dos nossos governantes!

O que falar ao telefone: diga que está ligando como parte de uma acção internacional chamada Hora de Acordar global; que nós queremos que o [seu chefe de Estado] se comprometa a ir ao encontro sobre o clima em Copenhague em Dezembro e assine um tratado climático global que seja JUSTO, AMBICIOSO e VINCULANTE; por fim peça para ele/a registrar a sua ligação e repassar a sua mensagem para o seu governante.

Depois de fazer a ligação, visite a página da Hora de Acordar no link e o seu depoimento no blogue - você também pode ler como foi a experiência das outras pessoas e ver fotos e vídeos de eventos de todos os cantos do planeta:

Se você quiser participar de um evento da Hora de Acordar em um local público, talvez ainda haja tempo -- clique no link acima e depois no mapa para encontrar um evento perto de você.

Recentemente, nós surpreendemos governos nacionais com inesperadas chuvas de telefonemas. Estas ligações paralisaram funcionários e derrubaram linhas telefônicas -- mas elas não foram ignoradas, as campanhas nos ensinaram que esta é uma ótima estratégia para chamar a atenção de governos. No Brasil, 14 mil telefonemas ajudaram a influenciar o Presidente Lula a vetar pontos perigosos da MP da Amazónia. 3 mil telefonemas persuadiram o partido da Chanceler Alemã a se engajar com grupos climáticos e apenas algumas centenas de ligações chamaram a atenção dos conselheiros do Presidente francês Sarkozy.

Nós temos apenas 78 dias até o encontro final da ONU em Copenhague, onde um novo tratado global poderá definir limites mundiais para as emissões de carbono, parar a catástrofe climática e lançar uma nova economia limpa e verde. Mas isso não acontecerá somente pela boa vontade dos nossos governantes, também depende de cada um de nós.

Vamos mandar uma mensagem que eles não vão esquecer. Use seu telefone agora e compartilhe a sua experiência com outras milhares de pessoas que também estão comprometidas com o clima do planeta.

Com esperança e determinação,

Brett, Paul, Iain, Graziela, Ricken, Alice, Ben, Paula, Pascal, Luis, Benji e toda a equipe Avaaz"



Vejam acima Gordon Brown recebendo uma chamada "Climate Call" (number10.gov.uk). Vamos fazer o mesmo em Portugal, liguem para pelo menos um dos ministros acima indicados.

Está na hora de agir. Não se esqueçam: sustentabilidade é acção!

9 comentários:

  1. Manuela,

    Mesmo já tendo recebido o Selo Amizade Internauta, estou aqui para te dizer que você não poderia ficar fora da minha lista...
    Parabéns pelo Blog!

    Abarços,

    Iliana Rosa

    ResponderEliminar
  2. Amiga Manuela,

    Agradeço a sua visita ao meu Diverse texts and Stories e o seu simpático comentário.

    O que eu faço em nada se compara com a sua acção, mas sempre ajudará a alertar mais consciências, pelo menos assim espero.

    Deste seu faluboso trabalho, já fiz um resumo, levei o link, o vídeo, a foto e já lá estão.

    Beijo
    Fernanda

    ResponderEliminar
  3. Iliana Rosa

    Muito obrigada pelo selo da amizade internauta, pois tem um significado especial - a amizade.
    E ficam aqui também os parabéns para A Fauna do Cerrado e Outros animais, blogue interessantíssimo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Cara Fernanda

    Mais uma vez obrigada pelas gentis palavras. Mas bem sabe que a maior parte deste texto é o e-mail que a Avaaz enviou. Eu pouco mais fiz que desencantar (através do twitter) o filme da chamada do Gordon Brown.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Vamos lá então fazer umas chamadas ...

    ResponderEliminar
  6. Gordon Brown tem demonstrado a sua preocupação, e penso que Obama também: ver ou ouvir notícia de hoje em Radio ONU - "Obama diz que história julgará resposta a mudança climática".

    ResponderEliminar
  7. Como dizia Gandhi, cheio de razão:

    "Temos de nos tornar na mudança que queremos ver".

    ResponderEliminar
  8. Ai balhamedeus! O Gordon Brown, a dar o exemplo?! tá fixe!!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.