segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gordon Brown nada optimista!

Quando estamos a escassas semanas da reunião de Copenhaga, é perturbador saber que Gordon Brown (Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha) considera que o futuro acordo climático global está em grande perigo dada a lentidão com que as conversações se processam.
Os negociadores de cerca de 190 nações têm quatro momentos para encontrarem um consenso: Nova Iorque (22 de Setembro), Pittsburgh (cimeira do G20, a 24 e 25 de Setembro), Banguecoque (28 de Setembro a 9 de Outubro) e Barcelona (2 a 6 de Novembro).
“Este é um momento histórico: o maior teste à cooperação global. Ainda assim, as negociações estão a avançar tão devagar que o acordo está em grande perigo”, considerou Gordon Brown num artigo de opinião publicado hoje pela revista “Newsweek”.
E tudo isto porquê?
Porque, contrariamente ao que tem vindo a ser sucessivamente denunciado aqui, quase todos os estados e os seus governos insistem em olhar para o seu umbigo; depois, porque países como a China, Índia e Brasil acham que chegou a hora de enriquecerem e que se os outros (EUA e Europa) puderam dar cabo de tudo, eles também podem; ainda porque a Leste (Rússia, por exemplo) persiste o laxismo nesse domínio; finalmente, porque em muitos nós ainda mora um troglodita que acha que essas coisas do ambiente são fixes mas que, na primeira curva, deita o papelinho da praxe para o chão, compra um todo-o-terreno e vai para cima das dunas dar cabo de tudo ou então uma bicicleta toda artilhada e mete-se por montes e veredas, passando por cima de flora como se fosse os tapetes lá de casa!

3 comentários:

  1. Pois é Ferreira-Pinto, é como eu digo no "post" abaixo: " A Era da Estupidez", e agora também no "post" acima: TEMOS DE AGIR NÓS TAMBÉM.

    Está na hora de acordarmos e agirmos, para que esta não venha a ser conhecida como a Era da Estupidez!
    Vou fazer uns telefonemas.

    (Nota: Isto hoje foi muito produtivo em "posts")

    ResponderEliminar
  2. Eu defendo que se instale nas escolas, desde o 1º ciclo, o ensinamento da cidadania e do civismo. Se não tivéssemos tal lacuna na educação, não existiriam tantos parolos de TT a destruir e a sujar, todo o nosso meio ambiente.
    Quanto ao Gordon Brown e outros governantes... não tenho a mínima esperança, pois dizem uma coisa, prometem, outra e fazem outra! Nada de admirar, portanto.
    Temos de ser nós a saber comportar-nos como um nórdico, por exemplo. Isso tem de ser ensinado.

    ResponderEliminar
  3. Gordon Brown tem-se demonstrado preocupado, e acho que Obama também: ver notícia de hoje em Radio ONU - "Obama diz que história julgará resposta a mudança climática".
    Acho que Obama viu "The Age Of Stupid!"

    Eu ainda tenho esperança.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.