quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dia de Acção Climática - Apelo à acção

Falta 1 mês para o Dia da Acção Climática, o dia em que vamos demonstrar aos nossos líderes que queremos que em Copenhaga se decidam por um tratado relativo às alterações climáticas JUSTO, AMBICIOSO e VINCULATIVO, e que queremos que seja estabelecida como meta a concentração máxima de 350 ppm CO2 de gases de estufa (ver aqui por quê). Actualmente, essa concentração é superior a 380, mas antes da era industrial era inferior a 280 ppm.

A 350.org já tem 1384 acções registadas em 104 países. Em Portugal estão também previstas acções em algumas cidades e locais. Mas ainda são poucas, temos um mês para organizar eventos visíveis para esse dia: marchas ou caminhadas, concertos, passeios de bicicleta, instalações ou exposições, ou outras ideias. É uma questão de inspiração ou imaginação. E registe estas acções no site 350.org para que elas contem. Ou inscreva-se numa já prevista. Desafiem os responsáveis políticos locais a participar, talvez tenham uma surpresa positiva com a resposta.

Prepare-se para entrar em acção em 24 de Outubro.

Entretanto, vejam o vídeo com o apelo do Presidente das Maldivas, país em grande risco de desaparecer com a subida do nível da água do mar devido ao aquecimento global: as 1192 ilhas que compõem o arquipélago das Maldivas estão a menos de 2,4 m acima do nível do mar, e a maioria do território habitado está apenas a 1 m de altitude. A capital, Malé, onde vivem 100 mil pessoas, está 90 cm acima do nível do mar .



Junte a sua voz à do Presidente das Maldivas aqui.

8 comentários:

  1. Agradecem-se ideias e sugestões para acções no dia 24 de Outubro. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Oi..
    Pensar Eco está te presenteando com mais um selo..blog dorado.
    Entre e pegue...parabéns

    http://pensareco.blogspot.com/2009/09/outro-premioselo-blog-dorado.html

    Abs,
    ERICA SENA/ PENSAR ECO!

    ResponderEliminar
  3. Olá Érica.
    Muito obrigada, ficamos muito honrados e agradecidos com esse prémio, o selo blog dorado.
    Muitos parabéns ao seu blogue "Pensar Eco, É Lógico", que bem o mereceu.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Chego com um dia de atraso ...
    A questão das Maldvias é extremamente preocupante, porquanto não é um caso isolado e porque vai originar um problema novo para o qual não estamos preparados: o dos refugiados ambientais!

    ResponderEliminar
  5. Uma palavra para o vosso blog: EXCELENTE! Uma abordagem informativa e interventiva, apelando à acção. É isso que precisamos!

    Parabéns e continuação de um bom trabalho!

    www.ekonsciencia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Ferreira Pinto

    É mesmo um caso preocupante e urgente. Para além dos refugiados por questões políticas, por questões de miséria e fome, o n.º de refugiados já está a aumentar devido às alterações climáticas. É dramático.
    Já não há forma de escapar, apenas de tentar minorar o grave problema.

    Men-Ho

    Muito obrigada pela visita e sobretudo pelo ânimo que aqui deixou. Seu blogue Econsciência merece mesmo ser visitado, é óptimo, mais que excelente, eu adorei. Volte sempre.

    ResponderEliminar
  7. Temos que juntar a voz ao Presidente das Maldivas e não nos esquecermos, que somos também uma linha vertical, litoral... ajuda e serás ajudado.

    ResponderEliminar
  8. olá!
    Realmente o blog está muito bem estruturado e nota-se a preocupação comum a criadora e visitantes com os problemas do mundo que nos afectam a todos mas que só em alguns consegue provocar acção. Faço parte de um grupo de 12º Ano inscrito num concurso promovido pela EDP (Twist) cujo tema a tratar é a eficiência energética e as alterações climáticas. Foi durante a pesquisa para este trabalho que encontrei este blog e que, se não houver incómodo, irei acrescentar à lista de sites de interesse no nosso próprio blog: gr-school.blogspot.com. Agradecemos visitas ;D E, mais uma vez, parabéns pela consciência =)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.