sábado, 5 de setembro de 2009

Dia da Amazónia

Já que foi instituído por Lula da Silva o dia 5 de Setembro como Dia da Amazónia, esperemos que ele aprenda a respeitá-la e evite a sua destruição.

Visite o excelente "post" de Mab em:

8 comentários:

  1. É preciso continuar a alertar para que se faça a tradução do que significa(por exemplo): a bioeficiência de um metro quadrado de "floresta tropical"..a resposta está também ai...além de que, a salvaguarda da "floresta" na perspectiva da sustentabilidade, deverá sempre preservar a reserva ecológica e agrícola..e tudo o que daí advém...

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela Araújo!

    Sendo a Amazónia a maior floresta da terra, ela não é inesgotável como alguns querem fazer crer como forma de legitimar a destruição que nela vão praticando, e é-o cada vez menos, a cada dia que passa.A ganância e falta de escrúpulos não têm limites; só mão pesada pode pôr-lhe cobro, ou lá iremos, paulatinamente, a caminho do abismo, como planeta!

    Parabéns pelo seu espírito lutador!

    Um abraço

    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos comentários, cara Jeune Dame de Jazz e caro Vítor Chuva.

    Lula da Silva instituiu o dia da Amazónia, mas parece achar bem deixar destruí-la. Será para amenizar as culpas que sente?

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela, bem lembrado este post.
    Parece que o Lula criou o dia da Amazónia, só que, o problema são os outros 364 dias do ano, em que a Amazónia é esquecida e destruida.
    Com um abate de ávrores diário que se cifra actualmente no equivalente a 150 campos de futebol !, fica difícil acreditar que as medidas de protecção ao pulmão da terra estejam a ser adequadas.

    ResponderEliminar
  5. Destruir o grande pulmão da Terra, é destruir todas as formas de vida Nela existentes. Há que ter escrúpulos e tentar impedir tal calamidade imposta pelo humano!

    ResponderEliminar
  6. A 19/01/2009 publiquei uma intervenção de Cristovam Buarque numa Universidade dos E.U.A. quando questionado por um aluno sobre a internacionalização da Amazónia. Quando vi que o blogue estava a ser tão consultado no Brasil sobre esta intervenção, e principalmente pelo próprio Governo Federal, comecei a questionar-me sobre o que é que estava a passar-se e, investigando um pouco mais, deparei com notícias em imensos jornais e revistas onde questionavam Cristovam Buarque se tinha realmente feito aquela intervenção, ao que ele respondeu que sim. Resumindo, como foi uma resposta que deu a um aluno e não uma comunicação previamente elaborada e aprovada pelo governo, ninguém sabia daquelas declarações, que eu achei muito interessantes e por isso publiquei.
    Se alguém tiver interesse em lê-las estão em http://restolhando.blogspot.com/2009/01/cristovam-buarque-sobre.html
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Primeiramente parabéns pelo artigo.
    Não sou ecologista, mas conheço razoavelmente bem o tema Amazônia por meu envolvimento com algumas comunidades dali, especialmente aquelas ligadas ao extrativismo.
    Sou da opinião que muito se fala, sem profundidade sobre os reais problemas da Amazônia, pelo menos a brasileira, já que os limites da Amazônia se estende por outros países da America do Sul.
    Sempre que vejo alguém falar sobre a proteção da floresta ou assuntos correlatos, invariavelmente se esquece de que ali vivem cerca de 20 milhões de pessoas e obviamente todas querem melhorar de vida. Por isso há que se pensar corretamente em assentar estas pessoas dignamente de maneira que a destruição da floresta não seja o único caminho enxergado por elas.
    Veja o artigo que escrevi em http://blog.luizalves.net sobre o assunto.
    Parabéns novamente pelo artigo.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada a todos pela vossa participação. Vou ver os links que indicaram mais logo, mas não esquecerei. A destruição da Amazónia é de facto um dos mais sérios problemas dos nossos dias neste planeta.

    Mas antes de mais, deixem-me que lhes agradeça os parabéns pelo artigo,a quem os deu, mas que os mesmos não são para mim, mas para:

    MAB e o seu excelente blogue
    "O ÚNICO PLANETA QUE TEMOS"

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.