sábado, 8 de agosto de 2009

O sonho….

O sonho, um dos temas preferidos dos poetas, existe enquanto vislumbramos possibilidades de ele se realizar. O sonho vai-se perdendo... não podemos viver com o que sonhamos, mas com a realidade. O sonho é o nosso refúgio… enquanto é possível!
Ontem ouvi um pensamento que, para fim de conversa, costumo subscrever “somos todos humanos, o ser humano é egoísta e ambicioso, não podemos, então, esperar que as sociedades humanas sejam perfeitas e justas porque foram construídas e são governadas por seres humanos”.
Isto não é verdade!
A maioria dos seres humanos é “boa”! Somos, no entanto, genericamente governados pela minoria de seres humanos “má”, são estes que anseiam pelo poder e são estes que têm força interior para lá chegarem… nada têm a perder!
É fácil estruturarem-se democracias padrão, mas também é fácil que estas se tornem fictícias, e é mais fácil lutar contra um poder absolutista do que contra uma democracia de “fachada”.
O “sonho” é vislumbrar uma forma de esta maioria, silenciosa e impotente, poder modificar as sociedades e o seu governo, poder alterar o curso dos acontecimentos, poder exigir honestidade. Votar periodicamente em partidos políticos cheios de vícios, interesses, autênticos ninhos de tudo aquilo que consideramos a vergonha das sociedades é quase nada! É o contra-senso democrático! Grande parte das pessoas não sabe em quem votar, vota pela negativa ou no dito voto útil. Será que não se pode fazer melhor que isto?
Dizem-nos que vivemos em sociedades desenvolvidas, onde as palavras de ordem são liberdade, justiça e solidariedade, assim sendo

tem que existir outro modelo de democracia!

14 comentários:

  1. Grande texto mana, grande pensamento!
    Eu, como sou optimista, embora Mark Twain afirme, que ser-se optimista a partir do 40, é sinal de ignorância... quero lá saber.
    Concordo, quando afirmas que a grande maioria dos humanos, é boa e quem governa o Mundo, são homens sem escrúpulos e disso eu tenho a certeza.Mas há um fenómeno vulgar que eu chamo, contágio do poder. Será que só os maus chegam "lá a cima" porque empurram os bons para baixo, ou há também aqueles, que foram bons no início e o poder corrompeu?
    Poucos foram os humanos na sua História, que abandonaram o poder de livre vontade, para não se tornarem corruptos.
    Quanto ao teu apelo a um novo conceito e modelo de Democracia, estou totalmente de acordo e penso que sou uma gota num Oceano.
    A mudança está para breve, agora, todos temos medo, do que nos espera.
    Neste momento e sem a maioria se aperceber, mas para isso esses homens maus trataram de não informar as massas, muito pelo contrário... Vivemos no clima do medo. O paradigma de fim de Milénio, de Nova Era?
    Poderás se quiseres, responder, mas a sensação que tenho, é que a globalização, com a utilização dos Mass Mídia, foi um embuste para agora ao pé do abismo, nos tirarem debaixo, o tapete!
    Testemunha disso são os milhares de jornalistas, a quem a Honra é palavra de Ordem e estão agora, no desemprego. Os Mídia serviram Hitler, nos seus propósitos e não faltou quem seguisse o exemplo. Só que agora foi mais subreptìcio... foi com muita falsa promessa à mistura.
    Penso que temos de mudar o rumo, mas penso também, que eles estão à espera da tomada dessa consciência, para nos fornecerem todos os meios de guerra e morte.
    É que pensam, que o mundo não tem recursos para sustentar tanto humano e ao mesmo tempo a sua ganância; nisso têm razão!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito dos vossos textos, Cila e Fada do bosque, mas sobretudo gostei da atitude optimista. Eu também sou optimista, e acredito nas pessoas. Também acho que a maioria são boas, o problema é que se deixam agarrar pelos tentáculos de um sistema instalado, e fazem de conta que não vêem que esse sistema está completamente defraudado.

    Um dos maiores problemas que vejo na nossa sociedade é a filosofia da "cunha". Mas infelizmente a maioria das pessoas só consegue alguma coisa através dos "conhecimentos", e assim vão ficando presas na imensa teia. Um "desconhecido" tem imensas dificuldades em arranjar emprego, em resolver os seus problemas nas instituições públicas, etc., etc..
    Já para não falar em corrupção, que é uma palavra que me dá náuseas, e que fica para outra altura.
    Com isto não digo que não haja gente que não se deixe envolver na teia, mas também infelizmente, digo, normalmente pagam cara essa factura, como bem disse a Fada.

    Por isso, uno a minha voz às vossa e digo: é tempo de mudarmos de atitude, é tempo de exigirmos uma sociedade mais justa e mais transparente. É tempo de vermos valorizadas as pessoas que mais trabalham, que mais se empenham, que mais dão à sociedade.

    ResponderEliminar
  3. Tu és o fiel da balança. Em continuação, aquilo que disseste sobre a maldita cunha, está visto que é o pilar onde assenta a nossa democracia...
    Esses como tu bem lhes chamas, desconhecidos, partem para o estrangeiro, muitos fazem carreiras de sucesso, dignas e não o contrário, os outros, os experientes, exigentes, excelentes, porque juntam o saber à experiência vivida, ficam em casa a ver os dias passar e a desesperar, por se sentirem inúteis!
    E todos poderiam ser, uma mais valia para o futuro do país...

    Mas a PUTA da CUNHA!...
    E com ela, viva a ignorância!

    ResponderEliminar
  4. Olá. Cá estou eu, vou tentar à minha maneira tentar sonhar convosco.
    Sonhar! Eu gostava de poder sonhar mas sonhar com quê. - Com a sorte grande! Por acaso fazia jeito pagar as dívidas dos filhotes. Sonhar com uma vida melhor! Por acaso e até ao momento tenho o necessário, para sobreviver. Sonhar com quem e para quem! Não é por acaso, acabei de ver um vídeo sobre uma avó que é única pessoa que trata um neto com 16 anos e tem uma paralisia cerebral. Têm que dar-lhe de comer vestir, lavar, descer as escadas ao colo para a o colocar na cadeira de rodas já na rua, subir no autocarro, descer com ele ao colo, leva-lo ao medico. Gostaria de sonhar que soube-se que a senhora D. Margaritas Rojas, no México conseguisse para o neto de nome Othón Moreno de 16 anos, uma casa térrea. O único sonho que a senhora Margaritas tem é dizer, desabafar: - Se eu morrer quem irá olhar por ele? É muito difícil transportá-lo porque é pesado e com 70 e tal de idade vejam só, o seu sonho é poder desabafar que o seu neto "o amor por ele é imenso".
    Convido-os a consultarem o Youtube e digitem a palavra (Othón Moreno) e vejam o sonho que talvez ainda esteja por realizar. O idioma é Mexicano, pouco difícil.
    Por causa dela e em sua homenagem, vou deixar de sonhar no dinheiro. O que tenho já me chega.

    Saudações fraternas.

    ResponderEliminar
  5. Amiga Manuela,

    Tem um "selinho" no meu mais recente Blogue Na Casa do Rau, para si.
    Bejinho
    Fernanda

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada amiga Fernanda, é uma honra receber um "selinho" seu. Mais logo trato de "distribuir".

    ResponderEliminar
  7. Mas existe outro modlo de democracia, temos é de trabalhar todos por isso. enquanto uns se preocuparem e outros(muitos mais) deixarem andar... é lógico que nada muda. Porque os que têm força de vontade fazem algo-pelo menos por eles mesmos- faltamos nós, os que criticamos, também metermos mãos à obra para depois os que dormem também acordarem...

    ResponderEliminar
  8. É mesmo isso Adoa.
    Agora temos de saber, é como o fazer. Essa é a parte mais difícil...
    Vejo mais mulheres interessadas nisso, do que homens...
    Como poderemos fazê-lo, eis a questão.

    ResponderEliminar
  9. É isso mesmo, Adoa, temos de levantar a voz e dizer, como no outro "post":

    ESTAMOS FARTOS DE FALSA DEMOCRACIA

    e dizer NÃO sempre que nos propôe enveredar por essa falsa ou falta de democracia!

    ResponderEliminar
  10. Não combinei o É ISSO MESMO ADOA com a Fada, mas se cahhar está nos genes :)

    ResponderEliminar
  11. Desculpem os erros...
    Adoa, aqui as colaboradoras Fada do Bosque e Cila são minhas manas, com muito orgulho!

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Nela.
    Há uma possível saída...
    todas as mulheres e só mulheres revoltarem-se contra estas democracias falsas.
    Afinal somos a quadriplicar e eu "gostaria" de ver os exércitos atacarem as suas mães, as suas filhas ou irmãs... Utópico?

    ResponderEliminar
  13. Fada
    - todas as mulheres, está fora de questão, muitas bem gostam destas falsas democracias...
    - e deixar de fora os nossos companheiros de luta só por serem do sexo masculino... não é justo

    ResponderEliminar
  14. Tens razão é do arco da velha...
    Mas vendo homens, atacam logo, nem que sejam minoria.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.