segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O prémio merecido...

Não, não se trata de um prémio, para este blogue. Agora, é a vez do prémio para os que cometem infracções ambientais.

Saíu hoje a Lei 89/2009, que altera a Lei 50/2006 sobre o regime aplicável às infracções ambientais (já aqui tinhamos falado neste assunto). E a principal alteração é a redução do valor das coimas. Mas há também um prémio para os desobedientes: desobedecer à autoridade passou de contra-ordenação grave a leve. E desobedecer segunda vez, passou de muito grave a grave.

Fica aqui um quadro que fiz, para que melhor se compreenda o teor da alteração.

Os senhores poluidores podem respirem de alívio, e estar mais à vontade para poluir o nosso país, pois as multas, se não prescreverem, vão ser mais em conta!

12 comentários:

  1. Olá Manuela. Tudo bem?
    Ao ler o assunto, fico admirado com o que é descrito. Como é possível desagravar estas infracções quando cada vez se polui mais. É notícia que CO2 parece que baixou, pela notícia que ouvi hoje da TV. Eu não noto nada desta alteração. As quatro estações do ano,são diferentes do que era. Parece que já se dão por satisfeitos, com esta baixa.

    ResponderEliminar
  2. Olá caro Fernando Teixeira

    Desagravar coimas sobre infracções ambientais também não entendo muito bem, a não ser por causa dos "lobbies" das grandes empresas poluidoras...
    Até poderiam alguns casos os valores mínimos serem um bocado elevados, pelo menos para as pessoas singulares, mas dar este sinal numa época também de crise ambiental, não me parece muito coerente... a crise económica não pode ser o bode expiatório também para isto.
    Quanto ao CO2 ter diminuído, ainda não me informei devidamente sobre o assunto, mas é natural que isso tenha acontecido. E neste caso, a crise económica influenciou mesmo - produziu-se menos, consumiu-se menos, logo, poluiu-se menos.

    Obrigada por ter passado por aqui.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. De facto, neste país, promove-se a inconsciência do povo, como se a maioria já a tivesse. Não consigo compreender, ou melhor, até consigo, mas não quero. Tudo em nome do sistema económico que faz com que alguns, tenham tanta riqueza, enquanto outros nada têm sequer para comer. É triste este caminho, e somos muito poucos a tentar mudá-lo, mas espero que seja só por enquanto. Apesar de tudo, a esperança será sempre a última a morrer.

    ResponderEliminar
  4. Cara Amiga Manuela.
    A noticia vem hoje mencionada no JN e refere-se à Europa.
    Se conseguir consulte o link abaixo.
    http://jn.sapo.pt/paginainicial/Sociedade/interior.aspx?content_id=1349481

    ResponderEliminar
  5. É inacreditavel !
    E atenção que isto acontece num governo em que o 1º ministro, enquanto foi secretário de estado do ambiente se dizia uma alma preocupada com a poluição e por isso fez o que fez no processo das incineradoras.´
    Aliás ele é mesmo uma pessoa preocupada com o ambiente, que o digam os flamingos de Alcochete que tiveram de bater a asa por causa do Freeport, que foi construido em área protegida !

    ResponderEliminar
  6. Amiga,
    Eu recuso.me a acreditar, será que estão todos cegos??? ou a fazer de todos nós estúpidos???

    Eu já li as notícias do JN que o amigo Fernando teixeira refere...mas diga-me amigo acredita no Pai Natal??? Nós também somos Europeus e depois??? estamos melhor...desde quando???

    Desculpem mas há coisas que me fazem sair o pé do chinelo...
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Confesso que não gostei nada deste sinal que foi dado a quem polui, como que dizendo que não é tão grave assim poluir.

    Mas é grave, é grave poluir. O que é preciso é incentivar as tecnologias não poluentes, não é incentivar as tecnologias e os costumes obsoletos e poluentes.

    Quanto à redução de CO2 na atmosfera, não é essa a leitura que faço das notícias. O que diminuiu foi a quantidade de emissões de CO2 para a atmosfera (na Europa) devido ao decréscimo da actividade industrial. Isto traduz-se é num "menor" aumento da concentração de CO2 do que em anos anteriores, e não numa diminuição, infelizmente.

    Caros Fernando Teixeira, Ana Teresa Simões, Eduardo Miguel Pereira e Fernanda Ferreira, muito obrigada por deixarem aqui o vosso contributo.

    ResponderEliminar
  8. Não acredito que tenha deminuido, eu não vejo. O que vejo é também incendios por todo o lado. Isto também contribui. Esperemosa por dias melhores são os meus votos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Manuela Araújo!

    Caminhar por caminho mais largo é sempre mais fácil para o caminhante; o goveno acaba de fazer isso mesmo em relação a quem polui. Mesmo que os mesmos dêem umas guinadas ainda asim não sairão da estrada e, se ultrapassarem a berma, o tombo será pequeno, não ficarão magoados e poderão continuar, não lhes acontecendo grande mal. É o caminho do facilitismo, só que neste caso a todos nos irá afectar, pela negativa.

    Um abraço.

    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  10. Caro Vítor Chuva
    É como diz, escolher o facilitismo, o caminho mais fácil, não é normalmente o bom caminho para coisa nenhuma. Acaba por ser um caminho muito mais longo para se chegar ao destino (se é que há destino, digo eu).
    Obrigada por passar por aqui.

    ResponderEliminar
  11. Amiga Manuela,

    ainda que com uns dias de atraso, decidi (sei que não se importa), publicar este seu texto com as devidas citações no Sempre Jovens.

    Qualquer dia acertamos as contas...

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Uma vergonha. Nem sei o que diga a algo tão escandaloso. Cá está um pedaco de informação que me irá influenciar nas proximas eleiçoes.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.