sábado, 22 de agosto de 2009

Marcha Mundial pela Paz e pela Não-violência

Faltam 40 dias para começar a Marcha Mundial pela Paz e pela Não-violência, que começa a 2 de Outubro de 2009 e termina a 2 de Janeiro de 2010. Em Portugal a marcha começa a 1 de Novembro em Valença, e a 10 de Novembro em Évora, para chegarem a Lisboa a 12 de Novembro.

Gostaria de um mundo com paz e sem violência? então diga-o, e junte-se a esta marcha.

Mais abaixo, transcrevo parcialmente, o texto da proposta original. Já a seguir, fica um dos filmes da iniciativa.




"A MARCHA MUNDIAL: UMA PROPOSTA HUMANISTA
A Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência foi lançada durante o Simpósio do Centro Mundial de Estudos Humanistas no Parque de Estudo e Reflexão-Punta de Vacas (Argentina), em 15 de Novembro de 2008.
Esta marcha pretende criar consciência face à perigosa situação mundial que estamos a atravessar, marcada pela elevada probabilidade de conflito nuclear, pelo armamentismo e pela violenta ocupação militar de territórios.
É uma proposta de mobilização social sem precedentes, impulsionada pelo Movimento Humanista através de um dos seus organismos: Mundo sem Guerras.
(...)
Não se trata de uma soma de crises particulares, estamos perante o fracasso global de um sistema cuja metodologia de acção é a violência e cujo valor central é o dinheiro.

AS PROPOSTAS DA MARCHA MUNDIAL
Para evitar a catástrofe atómica futura devemos superar a violência hoje, exigindo:
• O desarmamento nuclear a nível mundial,
• A retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados,
• A redução progressiva e proporcional do armamento convencional,
• A assinatura de tratados de não agressão entre países e
• A renúncia dos governos ao uso da guerra como meio de resolução de conflitos.

O urgente é criar consciência a favor da Paz e do desarmamento. Mas também é necessário despertar a consciência da Não-Violência que nos permita rejeitar não só a violência física, como também toda a forma de violência (económica, racial, psicológica, religiosa, sexual, etc.). (...)
A Marcha Mundial é um chamamento a todas as pessoas para unirem esforços e tomarem nas suas mãos a responsabilidade de mudar o nosso mundo, superando a sua violência pessoal, apoiando no seu âmbito mais próximo e até onde chegue a sua influência.

A MARCHA EM ACÇÃO
A Marcha Mundial pela Paz e a Não-violência já está a inspirar diversas iniciativas e actividades que se deverão multiplicar nos próximos meses. Uma delas será a marcha simbólica de uma equipa multicultural que percorrerá os seis continentes. Começará a 2 de Outubro (Dia Internacional da Não Violência) em Wellington (Nova Zelândia) e culminará em 2 de Janeiro de 2010 aos pés do Monte Aconcagua, Punta de Vacas (Argentina).(...)
A verdadeira força desta Marcha brota do acto singelo de quem, por uma questão de consciência, adere a uma causa digna e a partilha com outros."

16 comentários:

  1. Acho que sim, a Paz é como a água que se bebe e necessária mas, haver Paz é difícil, infelismente.Só existe tentativas. Desde os primeiros tempo pelo menos à 21 séculos para trás sempre houve guerras. Até gostava mas, sou pessimista.
    Haja Deus, pelo menos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Fernando Teixeira

    Nós sabemos que a paz é uma utopia, mas participando na Marcha, quando ela passar cá pelas nossas bandas, mostramos ao mundo que afinal há muita gente a querer paz. Quem sabe, se a iniciativa for um sucesso, isto é, se tiver uma adesão em massa, possa ter algum efeito nas consciências dos governantes?

    E nós precisamos acreditar na utopia!

    ResponderEliminar
  3. Amiga Manuela,
    Já aderi e farei todos os possíveis pos me juntar a essa marcha mais do que justa.

    Para a divulgação, vou usr o facebook e falar com o João para publicar noSempre Jovens.

    Beijo
    Fernanda

    ResponderEliminar
  4. Cara Fernanda

    Eu também que conto participar, claro, e espero que haja muita gente nessa marcha.

    Penso que em Portugal estará na primeira quinzena de Novembro, partindo de Valença a 1/11, passando no Porto a 5-6/11, Coimbra a 9/11 e chegada a Lisboa a 12/11.
    Entretanto sai também uma marcha de Évora no dia 10/11 para chegar também a Lisboa a 12/11.

    Quantos mais a marchar, maior o sinal que damos.

    ResponderEliminar
  5. Amiga,
    Tenho um problema qualquer com a minha página no facebook que não elimina e também não fui capaz de colocar o vídeo.
    Se tiver um minuto vá lá e veja se me consegue ajudar.

    Quanto ao seu texto, se possível mande-mo em HTLM, mesmo que eu o reduza à minha maneira para o Sempre Jovens. Ainda, se não souber do texto em Inglês, eu traduzo para o meu Blogue - Diverse Texts and Stories.

    Obrigada,
    beijo
    Fernanda

    ResponderEliminar
  6. Cara Fernanda, o texto não é meu, é o original da ONG Mundo Sem Guerras, e está na página da iniciativa em várias línguas.

    ResponderEliminar
  7. Sei amiga Manuela.

    Já resolvi tudo :)))OBRIGADA!

    Está publicado também no Sempre Jovens, e o amigo João vai passá-lo também para os seus Blogues particulares, Mirante e do Miradouro.

    Beijos
    Fernanda

    ResponderEliminar
  8. Olá Manuela Araújo!

    Fico lisonjeado pelo facto de se ter feito seguidora do meu blog. Do seu já conhecia bastante, em especial através dos destaques dados pela Fernanda a alguns dos seus artigos, nos seus blogs.
    A Fernanda é aguerrida, lutadora, num tempo em que não é fácil nem cómodo sê-lo, o que é louvável.
    E, a partir de agora, irei passar po aqui com regularidade;é um compromiso, e será um prazer.

    Um Abraço.

    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  9. Caro Vítor Chuva
    Muito obrigada por visitar e participar neste espaço, ajudando-o a ser um sítio de diálogo. Seja bem vindo. E tem toda a razão em relação à Fernanda, é incansável.
    E é com todo o gosto que também vou navegando pelo "VITORCHUVA-SHORTSTORIES", embora com alguma dificuldade em alguns termos em inglês (o meu é um bocado básico ou técnico), mas é assim que se aprende.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Digo que no Mundo, só deveria existir a paz, todos os dias...

    ResponderEliminar
  11. Olá sobrinhinha,
    Se estiver por cá, evidentemente que marcharei. Não tenho, até à data, participado mas vou acompanhando, com muito interesse, tudo a que passa no teu "Blog" e é com admiração que constato o quão empenhada estás em tudo o que ao ambiente concerne.

    Com respeito a “Vamos Limpar Portugal”, mais adiante verei se estarei disponível – é que sou, como sabes, uma pessoa muito ocupada! – se for o caso levarei mais gente comigo. De momento o que fiz foi divulgar o convite; enderecei-o, também, à Junta de Freguesia de Joane.

    Com certeza que vai ser necessária a participação de muita gente; é que Portugal, visto deste ponto de vista é muito grande. Fiz uma experiência, só para ter uma ideia do que vai ser a tarefa, comecei a varrer na minha rua há coisa de três semanas e ainda não cheguei à igreja!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá tio bem vindo!
    Fala a outra sobrinhinha...
    Quem o ouvir!...
    Então a igreja não é a dois passos da sua casa?! :)
    Só podia ser o tio brincalhão! ahahahahahaahah Quem sai aos seus não degenera...ahhahhahahah
    Quanto à marcha, marchamos todos juntos, pois tá claro! :))

    Beijinhossssss "Apareça" mais vezes que nós ficamos contentes! :)

    ResponderEliminar
  13. Olá tio "josesalgado"

    Que bom "vê-lo" por estes lados. Ainda bem que gosta deste canto, e que alinha nestas tarefas de limpeza do ambiente, da sociedade, e de Portugal. Marcharemos todos.

    E volte cá mais vezes, contribuindo com ideias e com esse seu inegualável sentido de humor.

    Já agora, quando chegar à igreja de Joane, depois da rua toda bem varrida, avise, que a gente faz festa e abre uma garrafa de champanhe!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Boa Nela! ahahahahhahah
    Essa da garrafa está demais... ahahahahahah
    Consegues bater-me aos pontos! ahahahahhahahahahahaha que riso! :))

    ResponderEliminar
  15. Olá Manuela Araújo!

    Esta é uma adenda ao que anteriormente escrevi, e que, agora percebi, acabei por não duzer o que tinha em mente; meti os pés pelas mãos, como costuma dizer-se. Os elogios eram a si dirigidos, não querendo dizer com isto que retiro o que disse em ralação à Fernanda, igualmente merecedora dos mesmos: A chamada "gaffe" ,sempre embaraçosa, que aqui estou a corrigir...com as minhas desculpas.

    Um abraço.

    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  16. Vítor Chuva, por favor, não tem nada de que pedir desculpa. E muito obrigada pelos elogios que me dirigiu, que certamente ultrapassam largamente a realidade, mas que agradeço sinceramente. Volte sempre.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.