segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Estabelecer o limite de 350 ppm CO2 na atmosfera

Já falámos aqui na iniciativa 350.

Daqui a dois meses, no dia 24 de Outubro irão ocorrer eventos espalhados por todo o mundo com o objectivo de mostrar aos nossos líderes políticos que queremos que, em Dezembro, em Copenhaga, lutem por um tratado sobre as alterações climáticas que estabeleça como objectivo REDUZIR a concentração de CO2 na atmosfera para 350 ppm.

Do site 350.org, este é

"O Plano - 24 de Outubro:

Estamos a apelar às pessoas do mundo inteiro para organizarem uma acção 350 a 24 de Outubro num lugar emblemático da sua comunidade e fazer upload de uma foto do seu evento no site da 350.org. Vamos reunir essas imagens de todo o mundo e, com a vossa ajuda, fazê-las chegar aos media e aos líderes de todos os países do mundo. Num só dia, vamos mostrar ao nosso mundo e aos seus decisores o quanto o nosso movimento é realmente grande, belo e unido. Para vos ajudar a tomar parte no dia internacional de acção climática em 24 de Outubro, nós iremos:
  • Sensibilizar o público para a necessidade de um tratado internacional de clima que chegue aos 350;
  • Unir em coligação centenas de organizações comprometidas com esta visão de um mundo mais sustentável;
  • Pôr-vos em contacto com outras pessoas na vossa comunidade e no mundo inteiro que estão a construir este movimento;
  • Fornecer recursos e ferramentas online que tornam mais fácil organizar um evento destes;
  • Ligar o seu evento de 24 de Outubro com centenas de outras acções em lugares emblemáticos de todo o mundo;
  • E usar este dia de acção para conseguir uma mudança significativa em termos políticos.
350.org é uma campanha open-source: serão as vossas ideias, contributo e energia que farão do dia 24 de Outubro e deste movimento pela mudança um sucesso."




Informe-se mais em 350.org, e veja aqui como inscrever-se para participar nas acções em Lisboa ou Porto. Ou, e que tal começar uma acção na sua localidade?

9 comentários:

  1. Olá, Manuela...
    Gostei do post, quando mais divulgarmos esses eventos, mais o meio ambiente ganha.
    Uma coisa engraçada que reparei é que é sempre a mesma portuguesa que narra. Foi assim no clip do earth condominium, nesse e no da marcha internacional pela paz. hehe
    Sabe quem é ela?

    abs

    ResponderEliminar
  2. Olá Diêgo

    Obrigada por passar por aqui com a sua boa disposição.

    Quanto às narradoras, no caso do Earth Condominium é a excelente apresentadora de televisão, Sílvia Alberto. Nos outros casos, não sei quem são, mas nem são a Sílvia Alberto, nem sequer é a mesma..

    Eu acho que estás a precisar de passar uns tempos em Portugal... deve ser da "nossa" língua... :)

    ResponderEliminar
  3. Pois connosco acontece o mesmo, em relação ao sotaque do Brasil. :)

    ResponderEliminar
  4. Uma excelente iniciativa. Creio, no entanto, que os políticos, como sempre, estarão mais preocupados com outro tipo de agendas mais imediatistas, e a crise internacional será mais um pretexto para adiar medidas significativas. Pode ser que me engane.

    ResponderEliminar
  5. É Rui, tens razão... mas cá para mim, não te vais enganar...

    ResponderEliminar
  6. Rui Herbon e Fada do Bosque, que pessimismo... se calhar com razão!

    Mas, os políticos podiam juntar o útil ao agradável, não? Porque é que não são os primeiros a aderir a estas iniciativas por um mundo melhor? Será que não o querem? Ou será que andam tão ocupados em campanhas que nem conseguem enxergar que participando e promovendo acções a favor do planeta e humanidade também conseguem angariar "votos"?
    Desculpem falar assim, mas a palavra "votos" é a única que consegue fazer com que uma mensagem passe do ouvido exterior ao cérebro da maioria dos políticos, e que me perdoem os outros, porque não são todos assim.

    ResponderEliminar
  7. Blog muito bom!
    Dá uma passada no meu depois..
    http://debatesambientais.blogspot.c
    om/
    Até!

    ResponderEliminar
  8. Tens razão, mana, a palavra voto, é a palavra mágica para essa "gente". Por isso é que eu gosto tanto deles! não haja dúvida...

    ResponderEliminar
  9. O problema é que o aquecimento global (que de antropogenico nao tem nada) está sendo usado politicamente para criar taxas globais absurdas e para destruir as indústrias de países que nao tem energia atomica.

    As pessoas nao conseguem ver que o aquecimento global é justamente uma das frentes na qual usam a tríade hegelica problema->reacao->solucao.

    Eu indicaria ler alguns dos posts que escrevi sobre o assunto:
    http://www.anovaordemmundial.com/search/label/aquecimento%20global

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.