quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dia Mundial da Ajuda Humanitária

Celebra-se hoje pela primeira vez o Dia Mundial da Ajuda Humanitária. Na sequência de uma resolução da Assembleia Geral da ONU de 2008/12/11, foi designado 19 de Agosto como o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, para contribuir para o aumento de consciência pública sobre a assistência humanitária no mundo inteiro e sobre a importância da cooperação internacional, bem como homenagear todos os que se empenharam e dedicaram à ajuda humanitária e especialmente aqueles que perderam as suas vidas ou foram feridos no cumprimento deste objectivo.

A data foi escolhida em memória ao dia do ataque ao escritório das Nações Unidas em Bagdad, em 2003, que matou 22 pessoas, entre elas o chefe da missão da ONU no Iraque, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.



A todos aqueles que se dedicam e dedicaram à nobre causa de ajudar aqueles que mais precisam, renunciando a uma vida de conforto e pondo em risco a sua própria vida, prestamos a nossa sincera homenagem, o nosso agradecimento. São pessoas assim que dão esperança à humanidade.

Bem hajam!

(Ver mais em : UN, Radio ONU, TSF, OCHA, blogue "O Único Planeta que Temos")

10 comentários:

  1. Parabéns amiga Manuela e obrigada por lembrar.
    É realmente fundamental que se faça algo no sentido de alertar para a consciência pública sobre a assistência humanitária no mundo inteiro.

    Beijo
    Fernanda

    ResponderEliminar
  2. Amiga, ainda consegui colocar no meu Blogue, um pequenino texto e o vídeo.
    Pobre mas espero que válido o meu pequeno tributo.

    Beijinhos
    Fernanda Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Obrigada amiga Fernanda. Não podemos esquecer de quem realmente merece ser lembrado.

    ResponderEliminar
  4. Seu blog recebeu o selo "blog viciante". Veja no Fauna do Cerrado a nossa lista e pegue lá o seu!

    Um abraço,

    Iliana

    ResponderEliminar
  5. Quero deixar aqui a minha homenagem, a um incansável "obreiro" da PAZ e a toda a sua equipe, pelo altruísmo, pela sua bondade, humildade, trabalho incansável, ao serviço dos mais desfavorecidos,resiliência, carisma e todas as demais qualidades inerentes, a uma personalidade fora do comum, uma das pessoas, que ainda deixa orgulhoso o nosso país!
    BEM HAJA Drº FERNANDO NOBRE pela sua NOBREZA de coração! BEM HAJA a AMI, por tudo o que tem feito.
    Se há alguém merecedor do NOBEL da PAZ, é o Drª FERNANDO NOBRE o orgulho do nosso País!

    ResponderEliminar
  6. Iliana

    Agradeço muito a honra de a Fauna do Cerrado e Outros Amigos terem atribuído esse selo/prémio aqui ao Sustentabilidade.

    Muito obrigada, irei colocá-lo aqui e distribuí-lo em breve.

    E parabéns também ao interessante blogue Fauna do Cerrado e Outros Amigos.

    ResponderEliminar
  7. Fada do bosque

    De facto, o Dr. Fernando Nobre e a AMI bem merecem esta tua homenagem.

    ResponderEliminar
  8. Ainda Bem que é lembrado estas datas, pois leva a todos, no mundo, pensar na ajuda humanitária a que povos, (africanos, da América-latina e Árabes), os seus direitos "ao direito de viver e ter uma casa" são postos em causa. Só tenho pena que estes actos de apoio, sejam arrumados na gaveta.
    A todos os homens e mulheres, conhecidos e no anonimato, que lutam pelos direitos humanos, eu, agradeço e que continuem a viverem felizes.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Na origem do DIA MUNDIAL DA AÇÃO HUMANITÁRIA está o empenho, nesse sentido, da Sergio Vieira de Mello Foundation. O nosso obrigada `a "Sergio Vieira de Mello Foundation" em nome de todos os Humanitários que se batem no terreno, na ajuda aos outros, pondo em risco a própria vida..

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.