domingo, 19 de julho de 2009

Se não forem eles, sejamos nós a fazer a diferença….

Introduzidos nos anos 70, os sacos de plásticos depressa se tornaram muito populares, especialmente através da sua distribuição gratuita nos supermercados e outras lojas. São também uma das formas mais comuns de acondicionamento dos resíduos domésticos e, através da sua decoração com os símbolos das marcas, constituem uma forma barata de publicidade para as lojas que os distribuem.
Os sacos de plástico não são formas de transporte inócuas para o ambiente pelo elevado número de sacos produzidos e a natureza não biodegradável do plástico com que são produzidos. Além disso, a produção do polietileno faz-se a partir de combustíveis fósseis e acarreta a emissão de gases poluentes.
Calcula-se que cerca de 90% dos sacos de plástico acabam a sua vida em lixeiras/aterros, ou como resíduos ou como contentores de resíduos.
Em Portugal a Quercus concluiu que dos supermercados que distribuem gratuitamente os sacos plásticos, 95% dos clientes saíam a carregar sacos novos e apenas cinco por cento traziam reutilizáveis. Já entre os clientes de supermercados que cobram pelos sacos, a proporção é de 51% e 49%, respectivamente.

O Ministério do Ambiente chegou a sugerir, em 2007, uma taxa de cinco cêntimos sobre cada saco. Mas o Governo recuou e pôs na gaveta uma proposta de decreto-lei que já estava elaborada.

LEVA O TEU SACO REUTILIZÁVEL ÀS COMPRAS….VAIS SENTIR-TE MELHOR!

12 comentários:

  1. Obrigada Cila, pela mensagem que aqui deixaste.
    Espero que continues, o teu contributo, tal como o dos outros colaboradores aqui deste canto, são uma mais valia para o blogue.

    Por mim, já reutilizo sacos para as compras diárias no supermercado ali ao lado. Confesso, que quando vou às grandes superfícies, ainda de lá trago sacos de plástico, mas sempre no menor número possível. Isto porque de facto fazem jeito para colocar o lixo e para separação das embalagens para reciclar. Mas faço um esforço contínuo para diminuir cada vez mais o "consumo" de sacos de plástico.
    Havemos de conseguir minimizar este flagelo.

    ResponderEliminar
  2. Eu quero fazer a diferença.
    Eua doro a Natureza e por isso, tento por muito difícil que seja reutilizar coisas.

    ResponderEliminar
  3. Tomei contacto com os sacos reutilizáveis nas minhas últimas férias em França, num supermercado da cadeia "Champs" numa terreola perdida no Vale do Loire.

    A ideia e o conceito pareceram-me tão interessantes que logo comprei um. Robusto e de dimensões bem generosas, ainda hoje me faz bom proveito.

    A ideia entre nós tem demorado a pegar, mas seria bom que começasse a ser incentivado o uso deste tipo de embalagem.

    ResponderEliminar
  4. Olá,amiga Manuela. Que acha da ideia que tem o Pongo Doce?. eles pelo menos levam dinheiro mas nao fazem a publicidade normal(que eu estou contra), o que fazem é publiciade a bem do ambiente.
    Que seja dado oportunidade de ser dado, vendido, sacas que não prejudiquem. Eu ando sempre com uma saca na minha carteira que serve muitas vezes. Agora, para o lixo, ainda vai uma, com tudo lá dentro, pró contentor respectivo.

    ResponderEliminar
  5. É no Pingo Doce que faço a maioria compras, levando uns sacos grandes que eles há semanas ofereceram.
    É uma boa política, fazer pagar os sacos. O LIDL também o faz.

    E agora caros amigos e colegas "bloguistas", até Agosto. Vou descansar. Mas não deixem de visitar o sítio, pois que os outros colaboradores aqui do blogue também terão muito a dizer.

    ResponderEliminar
  6. Façam como nós, que pedimos caixas de cartão, para meter as acondicionar as compras e meter no carro.
    No Lidl espetamos com tudo directo na mala do carro, dentro de um caixote. Aproveitamos os do Pingo Doce apenas, porque são maiores e resistentes para o lixo!

    Boas Férias, descansa, diverte-te e come bem, a ver se ganhas uns kilogramas aí, para seres forte!

    ResponderEliminar
  7. Olá.Boas férias. Cuidado com as boleias.

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga Manuela...parabéns pelo post amiga Cila.

    O Sempre Jovens já publicou sobre este mesmo tema há algum tempo atrás, foi a amiga Ana Martins e o trabalho era exaustivo, estava muito bem concebido, no entanto, e porque nunca é demais lembrar, vou copiar e levar para o Sempre Jovens este trabalho da Cila, sei que não não se vão incomodar e eu farei todas as referências à origem do post.

    Visitem-nos para verificar e deixem os vossos comentários.
    Obrigada e mais uma vez, boas férias para a amiga Manuela.

    Beijinhos
    Fernanda Ferreira

    ResponderEliminar
  9. Tenho lido tudo o que escreve com grande interesse e atenção.
    Aqui está um blogue útil; excelentes informações; graficamente, bonito.
    Pode crer que não é lisonja nem vim aqui para “escrever por escrever”.
    Se não me faço viva mais frequentemente, não significa que não siga o que vai informando. Simplesmente, é sempre clara e exaustiva sobre todas as facetas do tema que defende; apenas saberia dizer: BRAVÍSSIMA!

    Que este “bravíssima” ecoe, todas as vezes que escreve um post, de acordo?
    Um beijinho
    Alda

    ResponderEliminar
  10. Olá Manuela!

    Encontrei o teu blog e gostei muito do que aqui postas e que é de grande importância para alertar e concientizar a humanidade dos problemas que o Planeta vem enfrentando ao longo dos anos.

    É preciso que cada um de nós faça a nossa parte e que o governo incentive, divulgue e tome providências como punir àqueles que não obedecem e não cumprem as leis que determinam a preservação ambiental.

    Fala-se muito de desenvolvimento Sustentável, mas tem muitas pessoas que ainda não têm conhecimento do que seja, e outros mesmo sabendo não ajudam para que se tenha uma vida boa, sem poluir, sem destruir a narureza e pra isso temos qua conciliar as duas coisas, o progresso, o crecimento científico e tecnólogico com a Ecologia, para que possamos ter uma vida mais saudável sem afetar o planeta e a nossa saúde.

    Faço parte do blog Splish Splash como colaboradora e convido você a visitá-lo. Será um prazer do Armindo que é o administrador e de todos que colaboram.

    O endereço é:

    http://splishsplashblog.blogspot.com/

    Beijos,

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  11. Olá! Eu concordo e tenho o hábito de reutilizar sempre os sacos. Ando sempre com um saco na minha carteira para qualdo preciso de fazer compras de repente. É pena nem todos conseguirem contribuirem, afinal não custa nada! Beijinhos e Boas Férias!:-)

    ResponderEliminar
  12. Reutilizar sacos é uma solução e utilizar sacos ecológicos é ainda melhor porque são mais duradouros.
    Numa tentativa de erradicar com os sacos de plástico ao mínimo resolvi criar os meus próprios sacos ecológicos. Podem vê-los aqui: ecobag-cia.blogspot.com/.
    Não são tão grandes como aqueles que algumas grandes superfícies começam a disponibilizar, o que os torna ideais para transportar aquela meia dúzia de produtos que quase todos os dias temos de ir comprar.

    Saudações ecológicas.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.