quarta-feira, 22 de julho de 2009

Quem encolheu os peixinhos?

Pois é, estamos em Julho, Julho, meus amigos, e isto parece Inverno. Já sei, vão-me dizer que nada de anormal se passa, mas eu não consigo deixar de cismar que ou S. Pedro anda a lavar o logradouro do céu ou o tempo anda maluco!
Para completar o ramalhete topo que, afinal, quem é adepto dos carapaus pequeninos , os famosos “jaquinzinhos”, acho eu, com arroz de ervilhas, corre o sério risco de começar a comer arroz de “tamborilzinho”, “robalozinho” pequenino grelhado, bacalhauzinho em grão de bico …
É que, de acordo com isto, os peixes das águas europeias perderam metade da sua massa corporal no espaço de algumas décadas, por causa do efeito das alterações climáticas!
E qual o problema, dirão os mais cépticos?
Os peixes mais pequenos têm menos crias e constituem presas mais pequenas para os seus predadores, incluindo o homem, colocando assim consequências graves para a cadeia alimentar e para o ecossistema.Ou seja, no limite nem bacalhauzinho, nem sardinhinha, nem nada …

11 comentários:

  1. Ó pá, querem ver que ficamos sem jaquinzinhos ou petingas, seja com arroz de ervinhas, de feijão ou açordinha?

    ResponderEliminar
  2. Ainda vai ser uma limpeza ... qualquer dia, açorda de espinhas de silicone ou coisa do género e é bem bom!

    ResponderEliminar
  3. Eu sabia que isto ia acontecer... está bem à vista.
    Agora, também gostaria que me explicassem o que vai acontecer, quando o tubarão, no topo da cadeia alimentar for extinto. Da forma que lhe dão caça, já pouco há-de faltar...

    ResponderEliminar
  4. É o que pode acontecer quando ninguém liga ao ambieente, ao aquecimento global. Toda a gente pensa que isso só vai acontecer milhares de anos, mas não já está a acontecer agora, o tempo "anda maluco" e os peixes já estão a desaparecer por causa das alterações climáticas e da nossa poluição.

    Resumindo: estamos tramados!

    ResponderEliminar
  5. Miss S tenho que te dar razão... É bom que vocês jovens, tenham um pouco mais de juízo e respeito pela natureza, do que o que as nossas gerações, tiveram. E mesmo assim...

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Ana Isabel, pela sua visita e pelo comentário.
    Cumpre-me tb lhe dizer que o seu Blog continua com matérias bem interessantes e que... "dão bastante que pensar"...!!! E "isso" é muito bom...!!!
    Abração e BOM Fim de Semana.
    Rui
    1lindomenino

    ResponderEliminar
  7. Esqueci-me de dizer, que como sempre, os textos de Ferreira Pinto, estão sempre, sobrecarregados de humor!
    És cá dos meus! és daqueles que acha, que o pessimismo só destrói!
    Mesmo sendo a coisa triste, consegue-se sorrir sempre após a leitura, quando não é rir à gargalhada!... Fossem todos assim e obrigada pelo post!
    É que está demais!

    ResponderEliminar
  8. Ferreira-Pinto, é preciso pôr o "isto" a funcionar, eu não consigo aceder.
    A sustentabilidade na pesca manda que não se pesquem peixes demasiado "pequenos". Agora, começam a não haver "grandes" . Isto é mau sinal...

    ResponderEliminar
  9. Mau sinal?! Do pior

    Ora, ora é dado adquirido que nos estamos a tornar insustentáveis.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.