sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dormir Nu É Ecológico

O livro "Dormir Nu É Ecológico" da canadiana Vanessa Farquharson e editado pela Presença este mês de Julho em Portugal, mostra a saga da jornalista que um dia se lembrou de levar a sério a missão de se tornar ecológica num ano.
Resolveu então criar um blogue (Green as a Thistle) e alimentá-lo dia a dia com as suas aventuras e desventuras ambientalistas, num total de 366 medidas a implementar ao longo de um ano que acabou bissexto (desde 1 de Março de 2007 a 29 de Fevereiro de 2008).
Vanessa aplica desde as acções aparentemente mais insignificantes, como deixar de usar cotonetes ou usar apenas uma chávena e um copo por dia, até chegar a vender o seu automóvel, passando por uma panóplia de privações, como desligar o frigorífico e deixar de usar o secador de cabelo, e alterando radicalmente o tipo de alimentação para alimentos exclusivamente naturais, biológicos e frescos, de preferência locais, comendo carne apenas uma vez por semana, bem como passando a usar todo o tipo de produtos de higiene e de limpeza o mais natural e nas menores quantidades possíveis.

Ao fim e ao cabo, a escritora jornalista demonstra que é de facto possível melhorar o nosso comportamento ambiental, com a consciência de que, se há medidas que não são exequíveis ou nem sequer valem a pena, muitas outra há que facilmente se integram no nosso quotidiano, bastando para tal uma pequena dose de imaginação e de boa vontade.

Um livro muito divertido e bem-humorado, fácil de ler, e onde não faltam ideias (embora algumas muito radicais, outras um pouco loucas) para pormos em prática um modo de vida mais sustentável.

Era bom que em Portugal existissem, assim como em Toronto, bastantes lojas dedicadas a quem pretende uma forma de vida mais saudável, natural e ecológica, tal como "mercearias" em que os produtos são vendidos nas quantidades desejadas para as embalagens que os clientes trazem de casa. À moda antiga, da qual ainda me lembro.

Quem sabe este livro venha dar algumas ideias a quem esteja aí virado para esse negócio. Eu, se tivesse esse tipo de lojas na minha cidade, alinhava.

6 comentários:

  1. Eu tento dormir sempre nu, só que de inverno é um bocadinho dificil.

    ResponderEliminar
  2. Para consumir nas menores quantidades possíveis, vai ser preciso apostar fortemente na reeducação das Massas, o que francamente estou a constatar, é que o contrário é que está a ser divulgado pelos mídia! Desde que começou a crise, parecem ainda mais "acirrados", ou seja, a predação por parte destes e da Banca agravou-se!
    A mentalidade das pessoas é tal, que são capazes de passar fome para que o rebento, possa mostrar na escola, as famosas sapatilhas de marca e o tlm de última geração.
    Isto é, que o português é em geral de mentalidade tacanha!
    Bem vindo o livro e aplaudo a iniciativa.

    ResponderEliminar
  3. Vale a pena ler o livro, útil e divertido. Fada, se quiseres empresto-te, pois há que ser ecológico e poupar árvores :)

    ResponderEliminar
  4. aceito o empréstimo... com todo o gosto. Se além de ser útil é divertido, é cá comigo!... :)

    ResponderEliminar
  5. A Manuela é coerente. Mas se toda a gente fosse como as manas eu morria de fome! :)

    ResponderEliminar
  6. Não é bem assim, Rui, veja bem: eu comprei o livro...
    Embora seja mais sustentável que um lido seja lido por várias pessoas, não queremos que os escritores "morram à fome". Precisamos deles, como eles precisam de nós, leitores!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.