segunda-feira, 18 de maio de 2009

Primeiro são eles, depois seremos nós.

Com música de Vivaldi interpretada por Vanessa Mae, está interessante este composição de "elephantologist" disponível no Youtube desde 2006, feito com videoclips da BBC Motion Gallery e informações extraídas de "Nature Magazine", "National Geographic", "Defenders of Wildlife", e de "World Wildlife Fund".



Focalizado no efeito que o aquecimento global terá na extinção das espécies animais através da eliminação ou alteração radical dos seus habitats, o vídeo finaliza com a futura destruição do planeta terra.

No entanto, não há-de ser o aquecimento global a destruir o nosso planeta, pois antes disso, ele encarregar-se-à de nos destruir. Lembrem-se, a terra é como um organismo vivo, quando doente, reage de modo a destruir o elemento que provocou a doença, de forma a restabelecer o equilíbrio.

7 comentários:

  1. Isso, minha amiga Bastet, é o que ando a querer dizer há muito tempo! quando te digo que somos um vírus maligno, que se apoderou da Terra!
    Não considero essa minha opinião pessimista, mas sim uma realidade iminente. Por isso aquele meu comentário em que digo que os pais deviam consciencializar os próprios filhos a não serem pais também, que é o que faço! Radical?! Sim, talvez!... mas se seguir o conselho que lhe dou...

    Poupa sofrimento a ela própria e ao seu futuro filho! à Terra também

    Ora aqui está uma visão controversa, concerteza. Mas da forma que o ser humano lida com este problema, está a pedir para ser extinto em poucas, décadas ou até anos!

    ResponderEliminar
  2. Sobre esse assunto, Fada do Bosque, aconselho-te a ler o livro "Os Filhos do Homem". Ou a ver o filme (esse, eu não vi).
    Estou preocupada com a extinção das outras espécies, mas não desejo a extinção da nossa.
    Controle de natalidade, sim, mais do que isso não.

    ResponderEliminar
  3. Pode ser que, infelizmente, não tenhamos uma palavra a dizer nesse domínio.
    Bastará para isso que já tenhamos, enquanto espécie, ultrapassado o ponto de não retorno!

    Paralelamente, também pode ser que a evolução tecnológica venha a permitir encontrar formas e fórmulas de preservar uma parte da espécie.

    Quanto ao planeta e demais espécies, a lei da vida também se encarregará de fazer pender os pratos da balança para um dos lados.

    ResponderEliminar
  4. Por mim é como diz! já naõ podemos ditar se é o fim, ou se é apenas o início!!! Esperarei para ver! E lá vou eu com Nietzsche: "Já não se morre de verdades fatais; existem antídotos em demasia!".

    ResponderEliminar
  5. Coloquei este vídeo porque gostei, e porque a música é muito boa. Mas apesar de ser um alerta, sei que está focado em apenas alguns aspectos (extinção das espécies animais dos climas polares) que já correm perigo real e actual. Não aborda o aquecimento global de forma completa, nem aponta soluções.

    Tenho andado há 2 meses a colocar "posts" informativos, para ver se ajudo alguém a ficar mais esclarecido sobre o fenómeno das alterações climáticas, sobre sustentabilidade e sobre a terminologia usualmente empregue.

    Mas em breve incidirei mais sobre as acções a tomar para ajudarmos a minorar os efeitos da "coisa".

    Esperar para ver, não, não posso.

    Caros colaboradores, passe o pleonasmo, espero que colaborem nesse campo, e a tecnologia com certeza está a dar e dará uma ajuda. É só canalizá-la para o sítio certo.

    ResponderEliminar
  6. Concerteza, que esperar para ver, diz respeito, a como vai o Homem, empregar os seus esforços, para minorar o problema real! Quanto ao resto, já estarei concerteza, dentro da nossa Mãe! Pelo menos espero... Pleonasmo outra vez...
    Quanto ao colaborar, não penso de todo ficar de braços cruzados!
    Também deves saber que não tenho muito tempo nem queda para a pesquisa, isso passo para ti. Apoio o teu blogue e tudo faço, o que está ao meu alcance, para não causar danos, nem sequer a uma formiga. Ou seja colaboro no activo!

    ResponderEliminar
  7. E quanto ao filme, fizeste muito bem em colocar no blogue!Além de uma beleza transcendente, está posto á vista o trágico lado dos inocentes!
    Aqules que me dão vontade de chorar...

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.