terça-feira, 19 de maio de 2009

Exige-se mudança de paradigmas... e esta pode gerar lucro

A conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas em Copenhaga a realizar em Dezembro representa a última oportunidade para mudarmos para um modelo económico mais sustentável. O recente estudo Pathways to a Low Carbon Economy da McKinsey mostra que combater as alterações climáticas faz todo o sentido em termos económicos.
Talvez seja uma oportunidade única para iniciar a despoluição do planeta, respeitar as outras espécies e deixarmos para o futuro um mundo mais bonito e saudável.
Em termos relativos quem mais polui: Breathing Earth

8 comentários:

  1. Ainda não conheço esse estudo de Mckinsey, mas vou ler. Haverá tradução para português, para facilitar?

    Quanto ao Breathing Earth, está muito bem feito. Os números por país são apresentados no total.

    A China é um dos países que mais emite CO2, tal como os EUA, mas, ao contrário deste, as suas emissões per capita são relativamente baixas, pelo que apesar de tudo, e porque, apesar de tardiamente terem aderido a Quioto (o que os EUA nunca fizeram), considero portarem-se melhor do que os EUA no que respeita a emissões de CO2.

    ResponderEliminar
  2. Pode ser que se chegarmos á situação de o ecologicamente sustentável ser económicamente vantajoso as coisas começem a caminhar no sentido correcto. No entanto esta será sempre um problema económico e com este modelo económico mundial, há pouco espaço para o "ajir verde".

    ResponderEliminar
  3. A China é dos Países do Mundo que mais polui?! Pois bem, a China polui porque nós consumimos! Vamo-nos deixar de hipocrisias, como diz o Prof. Delgado Domingues. A China está a fazer tudo para desenvolver as energias renováveis, segundo este professor, e dentro de poucos anos, vai ser dos Países mais avançados no campo da sustentabilidade!Eles não estão a dormir! Há que pensar que poluem porque nós queremos ter tudo!

    ResponderEliminar
  4. Victor o mercado de CO2 já está a render milhões, apenas para alguns! Nós é que estamos a pagar isso, com uma crise diabólica, já arranjaram forma de arrecadar mais dinheiro para os seus cofres! Esses, sim esses, que nos estão a enganar!
    Aconselho a ouvir toda a verdade no site maiscedo.tsf.pt entrevista com o professor Delgado Domingues, sobre as alterações climáticas

    ResponderEliminar
  5. Devia ser publicada essa entrevista aqui no blogue, para as pessoas se aperceberem mínimamente, de como os capitalistas estão a manipular os dados científicos e a enganar os cidadãos acerca do aquecimento global!
    Nem de propósito veio agora a Cnina defender-se dizendo que nós ocidentais somos os verdadeiros responsáveis! Estou a acabar de ouvir isso agora na TSF nas notícias económicas

    ResponderEliminar
  6. A entrevista ainda não foi publicada no arquivo de emissões do blogue da TSF, mas penso que é questão de horas, como de costume

    ResponderEliminar
  7. Só encontrei uma publicação anterior, mas dentro do mesmo tema.

    http://www.bcsdportugal.org/files/1591.pdf

    McKinsey é uma consultora.

    Nunca li nada deles, a não ser agora, uma vista em diagonal deste relatório. O que eu queria mesmo era passar a mensagem de que se pode ter uma economia rentável e próspera utilizando alternativas menos poluentes comparativamente às energias fósseis. Há muita gente a investigar e a trabalhar nessas alternativas, mas há o grande "lobbie" do petróleo que lhes faz muita resistência. Acredito, que se houvesse vontade, já seria possível substituir grande parte do consumo de petróleo por outras fontes de energia. Seria necessário para lhe fazer frente que se criasse outro lobbie com igual força ou superior, mas das renováveis (ou outras menos poluentes). Para isso é necessário convencer o "capital" de que uma economia baseada em baixos níveis de carbono é economicamente vantajosa. O mundo só se movimenta quando há criação de riqueza. Falar ao coração das pessoas não tem força.

    ResponderEliminar
  8. Permite que te diga 2 coisas:
    O lobbie do petróleo está com os dias contados. O Médio Oriente está a ficar "seco". Neste momento trava-se uma luta de vida ou de morte, entre vários países, na corrida ás jazidas do mar Cáspio, entre vários países: EUA, China, UE, Cáucaso, Irão, Paquistão, Rússia, Israel etc.
    São sete cães a um osso, como se costuma dizer. Os pipelines são guardados militarmente e a coisa não está para brincadeiras!
    Poucos se apercebem, mas está a nascer aqui uma nova Guerra Fria.
    O petróleo é absolutamente necessário para o armamento e para a guerra! Em pouco mais de dois anos poderão desenrolar-se guerras desastrosas, com grupos terroristas pelo meio, porque realmente, cada um quer açambarcar mais que o outro! Já estão e irão continuar, a investir nas renováveis, porque o que resta, é para defesa de território e combate ao terrorismo! Teria muito mais a dizer, como por exemplo, com a água, está a acontecer o mesmo, mas fico por aqui!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.