domingo, 19 de abril de 2009

Os cépticos do aquecimento global

Não se pode ter um blogue sobre sustentabilidade, onde um dos temas é a luta contra o aquecimento global, sem se falar nos respectivos cépticos.

Os cépticos do aquecimento global e das alterações climáticas, são aqueles que ou não acreditam que existe de facto um aquecimento global do planeta, ou então acreditam que há aquecimento global, mas que o mesmo ou é natural ou será benéfico.

Baseados em estudos científicos menos abrangentes, ou encomendados pelos lobbies das indústrias do petróleo e do consumo, os cépticos estão bem activos, inclusive na blogosfera. Vejam como exemplo os blogues "ecotretas" ou "mitos climáticos", para ficarem com uma ideia de como pensam e como estão activos. E destes podem ver links para vários outros.

Muito procurei blogues portugueses de particulares sobre sustentabilidade ou preocupados com o aquecimento global e alterações climáticas, mas não consegui encontrar. Apenas encontrei os institucionais, ou ligados a partidos políticos de esquerda. Agradeço que quem souber os indique, para aqui deixar o link. No entanto, encontrei muitos brasileiros.

No site brasileiro "ComoTudoFunciona" encontrei um artigo chamado "Os céticos quanto ao clima estão certos?" de Joshua Clark, traduzido por HowStuffWorks Brasil. Lendo, ficará com uma ideia dos argumentos mais utilizados pelos cépticos nestas questões.

Penso que os cépticos do aquecimento global, juntamente com os lobbies das indústrias do petróleo e do consumismo, muito têm contribuído negativamente para o atraso a que a está votada a luta contra o aquecimento global. São poucos, mas mexem-se bem.

Gostei da resposta que Rajandra Pachauri deu ao Expresso, relativamente às teorias dos cépticos: "Acredito que a verdade triunfará no final. Historicamente, quando emergem novos conhecimentos, há sempre pessoas que os contestam, mas isso não significa que as suas opiniões estejam certas".

Eu sei que há o direito do contraditório, e que não existem verdades absolutas, por isso aqui deixei o link dos tais blogues, onde podem obter muita informação sob as opiniões contrárias.



Mas, por causa dessas vozes vamos deixar agravar um dos maiores problemas do nosso planeta até ser tarde demais? Mesmo para quem não sabe ou não entende de que lado está a verdade, valerá o risco? Não são já muitas as evidências? As chuvas desenfreadas, as secas ampliadas, as vagas de calor, os gelos polares derretidos, as espécies dizimadas?

Talvez os cépticos não se importem, porque quando as catástrofes chegam, são quase sempre os países e os povos mais pobres que sofrem primeiro. Os poderosos, os 6% detentores de 60% da riqueza do planeta, que são também os controladores dos lobbies mais fortes, arranjam quase sempre maneira de se safarem.

3 comentários:

  1. Cara amiga

    Não me reconheço como um incrédulo das evidentes transformações do nosso planeta mas também desconfio de algumas “mega ecologias”.
    Como divulgadora desta mensagem acho que já percebeste que aqui também há negócio e se aprofundares um bocadinho verás que muitos dos poluidores estão a agarrar a “coisa” por o outro lado.
    Acho que é necessário arranjar um discurso moderado que convença as elites não descurando a pujança da informação popular.
    Chateia perceber que fenómenos naturais estão a ser sistematicamente atribuídos ao aquecimento global. Parece-me muito perigoso banalizar a questão.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário.

    Pode chatear, mas acho que já há um n.º suficiente de cientistas a afirmarem que o aquecimento global da terra aumenta em muito o risco e a intensidade de catástrofes naturais, como chuvas diluvianas, tufões e furacões, secas.

    Quanto ao aproveitamento do tema pelos poluidores, todos sabemos que assim é. Basta ver a quantidade de empresas do petróleos que "patrocinam" acontecimentos ligados à sustentabilidade e ao aquecimento global. É de facto um bocado irónico, mas deve ser para se redimirem perante a opinião pública.
    Outro exemplo, a moda do biodiesel, é para mim calamitosa - vão muitos passar fome à custa desse combustível: é transformar alimentos directamente em CO2.
    E depois há aquela do "verde" para aqui e para ali, que faz lembrar os alimentos light: é só um engano.

    Por isso, acho que se deve tentar informar e divulgar, vou fazendo o que posso e sei, devagar, mas estou todos os dias a aprender.

    ResponderEliminar
  3. Ótima crítica Bastet.

    Normalmente blogs sobre sustentabilidade tendem a tratar os céticos do clima como pessoas "burras" ou "malucas". Tem muita gente boa que critica o IPCC e o atual "consenso" sobre o aquecimento global. O problema são aquelas pessoas que acham que é tudo uma mentira, usando pseudoargumentos ou até falsos.

    Parabéns pelo blog e pelas palavras. Estarei sempre por aqui.

    Abraços.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.