segunda-feira, 13 de abril de 2009

E se pensássemos a Terra como um imenso Condomínio?

Deixo aqui este tema no ar a que voltarei mais tarde. Fica aqui o vídeo do Youtube em inglês, mas não deixe de consultar o site "Condomínio da Terra", onde o vídeo tem legendas em português, e onde se pode informar mais sobre este assunto.



Deixo também aqui duas das ideias chave desta iniciativa:
  • O Planeta Terra é indivisível, limitado e vivo. Entre o espaço físico da crosta terrestre, a atmosfera, o mar e os seres vivos existem complexas interacções que sustentam a vida. A Terra Viva, explicada pela Teoria de Gaia de James Lovelock, comporta-se como um sistema auto-regulado, constituído por componentes físicas, químicas, biológicas e humanas.
  • Todo e qualquer cidadão do planeta tem direito a uma quota equitativa de uso da Atmosfera, da Hidrosfera e da Biodiversidade. Este é um direito fundamental de cada pessoa, inerente à própria condição humana. A quota individual varia em função do número de cidadãos que em cada momento habitam o planeta.
Concorda? Eu concordo. Está na hora de mudarmos a nossa visão do planeta e a nossa relação com ele. Daqui até Julho, vou falando deste assunto.


3 comentários:

  1. Desculpa lá ajabardar!!!! Mas se fosse como no meu condomínio, com os vizinhos que eu tenho!!! Nem te conto...

    ResponderEliminar
  2. Pois é, mas mesmo com "maus" vizinhos (são inevitáveis), é melhor haver um condomínio, que é regido por leis que os possa "controlar" ou regular, do que cada um fazer o que quer - usufruindo, prejudicando e destruindo as partes comuns - sem que nada lhe aconteça.
    A ideia é que deve haver respeito pelas partes comuns, que são de todos, e que deve haver uma entidade responsável pela sua preservação.

    ResponderEliminar
  3. Ana isabel,

    Pense no que seria se não houvesse condomínio, e tendo vizinhos desses não hovesse ninguen que cuidasse das partes comuns. Mesmo não sendo amigos, dormimos todos debaixo do mesmo tecto. E existe um sistema que garante ele está em condições. pemse nisso!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.