quarta-feira, 22 de abril de 2009

Compostagem doméstica: experimente!

Descobri recentemente que, em minha casa, onde antes o lixo doméstico necessitava de um saco de 10 ou 20 litros, passei a usar um dos vulgares sacos de supermercado.
E tudo isso graças à aquisição de um compostor.

Custou quase 39,00€ mas, sem que saiba ainda quais os resultados que dali sairão, valeu a pena pela diminuição dos resíduos enviados para a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (ETRSU).
Lá por casa agora é assim: tudo o que seja resíduo orgânico é separado e vai para o compostor.

Como já há muito mandamos o vidro para o vidrão, o papel para o papelão e o plástico para o … hum … “plasticão”, reciclagem não é palavra vã.
Se quiser saber quase tudo sobre compostagem doméstica, não me pergunte … vá antes AQUI

4 comentários:

  1. nice blog! interesting! http://djtbiz27.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. É uma excelente ideia para quem vive em zonas rurais, ou para quem tenha um jardim.
    Mas atenção, nem todos os resíduos orgânicos podem ir para o compostor. Só resíduos vegetais, nada de restos de carne ou peixe.

    Podem ver também esta página: http://www.amigosdomindelo.pt/compostagem/compostagem.htm

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Seu blog é muito interessante!
    Também tenho um blog sobre a sustentabilidade.

    http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/Se vc gostar participa lá também. Se vc tiver interesse em parceria me avisa viu!

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Bem gostava eu, que uma pessoa influente na autarquia, estivesse a ler isto, e fosse de ideias de vanguarda, e bulisse e chateasse, etc. Mas é mesmo muito pouco provável!...
    Bem, mas seria de todo impossível, agora em época de eleições, alguém propor ao vereador do ambiente um depósito, compostor comum, para resíduos vegetais na cidade? Seria?! é que ouvi falar duma autarquia que resolveu inovar, já não me lembro sobre o quê, mas relacionado com o ambiente, algo pouco provável, ( se me lembrar venho dizer), e saiu nesse dia, em todos os noticiários da TSF. Ou seja, de meia em meia hora!
    Nos EUA faz-se isso.
    Dá emprego, adubam-se as terras sem químicos, os agricultores podiam, ou deviam comprar o produto mais barato e todos beneficiaríamos com isso!

    Bem sei que inventar compostores, industriais herméticamente fechados,devido á fermentação é um desafio, mas há sempre bons inventores neste País!
    Não há, é que lhes dar que fazer e lá vão eles para outros Países!
    Depois era só fazer campanha de sensibilização! Penso que o povo começa agora a aderir em massa.
    Afinal a nossa câmara até tem um abrigo para animais, com pessoal activo e um Veterinário excelente!

    E QUERER É PODER

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.