domingo, 26 de abril de 2009

Bugas, B-cycles, ... - o "byke-sharing"


As "BUGAs", Bicicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro, começaram a circular nesta cidade já no ano 2000.

Para pequenas distâncias, as vantagens são inúmeras: o custo é nulo, evitam-se engarrafamentos de trânsito, não se polui o ambiente, não se espera pelo transporte público colectivo, pois ele está ali mesmo, faz-se exercício físico, etc..

É claro que tem alguns contras, como ser pouco apetecível em dias de chuva, não dar para transportar grandes compras, ...

Mas em cidades relativamente planas ou de pouco declive, as bicicletas de utilização pública são um óptimo meio de transporte, que ajuda a desengarrafar o trânsito, a tornar o ar mais limpo e a manter a linha.
No entanto, é preciso criar condições para a sua circulação: ciclovias ou circuitos apropriados, de modo a que não haja conflito ou perigo entre quem circula a pé, em bicicleta ou em automóvel.

Tendo sido Amesterdão a cidade pioneira, o sistema de "byke-sharing", bicicletas públicas ou de utilização gratuita está cada vez mais a ser adoptado por diversas cidades de todo o mundo, permitindo uma redução da pegada de carbono.
Nos Estados Unido, uma empresa comercializa a B-cycle, e está a tentar implementá-la em várias cidades. Mas muitas cidades americanas já aderiram a sistemas próprios.

Espreitem os blogues: "Pedalar.org - BUGA Aveiro", "The Byke-sharing Blog".

3 comentários:

  1. Achei muito pertinente este assunto, é mesmo o que falta em Famalicão (Bugas) ou com outro nome qualquer...

    ResponderEliminar
  2. Olá!É um assunto muito pertinente e interessante. Era uma ideia brilhante termos essme meio de transporte em Famalicão. A primeira vez que vi foi em Barcelona e, além de prático,achei lindíssimo, juntando a todas as vantagens que traz. Também notei que em termos de trânsito, a circulação de bicicletas merece o mesmo respeito que os outros meios de transporte. Tenho que reconhecer que Barcelona é outro mundo. É uma cidade completamente virada para as pessoas, e os habitantes vivem a cidade, disfrutam dela e respeitam-na. Seria uma maravilha termos mais cidades assim. Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Pois, de facto seria uma excelente ideia não fosse dar-se o caso de nesta região aventurar-se de bicicleta pelas artérias locais ser uma aventura quase ... suicidária!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.