terça-feira, 24 de março de 2009

Qual a sua pegada ecológica?

A Pegada Ecológica é uma forma de calcular o impacte humano na Terra. Este conceito, desenvolvido por Mathis Wackernagel e William Rees, autores do livro "Our Ecological Footprint - Reducing Human Impact on the Earth", 1996, exprime a área da superfície terrestre produtiva necessária (solo e água) para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos gerados por um indivíduo, uma comunidade, um país, ou mesmo para a população mundial.

Portugal tem uma pegada ecológica média de 4.4 hectares por pessoa, Face à área produtiva da terra, isto significa que, se todos os habitantes da terra consumissem como os portugueses, seriam necessários 2 planetas para manter a população.

Estime a sua pegada ecológica em hectares no site da WWF, e veja quantos planetas Terra seriam precisos se todos tivessem hábitos iguais aos seus.

E tente reduzi-la!

1 comentário:

  1. Hum ... desconfio que a minha é capaz de ainda ser um bocadito grande :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.