segunda-feira, 30 de março de 2009

EUA e China perante a luta contra as alterações climáticas

Mais de 2 mil representantes de governos, organizações ambientais, indústria e instituições de pesquisa estão reunidos em Bona, na Alemanha, para debater os novos termos do Protocolo de Quioto.
A primeira fase de cumprimentos do tratado, que prevê a redução de emissões de gases poluentes, expira em 2012.
A comunidade internacional precisa agora negociar os termos de uma nova fase para dar continuidade ao combate do efeito estufa.
O encontro, em Bona, é o primeiro de uma série de negociações que deverão ser concluídas em Dezembro, durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas, que decorrerá em Copenhaga, na Dinamarca.
(Fonte: Rádio ONU)

Segundo a notícia de ontem no Público, "os Estados Unidos estão disponíveis para assinar um acordo sobre o clima até ao fim do ano, disse o enviado especial norte-americano para as alterações climáticas, Todd Stern, à chegada a Bona para participar na primeira de várias reuniões sobre o tema sob a égide das Nações Unidas".

No entanto, parece que não se vão comprometer sem que outros países, como a China, o façam.
Pode ser que esta atitude seja positiva e arraste a China a também assumir compromissos sérios na luta contra o aquecimento global.

Pelo menos, já houve reacção da China, também segundo o Público de hoje, "o Governo chinês saudou as recentes promessas norte-americanas de mais acção para combater as alterações climáticas e garantiu que vai fazer a sua parte".

Estas foram declarações proferidas nas reuniões em Bona, pelos representantes dos dois países que mais contribuem para as emissões de CO2 para a atmosfera.

Haja esperança que cumpram e ultrapassem as suas promessas.

1 comentário:

  1. A China antes dos Jogos Olímpicos também prometeu qualquer coisa à comunidade internacional ... hum, deixa cá ver, era o quê? ah, já sei ... dialogar com o Dalai Lama!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.